Vogal Temática

A vogal temática, assim, aparecerá após o radical da palavra. Sua função é ser a ligação da raiz aos demais elementos mórficos que constituirão uma palavra.

A vogal temática é parte da formação de palavras na língua portuguesa. Esta, por sua vez, estrutura e formata palavras por meio de elementos mórficos. São estes o radical, a raiz, os afixos, o tema, as desinências, a vogal de ligação, a consoante de ligação e a vogal temática.

Publicidade

Dentro da formação de uma palavra, cada um dos elementos é fundamental. Entretanto, para fins de melhor detalhamento, restringiremos este resumo à vogal temática. Esta, assim como as demais partículas, são fundamentais para entender a etimologia das palavras. Isso porque cada elemento mórfico representa uma unidade mínima de significação. A este denominamos de morfema.

Imagem: Reprodução

A vogal temática: tipos, formas e funções

A função da vogal temática gira em torno de ligar o radical às desinências formadoras da palavra. Nessa junção de radical + vogal temática forma-se o tema. A este, então, acrescem-se as desinências da palavra. Seja um verbo ou substantivo, as vogais temáticas se apresentarão. Por meio disso, as vogais são divididas em nominais e verbais.

Entretanto, antes de aprofundarmo-nos a respeito das vogais temáticas verbais e nominais, precisamos antes entender um pouco sobre o radical, o tema e as desinências. Os conceitos destes três elementos mórficos são fundamentais para entendermos melhor as vogais.

Dessa forma, temos:

  • Radical: é a parte da palavra que sintetiza o significado. Também é chamado de morfema lexical. (Exemplo: terr = radical de terra, terreiro, terraço e etc);
  • Tema: é a fusão do radical com uma desinência nominal e/ou uma vogal temática. (Exemplo: Ama: Am + a);
  • Desinência: indica o gênero e número para substantivos. Já para verbos indica tempo e a pessoa da ação. (Exemplo: Rat + o(a) – desinência nomial – e Amava – va – desinência verbal);

Vogal temática nominal

As vogais temáticas nominais são utilizadas ao final das palavras átonas. As vogais /A/, /E/, /O/ são as consideradas nominais. Estas, assim, unem-se às desinências que indicarão o plural da palavra.

  • Cadeiras;
  • Escolas;
  • Postos
Importante lembrar!

Não receberão a vogal temática as palavras terminadas em sílaba tônica, tais como: araçá, babá, ananá;

Publicidade

Vogal temática e desinências que indicam gênero são duas coisas diferentes. É importante sempre deixar isso claro. Desinências de gênero diferenciam palavras no masculino e no feminino. Enquanto isso, há palavras com vogais temáticas nominais observadas em palavras sem flexão de gênero. Um caso é a palavra “supermercado”, em que não existe sua versão no feminino.

Vogais temáticas verbais

No idioma português há três diferentes grupos que abrangem as conjugações de verbos. O primeiro integrante é marcado pela vogal temática /A/ (em –ar), o segundo é marcado pela vogal temática /E/ (em –er) e, por último, a vogal temática /I/ (em –ir).

Veja os exemplos para compreender melhor onde são alocadas as vogais temáticas verbais:

Publicidade

Vogal Temática /A/ (em –ar):

Trabalhar

Estudar

Casar

Vogal Temática /E/ (em –er):

Fazer

Aparecer

Entardecer

Vogal Temática /I/ (em –ir):

Fugir

Engolir

Emergir

Resumidamente, portanto, este elemento mórfico é a vogal que aparecerá após o radical. Sua principal função será a de ajudar a palavra a receber os demais elementos. Sendo, assim, o ligante entre os elementos morfológicos.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Vogal Temática. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/vogal-tematica. Acesso em: 21 de December de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [Cesgranrio-RJ] Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:

a) noite, anoitecer, noitada
b) luz, luzeiro, alumiar
c) incrível, crente, crer
d) festa, festeiro, festejar
e) riqueza, ricaço, enriquecer

02. [Unirio-RJ] O elemento destacado NÃO é vogal temática em:

a) está
b) coalhou
c) beber
d) poupei
e) calço

01. [B]

02. [E]

Compartilhe

TOPO