Fenol

O fenol é um composto orgânico caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um anel aromático, podendo este ser usado para a fabricação de corantes, resinas e explosivos.

Recebem o nome de fenóis os compostos orgânicos que são caracterizados pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um anel aromático, conforme imagem demonstrativa abaixo.

Publicidade

Imagem: Reprodução

Trata-se da fórmula mais simples do fenol, que é o hidroxibenzeno ou benzenol. Apesar de haver uma grande confusão quanto aos fenóis e os álcoois, é possível notar a diferença entre eles de forma relativamente simples. Os álcoois têm como característica a hidroxila que é ligada (por meio de ligações simples) aos carbonos saturados, enquanto nos fenóis a ligação é feita com carbonos insaturados, que fazem ligações duplas em cadeias abertas.

A fonte dos fenóis na natureza, é o alcatrão de hulha, que é um tipo de carvão com grandes concentrações de carbono. A hulha sofre uma destilação a seco, dando origem a três frações, sendo que uma delas é o alcatrão de hulha que, submetido a uma destilação fracionada, dá origem a cinco partes, sendo que duas delas apresentam grandes quantidades de fenóis, que são os óleos médios e os óleos pesados.

De uma forma geral, os fenóis não são muito solúveis em água, e normalmente se encontram no estado sólido e incolores. Podem, entretanto, ser usados para a fabricação de corantes, resinas e explosivos, além de serem usados como antissépticos e germicidas, pois conseguem coagular as proteínas dos organismos das bactérias. Entretanto, são também bastante tóxicos e cáusticos. São conhecidos, também, pelo nome de ácido fênico em decorrência do caráter ácido que apresentam.

Nomenclatura dos fenóis

Como mencionamos anteriormente, os fenóis são compostos orgânicos com o grupo OH ligado a um anel aromático em sua composição. A nomenclatura desses compostos aromáticos foi dada de forma particular pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, a IUPAC, dada a partir do esquema a seguir:

Imagem: Reprodução

Confira abaixo alguns exemplos de nomenclatura dos fenóis.

Imagem: Reprodução

Publicidade

Referências

Fundamentos da Química – Ricardo Feltre

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Fenol. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/fenol. Acesso em: 24 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UFPR] O bactericida Fomecin A, cuja fórmula estrutural é:

apresenta as funções:

a) cetona, fenol e hidrocarboneto

b) éter, álcool e aldeído

c) álcool, fenol e éter

d) álcool, fenol e aldeído

e) ácido carboxílico e fenol

 

 

02. [UFMG] Considere as estruturas moleculares do naftaleno e da decalina, representadas pelas fórmulas abaixo:

Substituindo, em ambas as moléculas, um átomo de hidrogênio por um grupo hidroxila (OH), obtém-se dois compostos que pertencem respectivamente às funções:

a) álcool e fenol

b) fenol e álcool

c) álcool e álcool

d) fenol e fenol

01. [D]

02. [B]

Compartilhe

TOPO