Resultado da precarização e informalização das relações de trabalho, a Uberização é um fenômeno marcado pelo capitalismo de plataforma difundido no século XXI.
As fake news, ou notícias falsas, são um problema contemporâneo enfrentado, principalmente, no campo da política e do manejo das redes sociais.
O lugar de fala é um conceito que tem como objetivo criar uma consciência maior a respeito das desigualdades sociais e como elas afetam as experiências de quem fala. Saiba mais sobre esse assunto.
O multiculturalismo pode ser lido como uma resposta às ideias assimilacionistas de cultura na segunda metade do século XX
A apropriação cultural ocorre quando grupos dominantes fazem uso de elementos culturais de outros povos. Acompanhe a explicação sobre o assunto.
Casa-grande e senzala é uma importante obra de autoria de Gilberto Freyre, mas teve impactos negativos ao disseminar o mito da democracia racial no Brasil.
Compreender o racismo como estrutural ajuda a enxergar de que formas a violência racial está enraizada nas sociedades modernas.
O poder legislativo é, junto com o executivo e o judiciário, uma parte importante do sistema político brasileiro e está fundamentado na filosofia da divisão dos poderes.
A gentrificação faz parte de um processo maior de manutenção de desigualdades sociais, mostrando como as cidades são segregadas por classe.
A geração Z diz respeito a um grupo recente de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. O grupo é muito ligado ao surgimento da internet, considerados "nativos digitais".
O controle social, geralmente, impõe ordem e submissão. Para isso, a sociedade conta com diversos mecanismos. Saiba mais!
A tirania é uma forma de governo, em que o líder tirânico assume e mantem o poder por vias ilegítimas. Será que a tirania sempre se manifestou de forma imutável? Entenda neste post!