1. Tipos de mistura
Mistura é a associação de dois ou mais componentes diferentes. Uma grande parte dos elementos encontrados na natureza não são puros, se constituem como misturas com mais de um tipo de elemento. As misturas podem ser classificadas de acordo com os aspectos visuais que apresentam, que podem ter fases distintas ou não.
Publicidade
Sistemas monofásicos são aqueles que apresentam uma única fase, exemplo de água misturada com álcool, ao observarmos a mistura, não conseguimos distinguir um elemento de outro, são chamadas de misturas homogêneas. Sistemas com múltiplas fases são os que apresentam aspecto distinguível, ou seja, podemos diferencias os elementos contidos no meio, a exemplo de uma pedra de granito, onde é possível ver diferentes minerais que constituem o material, para este tipo de sistema é dado o nome de mistura heterogênea.
Podemos apresentar as técnicas de separação de mistura da seguinte forma:
2. Mistura homogênea
Destilação simples
Método usado para sistemas que consistem em líquido e sólido, baseado na diferença do ponto de ebulição. Sabemos que os líquidos possuem ponto de ebulição menor que os sólidos, logo, numa destilação simples faz-se o uso de uma aparelhagem específica que aquece a mistura, o líquido atinge sua temperatura de ebulição específica e se torna gasoso, adentrando num tubo de condensação onde se torna líquido novamente para ser posteriormente recolhido. Neste processo temos a recuperação do líquido ao final.
Evaporação
Processo parecido com a destilação simples, neste caso o líquido não é recuperado ao final, é deixado evaporar separando o sólido. Muito usado na produção de sal em salinas.
Destilação fracionada
Processo similar ao da destilação, tendo como diferente a mistura entre dois líquidos, com aparelhagem específica e controle de temperatura. A ordem de destilação segue a volatilidade de cada líquido, o mais volátil é destilado primeiro. Ao final, os líquidos separados são recuperados, pois se usa o sistema de condensação.
Liquefação fracionada
Técnica usada para separar gases, baseada no ponto de condensação dos gases contidos na mistura, onde, com o controle da temperatura, cada gás de liquefaz separadamente, em temperaturas distintas.
Publicidade
3. Mistura heterogênea
Decantação
Técnica baseada na diferença de densidade entre um sólido e um líquido. Num processo de decantação, sólido e líquido estão misturados, deixa-se ambos em repouso até que o sólido se aglomera por ser mais denso e se deposita ao fundo do recipiente.
Filtração
Processo baseado no uso de filtros, constituído por uma superfície porosa de tamanhos variados (denominados mesh) que retém a fase sólida enquanto o líquido é escoado para outro recipiente. Quando se prepara café usa-se a filtração para separar o pó do líquido que dá característica à bebida.
Catação
Separação manual dos sólidos com tamanhos e aspectos diferentes. Um exemplo é a separação do feijão que é julgado ruim para cozimento que é retirado dos bons.
Publicidade
Levigação
Usada para separar sólidos misturados que contenha densidades diferentes, usa-se uma corrente de água que arrasta o componente menos denso.
Ventilação
Baseada no mesmo princípio da levigação (diferença de densidade dos sólidos) no qual o menos denso é arrastado por uma corrente de ar.
Separação magnética
Técnica dependente de propriedades magnéticas presentes nos componentes. É usado um imã que atrai determinado elemento enquanto outro não. Um exemplo de seu uso é a separação de enxofre com limalha de ferro.
Flotação
Separação de sólidos com densidades diferentes usando um líquido com densidade intermediária entre os dois sólidos. Um exemplo é a mistura areia, serragem e água, que com o passar do tempo, a areia fica no fundo e a serragem na superfície, devido à densidade relativa entre os três componentes do sistema.
Referências
LENZI, E., FAVERO, L. O. B., TANAKA, A. S., Química Geral Experimental. Freitas Barros: Rio de Janeiro. 1ed. 2004.
Por Douglas Benício
Graduado em Química - Licenciatura (UEM)
Benício, Douglas. Técnicas de separação de misturas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/tecnicas-de-separacao-de-misturas. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. [FUVEST/2009] A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é:
a) Filtrar e destilar.
b) Destilar e filtrar.
c) Decantar e filtrar.
d) Filtrar e decantar.
e) Destilar e decantar.
2. [UFES/2011] Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente:
a) Decantação e filtração.
b) Decantação e destilação fracionada.
c) Filtração e destilação fracionada.
d) Filtração e decantação.
e) Destilação fracionada e decantação.
1. [A]
Temos três componentes na mistura: água, sal e areia. O sistema água + sal é homogêneo, enquanto o sistema água + areia é heterogêneo. Devemos seguir uma ordem de operação para efetiva separação, logo é preciso primeiro filtrar para reter as partículas de areia, passando pelos poros do filtro a solução de água e sal que, em seguida, deve ser destilada onde se recupera a água livre do sal.
2. [A]
Neste caso temos um sistema composto de petróleo + água salgada + sólidos. Pensando num processo como fizemos na questão 1, sabemos que o petróleo é mais denso que a água salgada, sendo portanto, conveniente usar a decantação para haver separação dos dois líquidos. Em seguida, haverá o petróleo + sólidos, um sistema heterogêneo, sendo assim possível o uso de filtração para retenção dos sólidos citados.