Em língua portuguesa, diz-se que o sujeito é um dos termos essenciais da oração. Ele é o responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado e é o termo com o qual o verbo concorda. Mas você sabe o que é ou como identificar o sujeito oculto? Aprenda abaixo com exemplos e exercícios resolvidos!
Publicidade
O que é sujeito oculto
Sujeito oculto é aquele que não está materialmente expresso na oração, mas pode ser identificado. Ele também pode ser chamado, em algumas ocasiões, de sujeito elíptico, subentendido, desinencial ou implícito.
Relacionadas
Sujeito oculto x sujeito indeterminado
É importante saber ainda que sujeito oculto é diferente de sujeito indeterminado. Isso porque o sujeito oculto é identificável. Já quando se trata do sujeito indeterminado, como o próprio nome anuncia, o sujeito não vem expresso na oração nem pode ser identificado.
Exemplos de sujeito oculto
Sujeitos ocultos pode ser identificado de duas formas. A primeira delas é pela desinência verbal:
- Fomos à casa de Maria. O sujeito de “fomos”, indicado pela desinência -mos, é “nós”.
- Na escola, falo pouco. O sujeito de “falo”, indicado pela desinência -o, é a primeira pessoa do singular, “eu”.
A segunda maneira de identificar essa categoria de sujeito é pela presença do sujeito em outra oração do mesmo período ou do próximo período.
- Soropita ali viera, na véspera, lá dormira; e agora retornava à casa. (Guimarães Rosa, CB, II, 467.) O sujeito de “viera”, “dormira” e “retornava” é Soropita, mencionado na primeira oração, antes de “viera”.
- José punha os pingos nos is. Aparava as arestas da relação. O sujeito de “aparava” é José, mencionado na primeira oração, antes de “punha”.
Agora que você aprendeu o que é essa categoria de sujeito e como é possível identificá-lo, assista os próximos vídeos para ampliar seu repertório sobre a temática e consolidar seu aprendizado!
Publicidade
Vídeos sobre sujeito oculto
Nos vídeos apresentados nesta seção, você aprende um pouco mais sobre sujeito oculto e também sobre sujeito indeterminado, assim como as diferenças entre eles. Acompanhe!
Como identificar os diferentes tipos de sujeito
Neste vídeo, o professor Noslen explica o conceito e os tipos de sujeito: sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto, sujeito indeterminado e orações sem sujeito. Confira!
Publicidade
Diferença entre sujeito oculto e indeterminado
Aqui, o professor Antonio Fernandes explica a classificação, as diferenças e as semelhanças entre sujeito oculto e sujeito indeterminado por meio de exemplos. Veja na íntegra para não errar mais!
Exercícios sobre sujeito com o professor Noslen
Neste vídeo, o professor Noslen resolve com você exercícios sobre sujeito, esse termo que se refere diretamente ao verbo, agindo ou sofrendo a ação na oração. Acompanhe!
Agora que você já sabe como identificar o sujeito oculto em uma oração, continue seus estudos e aprenda mais sobre conteúdos de língua portuguesa. Entenda também o que é o vocativo!
Referências
Nova Gramática do Português Contemporâneo (2017) – Celso Cunha e Lindley Cintra
Por Beatriz Yoshida Protazio
O bom e velho Guimarães Rosa definiu bem: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita”. Doutoranda em Letras (PLE/UEM).
Yoshida Protazio, Beatriz. Sujeito oculto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/sujeito-oculto. Acesso em: 12 de December de 2024.
1. [UF-UBERLÂNDIA]
Éramos três velhos amigos na praia quase deserta.
O sujeito desta oração é:
a) subentendido
b) claro, composto e determinado
c) indeterminado
d) inexistente
e) claro, simples e determinado
A alternativa correta é a) subentendido, que é uma das formas de se dizer que o sujeito é oculto.
O sujeito é oculto nesta oração porque é possível identificá-lo pela desinência -mos, que indica a primeira pessoa do plural, “nós”, como sujeito da oração.
2. [PUC, adaptada]
“Nesse momento começaram a feri-lo nas mãos, a pau.” Nessa frase, o sujeito do verbo é:
a) nas mãos.
b) indeterminado.
c) eles (determinado).
d) inexistente ou eles: dependendo do contexto.
e) n.d.a
A alternativa correta é b) indeterminado.
Quando o sujeito não vem expresso na oração nem pode ser identificado e põe-se o verbo na 3ª pessoa do plural, ele é classificado como indeterminado.
3. [FAAP]
Qual a alternativa em que há sujeito indeterminado?
a) Comecei a estudar muito tarde para o exame.
b) Em rico estojo de veludo, jazia uma flauta de prata.
c) Soube-se que o proprietário estava doente.
d) Houve muitos feridos no desastre.
e) Julgaram-no incapaz de exercer o cargo.
A alternativa correta é e) Julgaram-no incapaz de exercer o cargo.
O sujeito não pode ser identificado devido ao fato de o verbo estar na terceira pessoa do plural.