Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base. É uma reação inorgânica que tem como produtos um sal e a água. São reações utilizadas para correção de pH de efluentes industriais para serem descartados corretamente. Além disso, é o modo de ação de antiácidos estomacais. A seguir, saiba mais sobre esse tipo de ração.
Publicidade
O que é reação de neutralização
Ácidos, pela definição de Arrhenius, é toda espécie que se dissocia em solução, liberando íons H+. Por outro lado, as bases são as espécies que se dissociam liberando íons OH–. Esses íons se juntam e formam água. Os dois contra-íons dos reagentes também se juntam, formando um sal. Assim é caraterizada uma reação de neutralização. De modo genérico:
Relacionadas
HA + BOH → H2O + AB
Em que HA é o ácido, BOH é a base e AB é o sal formado. É um processo presente em diferentes casos cotidianos, como, por exemplo, no combate à azia. Quando o antiácido, constituído de algum composto básico como o bicarbonato de sódio, chega no estômago, reage com o ácido estomacal, neutralizando e eliminando o desconforto e azia. Essa reação de neutralização pode ser parcial ou total, veja a seguir as características de cada uma.
Neutralização parcial
A reação de neutralização parcial ocorre quando número total de íons H+ difere do número total de OH–. Quando houver a presença de hidrogênio na fórmula molecular (também chamado de hidrogenossal) ou quando o reagente ácido tiver mais hidrogênio que a quantidade de hidroxila da base, será formado um sal de caráter ácido. Já quando houver mais OH– nos reagentes e, consequentemente, a presença de OH na fórmula molecular do hidroxissal, formará um sal de caráter básico.
- HCl + Ca(OH)2 → Ca(OH)Cl + H2O: como há somente um H+ no ácido clorídrico, uma das hidroxilas do hidróxido de cálcio não é neutralizada, formando o sal básico hidroxi-cloreto de cálcio.
- Mg(OH)2 + HCl → Mg(OH)Cl + H2O: ocorre a formação do sal básico hidroxi-cloreto de magnésio, visto que uma das hidroxilas do hidróxido de magnésio não foi neutralizada.
- H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O: um dos H+ do ácido fosfórico reage com a única hidroxila da base, formando um sal de caráter ácido, o fosfato monossódico (hidrogenossal).
- NaOH + H2CO3 → NaHCO3 + H2O: semelhante ao anterior, um dos H+ não é neutralizado, portanto o produto conta com a formação de um sal ácido, o bicarbonato de sódio.
Nesses casos, os sais formados, por terem caráter ácido ou básico, alteram o pH de uma solução aquosa. Por exemplo, o bicarbonato de sódio, quando dissolvido em água, diminui o pH da solução, deixando-a ácida. O oposto acontece com o hidroxi-cloreto de magnésio, que eleva o pH da solução por ser um sal básico.
Publicidade
Neutralização total
Uma neutralização total ocorre quando a proporção de H+ e OH– é de 1:1, ou seja, é igual. Dessa forma, toda hidroxila será neutralizada por todo íon hidrogênio presente em solução. Nesses casos, o sal formado é um sal neutro, por isso não altera o pH da solução, se dissolvidos em água.
- HCl + NaOH → NaCl + H2O: cada um dos reagentes liberam, respectivamente, uma unidade de H+ e OH–, por isso, o cloreto de sódio formado depois da neutralização é um sal neutro.
- KOH + HNO3 → KNO3 + H2O: quando o ácido nítrico reage com o hidróxido de potássio, forma o sal nitrato de potássio, além da água, caracterizando uma reação total de neutralização.
- 2 NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2 H2O: o ácido sulfúrico é um ácido forte, portanto libera 2 mol de H+ em solução, ou seja, se dissocia completamente. Sendo assim, é necessário 2 mol de base para que uma neutralização total e o sal formado seja neutro (sulfato de sódio).
- Zn(OH)2 + 2 HCN → Zn(CN)2 + 2 H2O: semelhante ao anterior, dessa vez é a base que libera 2 mol da espécie química formadora da água (OH–), sendo necessário 2 mol de ácido para reação total.
As reações de neutralização total são utilizadas em laboratórios químicos em testes chamados de “titulação”, que faz a determinação da concentração total de um ácido ou base, partindo da reação da substância em questão, com seu oposto. Para a determinação da concentração de um ácido, utiliza-se uma base e vice-versa.
Vídeos sobre a reação de neutralização
Agora que o conteúdo já foi apresentado, confira os vídeos abaixo para assimilar melhor o tema estudado:
Publicidade
Passo a passo para representar uma neutralização
Uma reação de neutralização também pode ser chamada de salificação, visto que, quando a base reage com o ácido, um dos produtos formados é um sal iônico. Aprenda o passo a passo para realizar essa reação de dupla-troca entre os íons dos compostos ácidos e básicos de uma reação de neutralização.
Como escrever uma reação de neutralização total ou parcial
A neutralização pode ser total ou parcial. Quando o número de H+ for igual ao número de OH– na reação, ela é tida como total. Por outro lado, se os números diferirem e houver a formação de um hidrogenossal ou um hidroxissal, a reação é tida como parcial. Veja como diferenciar visualmente essas duas categorias de reação de neutralização.
Experiência de neutralização de soluções
No vídeo é possível observar uma reação de neutralização acontecendo. Para isso, o experimento utiliza um indicador ácido-base, como a fenolftaleína. Esse composto tem coloração rosa quando em meio básico. Já em meio ácido, ele passa a ser incolor. Portanto, aperte o play para observar a mudança do meio reacional.
Em síntese, as reações de neutralização ocorrem ao misturar um ácido com uma base e são úteis em laboratórios químicos, no tratamento de efluentes e até mesmo para eliminar mal-estar causado pela azia. Não pare de estudar por aqui, saiba mais sobre outro tipo de reação, as reações orgânicas.
Referências
Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente (2005) – Peter Atkins e Loretta Jones
Química: a ciência central (1999) – Theodore L. Brown, Eugene H. LeMay, Bruce E. Bursten e Julia R. Burdge
Fundamentos de Química Analítica (1963) – Douglas A. Skoog, Donald M. West, F. James Holler e Stanley R. Crouch
Química Analítica (1971) – Gary D. Christian
Por Lucas Makoto Tanaka dos Santos
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrando em Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, metabolômica e espectrometria de massas no Laboratório de Biomoléculas e Espectrometria de Massas (LaBioMass), na mesma universidade.
Tanaka dos Santos, Lucas Makoto. Reação de neutralização. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/reacao-de-neutralizacao. Acesso em: 02 de December de 2024.
1. [UNISINOS-RS]
Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia, que irá reagir com esse ácido.
A equação que representa a reação é:
a) Mg(OH)2 + 2 HClO → Mg(ClO)2 + 2 H2O.
b) Mg(OH)2 + 2 HCl → MgCl2 + 2 H2O.
c) Mg(OH)2+ 2 HClO3 → Mg(ClO3)2 + 2 H2O.
d) Mn(OH)2+ 2 HClO2 → Mn(ClO2)2 + 2 H2O.
e) Mn(OH)2+ 2 HCl → MnCl2 + 2 H2O.
O leite de magnésia é constituído de hidróxido de magnésio, ou seja, Mg(OH)2. Quando ele reage com o HCl do estômago, forma cloreto de magnésio e água, neutralizando o ambiente estomacal. Por isso, a alternativa correta é a letra b) Mg(OH)2 + 2 HCl → MgCl2 + 2 H2O.
2. [UNIRIO]
Os sais são produtos também obtidos pela reação de neutralização total ou parcial dos hidrogênios ionizáveis dos ácidos com as bases ou hidróxidos, segundo a reação genérica:
ácido + base → sal + H2O
Com base nessa afirmação, determine o único ácido que não apresenta todos os seus produtos possíveis e relacionados:
a) clorídrico — só produz o sal neutro cloreto.
b) nítrico — só produz o sal neutro nitrato.
c) fosfórico — só produz o sal neutro fosfato.
d) sulfídrico — pode produzir tanto o sal neutro sulfeto como o sal ácido, sulfeto ácido ou hidrogenossulfeto.
e) sulfúrico — pode produzir tanto o sal neutro sulfato como o sal ácido, sulfato ácido ou hidrogenossulfato.
O ácido clorídrico (HCl) possui somente um H ionizável, portanto, ao reagir com uma base, só forma um sal neutro.
O mesmo ocorre com o ácido nítrico (HNO3).
Os ácidos fosfórico (H3PO4), sulfídrico (H2S) e sulfúrico (H2SO4) possuem mais de um H ionizavel (3, 2 e 2 respectivamente). Sendo assim, eles podem reagir de forma total ou parcial.
Quando o ácido sulfídrico reage totalmente, forma o sal sulfeto (neutro). Se reage parcialmente, pode formar o sal ácido de sulfeto.
O ácido sulfúrico também, pode formar o sal neutro sulfato, ou o sal ácido de sulfato.
Isso ocorre com o ácido fosfórico também, podendo formar, além de um sal neutro, outros sais, sendo que um deles é ácido e outro é básico. Isso ocorre porque ele tem 3 H ionizáveis. Sendo assim a alternativa incorreta é a letra c) fosfórico — só produz o sal neutro fosfato.