As funções inorgânicas podem ser definidas como grupos de compostos do tipo inorgânico. Estes grupos apresentam características semelhantes, mas com propriedades diferentes. Os compostos orgânicos se caracterizam por não apresentarem átomos de carbono em sua formação, tal qual ocorre nos orgânicos.
Publicidade
São quatro as principais funções inorgânicas: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos. Já as secundárias abrangeriam os hidretos e os carbetos. Por sua vez, as quatro principais funções foram definidas pelo químico Arrhenius, que identificou os íons dos compostos.
As funções inorgânicas têm a responsabilidade de organização. Ou seja, elas delimitam o que caracteriza cada uma das quatro funções e o porquê. Pense chegando a uma loja grande, que venda tudo, de eletrodomésticos a móveis. Agora imagine que tudo estivesse desorganizado, sem uma coerência de arrumação. Seriam horas procurando o que se deseja. A organização por grupos auxilia e facilita.
Na química é exatamente este o pensamento. Ao passar dos anos, descobriu-se centenas de substâncias do tipo inorgânica. Assim, os pesquisadores sempre observaram que seria possível agrupar cada um destes novos compostos em grupos de propriedades similares. Dessa forma, surgiram as funções inorgânicas.
Os tipos de funções inorgânicas
Como já ressaltado, eles podem ser de quatro tipos: ácidos, bases, sais e óxidos. Com características similares, mas diferentes propriedades, as quatro funções buscam aglutinar tudo aquilo que se assemelha.
Ácidos
Os ácidos são compostos denominados covalentes. Serem covalentes significa que há compartilhamento de elétrons entre os integrantes da ligação. Os ácidos apresentam uma característica particular de conseguir ionizar a água. Além disso, também são capazes de formar cargas, liberando o H+ (do H2O) como elétron único.
São características destes compostos o cheiro forte e presente, e o sabor amargo e azedo. Além disso, o pH inferior a 7 e o ponto de ebulição diminuto são atributos fortes dos ácidos. Exemplos: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Nítrico (HNO3), Ácido Clorídrico (HCl) e Ácido Cianídrico (HCN).
Publicidade
Bases
As bases têm uma formação clássica, sendo compostas por um metal que se dissocia em água. Dessa forma, haverá uma separação de cargas, onde o OH- será liberado como ânion único. A característica principal das bases é apresentar um pH superior a 7, enquanto os sais é inferior a 7.
Num arranjo exposto entre ácidos e bases, o resultado apresentará sais e água. Exemplos: Hidróxido de Sódio (NaOH) e Hidróxido de Amônia (NH4OH).
Sais
Os sais são definidos como compostos iônicos. Essa definição se deve ao fato de apresentarem, pelo menos, um cátion (íon positivo) que não H+. Entretanto, os sais também apresentarão um ânion (íon negativo) diferente do OH-.
Publicidade
Dessa forma, os sais são resultados de uma reação delimitada como neutralização. Nesta reação, a combinação entre um ácido e uma base formará o sal (sais) e água. De característica sólida, eles são cristalinos e precisam de altas temperaturas para entrar em ebulição. Exemplos: Cloreto de Sódio (NaCl) e Sulfato de Magnésio (MgSO4).
Óxidos
Por fim, os óxidos são compostos denominados binários. Eles possuem, assim, dois elementos, sendo iônicos ou ainda moleculares. O oxigênio é sempre presente na composição. Este elemento, inclusive, será o mais eletronegativo da ligação. Exemplos: Óxido de Zinco (ZnO), Dióxido de Carbono (CO2) e Óxido de Alumínio (Al2O3).
Referências
SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Funções Inorgânicas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/funcoes-inorganicas. Acesso em: 21 de November de 2024.
01. [UFPA] Considerando a equação química:
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O
os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:
a) óxido, base, sal e óxido.
b) sal, base, sal e hidreto.
c) ácido, sal, óxido e hidreto.
d) óxido, base, óxido e hidreto.
e) base, ácido, óxido e óxido.
02. [Cefet-PR] Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:
a) ácido, base, óxido, ácido.
b) sal, sal, base, ácido.
c) ácido, base, base, sal.
d) sal, óxido, base, ácido.
e) ácido, base, sal, óxido.
01. [A]
02. [D]