Os óxidos são estudados na química orgânica, junto com os ácidos, as bases e os sais. Trata-se de substâncias compostas por apenas dois elementos químicos, ou seja, são compostos binários, onde o elemento mais eletronegativo que está presente sempre será o oxigênio. Normalmente estes são encontrados na forma gasosa e constantemente estão presentes no dia a dia. Podemos citar como exemplo o CO2, que é o dióxido de carbono, gás produzido na respiração humana e emitido pelas indústrias que não possuem filtros na chaminé. Esse mesmo gás, quando emitido pelas indústrias, é um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio e pelo efeito estufa.
Publicidade
Os óxidos podem ser classificados como iônicos ou moleculares, variando de acordo com o tipo de ligação que é encontrado entre o oxigênio e o outro elemento. Se houver uma grande diferença na eletronegatividade dos elementos, como por exemplo o oxigênio em ligação com os metais alcalinos e os metais alcalinos terrosos, teremos, então, um óxido iônico. Isso em decorrência da ligação iônica que ocorre entre o ametal e o metal. Como exemplo deste tipo de óxido, podemos citar o óxido de sódio, Na2O, usado para a fabricação de vidros e cerâmicas.
Quando há, entretanto, uma ligação covalente na estrutura dos óxidos, estes são classificados como óxidos moleculares em decorrência da diferença da eletronegatividade entre os átomos, que já não é tão grande. Pode-se afirmar que será uma ligação covalente polar já que sempre o oxigênio será mais eletronegativo do que quaisquer outros elementos envolvidos. Como exemplo, podemos citar o NO, óxido de nitrogênio, que é uma substância liberada por indústrias químicas e de cereais, e altamente poluente para a atmosfera terrestre.
Classificação dos óxidos
Os óxidos podem ser classificados como ácidos, básicos ou peróxidos. Os ácidos, também conhecidos pelo nome de anidridos, formam-se a partir de uma reação com a água; os básicos, por sua vez, são formados a partir de uma reação com bases que forma sal e água; e por fim os peróxidos, que são aqueles que apresentam dois oxigênios que são ligados entre si.
Nomenclatura dos óxidos
A nomenclatura dessas substâncias é bastante simples. Trata-se da utilização da palavra óximo seguida do nome do elemento que for mais eletropositivo da substância. A valência do elemento, inclusive, pode ser, quando necessária, indicada pelo prefixo, como por exemplo o mono, di, tri, ou ainda por números romanos. Por exemplo, a substância SO3 recebe o nome de trióxido de enxofre. Esse “tri” indica que são necessários três átomos de hidrogênio para que se forme um ácido com o enxofre. Já no caso de Cr2O3, chamamos de trióxido de dicromo ou trióxido de cromo II, sendo que o “tri” indica os três átomos de oxigênio que estão presentes, e o prefixo “di”, assim como o número dois “II”, indicam os dois átomos de cromo.
Referências
Química na abordagem do cotidiano – Tito Miragaia Peruzzo
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Óxidos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/oxidos. Acesso em: 24 de November de 2024.
02. Relacione a coluna da esquerda com a da direita, de acordo com o óxido e sua classificação:
- Óxido duplo ( ) Al2O3– óxido de alumínio
- Óxido básico ( ) NO – óxido de nitrogênio
- Ótrxido anfótero ( ) Cl2O – óxido de cloro
- Óxido neuo ( ) H2O2– peróxido de hidrogênio
- Peróxido ( ) Mn3O4 – óxido de manganês
- Óxido ácido ( ) BaO2 – óxido de bário
02. Alguns óxidos são identificados pelos produtos que originam quando reagem com água, são classificados como ácidos. Outros óxidos recebem a classificação de acordo com o comportamento em meio alcalino ou ácido, são conhecidos como anfóteros.
De acordo com este enunciado, responda as perguntas a seguir:
- Especifique os produtos obtidos quando óxidos ácidos reagem com água.
- Determine o comportamento de anfóteros em meio ácido e básico.
01. [( 3 ) Al2O3 – óxido de alumínio
( 4 ) NO – óxido de nitrogênio
( 6 ) Cl2O – óxido de cloro
( 5 ) H2O2 – peróxido de hidrogênio
( 1 ) Mn3O4 – óxido de manganês
( 2 ) BaO2 – óxido de bário]
02. [I. Óxidos ácidos na presença de água produzem ácidos e na presença de bases originam sal e água.
II. Óxidos anfóteros apresentam o que se conhece por ambigüidade: na presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e na presença de uma base como óxidos ácidos.]