Quando falamos em destilação, estamos nos referindo a métodos físicos usados para separar misturas homogêneas, ou seja, aquelas misturas que apresentam somente uma fase. A destilação pode ser simples ou fracionada, e ambas apresentam como princípio fundamental o ponto de ebulição das substâncias que estão presentes na mistura. O ponto de ebulição e sua análise são essenciais para as destilações e, por isso, é importante relembrar de que se trata do ponto de temperatura em que a substância deixa de ser líquida e passa a ser gasosa.
Publicidade
Não podemos separar uma mesma substância por meio da destilação simples e da destilação fracionada, pois na simples separamos misturas homogêneas que apresentam uma substância sólida dissolvida em uma líquida, enquanto na fracionada, trata-se de líquido dissolvido em líquido formando uma mistura homogênea.
Destilação simples
A destilação simples é o método usado para separar um componente sólido dissolvido em um líquido e, durante a realização do processo, somente o componente líquido vai sofrer transformações com relação ao seu estado físico. Confira na imagem abaixo:
Nessa imagem, podemos conferir quais são os equipamentos para o processo. O bico de Bunsen é usado para aquecer a mistura, enquanto o tripé de ferro é usado para apoiar a tela de amianto que, por sua vez, absorve parte do calor. O balão de destilação recebe a mistura homogênea e o termômetro é usado para acompanhar a temperatura de aquecimento. O Condensador, por sua vez, é usado para realizar a condensação do componente que apresenta o menor ponto de ebulição da mistura, e o suporte universal com garra é usado para firmar o balão de destilação e o condensador. Por fim, o Erlenmeyer é usado para recolher o material condensado no condensador.
Destilação fracionada
A destilação fracionada, por sua vez, é um método de separação usado para separar componentes líquidos que estão dissolvidos em outros líquidos. Ambas as substâncias, durante o processo, passam para o estado gasoso, sendo que a separação acontece devido a densidade diferente entre as duas substâncias no estado gasoso. Confira abaixo, na imagem, os aparelhos usados para a destilação fracionada.
Nesse equipamento, o que muda é a coluna de fracionamento, que é responsável por separar os vapores das diferentes substâncias.
Publicidade
Referências
Química para ensino médio – EF Mortimer, AH Machado
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Destilação simples e fracionada. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/destilacao-simples-e-fracionada. Acesso em: 23 de November de 2024.
01. [ENEM] Analise cada uma das misturas fornecidas abaixo:
I. água e cloreto de sódio (mistura homogênea).
II. água e carvão ativo
III. água e éter (o éter é imiscível em água).
IV. água e acetona (a acetona é miscível em água).
Qual dos componentes fornecidos acima pode ser separado pela destilação simples?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) n.d.a.
02. [UEPB] Na natureza, dificilmente, encontram-se substâncias puras. Geralmente, encontram-se misturas constituídas de uma substância principal e impurezas. Na separação dessas misturas, empregam-se métodos de análises imediatas que se aplicam conforme o tipo de mistura. Assinale a alternativa que indica qual é a forma utilizada para a separação dos componentes do ar.
a) Dissolução fracionada.
b) Destilação simples.
c) Ventilação.
d) Fusão fracionada.
e) Liquefação e destilação fracionada.
01. [A]
02. [E]