A transitividade verbal representa as diferentes classificações que um verbo poderá ter de acordo com sua predicação. Serão eles o verbo intransitivo, verbo transitivo (abrangendo o transitivo direto, indireto e direto-indireto), apresentando diferenças entre si.
Publicidade
Classificação segundo a transitividade verbal
A classificação segundo a transitividade verbal abrange o verbo intransitivo, o transitivo e o verbo de ligação. A partir destes, exemplos e tipos poderão delimitar adequadamente cada um dos tipos de verbos segundo a sua transitividade.
Verbo transitivo
O verbo, primeiramente, é classificado como transitivo. Aquele com sentido incompleto, que exige complementação. Sem o complemento concreto, a oração não apresenta significado. Uma característica importante é que o verbo transitivo pode ou não vir revelado na oração.
Ele poderá ser dividido em três diferentes tipos:
Verbo transitivo direto
Acompanha um objeto sem a preposição como obrigatória, sendo um objeto direto ou objeto direto acompanhado de preposição.
Exemplo:
- O sujeito comprou os livros de leitura obrigatória.
- O maratonista percorreu até os 30 quilômetros da prova.
Na primeira oração nota-se um verbo transitivo direto “comprar”, que exige complementação. Afinal, comprou algo/alguma coisa. Logo após o verbo, nota-se a presença de um artigo, e não de uma preposição, sendo um objetivo direto sem preposição.
Publicidade
Enquanto isso, na segunda oração nota-se o mesmo verbo que exige complementação. Percorreu o quê? Percorreu quanto? A frase exige complementação, e inicia-se junto de uma preposição, “até”.
Verbo transitivo indireto
É aquele que, obrigatoriamente, deverá apresentar o complemento com a preposição integrada à oração.
Exemplo:
Publicidade
O homem obedeceu ao chefe.
Na oração em questão há um verbo transitivo que exige complemente, no caso “obedecer”. Afinal, para obedecer exige-se a representação de algo ou alguém; obedecer a alguém.
Sendo assim, a presença da preposição “ao” se fará necessária a fim de garantir o que se denomina como objeto indireto.
Verbo transitivo direto-indireto
Apesar de ser um dos conceitos de transitividade verbal mais complexo, exige-se apenas atenção para compreender. Isso porque o verbo transitivo direto-indireto representará aquele que acompanha duas predicações, uma acompanhada de preposição (objeto indireto) e uma não acompanhada de preposição (objeto direto).
Exemplo:
O noticiário dedicou um bloco ao fato.
O verbo dedicar exige o complemento e o objeto direto em seguida acaba exigindo, igualmente, a complementação. Afinal, dedicou o quê? Um bloco ao quê? E assim constrói-se a formação de verbo transitivo direto-indireto.
Verbo intransitivo
É aquele cujo sentido é completo. Não se faz necessário o complemento para compreensão da oração.
Exemplo:
O homem dormiu.
Verbo de ligação
Apesar de, necessariamente, não estar presente na transitividade verbal, o verbo de ligação é importante para compreensão do conceito. Isso porque ele será indispensável para compreender a relação entre um atributo do sujeito e o próprio sujeito, abrangendo sempre o estado de algo ou sua mudança.
Exemplo:
- O homem é bonito.
- O homem está bonito.
- O homem ficou bonito.
Em todos os casos o atributo do sujeito é a adjetivação “bonito”. No primeiro caso temos o estado de permanência, no segundo o estado transitório, e, por último, a mudança de estado.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Transitividade Verbal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/transitividade-verbal. Acesso em: 21 de November de 2024.
1. [FCC]
… que consomem 46% de toda a gasolina do planeta …
O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima está na frase:
a) … o mundo sofre com a falta de capacidade de refino moderno …
b) … e outros adjacentes na Bacia de Santos vem em ótima hora …
c) Outra oportunidade reside em investimentos maciços em capacidade de refino.
d) … mas esta é uma tendência que se vem espalhando como fogo em palha.
e) … para gerar produtos de alto valor ambiental.
Resposta: E
2. [FCC]
Quem acompanhou a trajetória do Programa Nacional do Álcool…
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:
a) … ninguém apostava no seu êxito imediato …
b) … com que ele não contava em experiências anteriores do uso do álcool …
c) … sabe de seus altos e baixos.
d) … provocaram a queda das vendas desses veículos…
e) … que se tornaram residuais.
Resposta: D