Cetonas são compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, apresentando-se, portanto, entre dois carbonos. São classificadas de acordo com a quantidade dessas carbonilas. Quando apresenta somente um grupo, é denominado monocetona, quando há dois, chamamos de dicetona, e quando são três, chamamos de tricetona. Quando os radicais ligados ao carbono da carbonila são iguais, chamamos de cetona simétrica, e quando são diferentes, chamamos de cetona assimétrica.
Publicidade
Fontes e propriedades
Quando com até dez átomos de carbono, as cetonas de cadeias menores encontram-se no estado líquido e menos densas do que a água, quando encontram-se em condições ambientes. No geral, de outras formas, são encontradas na forma sólida.
A cetona propanona é totalmente solúvel em água, e as cetonas líquidas são parcialmente solúveis, enquanto as sólidas são insolúveis. Além disso, a solubilidade das cetonas em água, em decorrência da maior polaridade da carbonila, que estabelece ligações de hidrogênio, é maior que a dos aldeídos.
Quando menores, as cetonas apresentam-se com cheiro agradável, sendo encontradas em óleos essenciais extraídos de flores e frutos usados na produção de perfumes. São usadas normalmente como matéria prima para solventes de tintas, vernizes, esmaltes, além da preparação de seda e de medicamentos. A que apresenta maior importância no que se refere ao comércio, é a propanona, conhecida popularmente como acetona, usada para remoção de esmaltes de unha (imagem abaixo). São várias, ainda, as formas de obter as cetonas em laboratório, mas a mais comum é a oxidação de álcoois secundários.
Referências
Química – Diamantino Fernandes Trindade, Márcio Pugliesi
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Cetonas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/cetonas. Acesso em: 24 de November de 2024.
01. [UFRJ-modificada] A banana e a maçã escurecem quando são descascadas e guardadas por algum tempo. A laranja e o tomate não escurecem, por não possuírem a substância orto-hidroquinona. Para evitar o escurecimento, a sabedoria popular manda colocar gotas de limão sobre as bananas e maçãs cortadas, pois o ácido cítrico, contido no limão, inibe a ação da enzima, diminuindo a velocidade da seguinte reação:
a) Explique por que a salada de frutas não escurece quando contém laranja.
b) Diga a que função química pertence a orto-benzoquinona.
02. [U. Católica de Salvador] A cetona é um composto carbonílico com 3 átomos de carbono e cadeia saturada. Sua fórmula molecular é:
a) C3H6O
b) C3H7O
c) C3H8O
d) C3H8O2
e) C3H8O3
01. [a) A laranja contém um inibidor enzimático que é o ácido cítrico.
b) Função cetona.]
02. [a) A cetona, também conhecida como propanona possui fórmula molecular C3H6O:]