O plural dos substantivos compostos funciona de modo a especificar esse tipo de substantivo que represente mais do que um integrante. Ele promoverá e seguirá regras específicas que mediam duas diferentes situações.
Publicidade
Assim, o plural dos substantivos compostos respeitará duas diferentes situações básicas observadas:
1) Quando o substantivo composto é escrito sem a presença do hífen, apenas basta o acréscimo do “s”. Da mesma forma em que acontece no substantivo simples ao ser escrito no plural. Exemplos: ferrovia(s), passatempos(s) e clarabóia(s);
2) O caso mais particular refere-se a uma observação mais detalhada de como o substantivo composto será escrito. Sua composição dirá como seu plural é descrito. Quando percebe-se a palavra formada por hífen (como em verbo + substantivo, unidas através de preposição, repetição de sentenças e outras possibilidades).
A partir destas observações, que envolvem um total de cinco casos, o plural dos substantivos compostos fará referência a específicas situações. Tais regras servirão de modo a estabelecer uma melhor forma de referenciar o plural dos substantivos compostos.
Regras para plural dos substantivos compostos com hífen
Esse tipo de plural seguirá regras delimitadas a partir de cada tipo de formação. Variará segundo a junção das palavras para formar o substantivo composto analisado. Assim, as regras seguirão as determinadas exigências para plural.
1) Palavras unidas por meio de preposição
Neste primeiro caso, somente o primeiro elemento formador passará para o plural. Exemplos: mula-sem-cabeça (mulas-sem-cabeça) e estrela-do-mar (estrelas-do-mar);
Publicidade
2) Substantivo junto de outro substantivo que especificará o primeiro
Neste caso, a segunda regra segue a mesma tendência da primeira, onde o primeiro elemento passará para o plural. Exemplos: salário-família (salários-família) e banana-prata (bananas-prata).
3) Palavras com repetição ou de caráter onomatopaicas (palavras que representem som)
Neste caso, o segundo elemento integrante da formação da sentença receberá o plural da palavra. Exemplo: pingue-pongue (pingue-pongues) e tique-taque (tique-taques).
4) Quando a formação abrange verbo/advérbio + substantivo/adjetivo
Respeitará a mesma regra 3, onde somente o segundo elemento integrante será plural. Exemplo: beija-flor (beija-flores) e abaixo-assinado (abaixo-assinados).
Publicidade
5) Junção de palavras variáveis
Quando há o encontro de uma palavra variável + palavra variável, ambos os elementos passarão para o plural. Palavras variáveis, a fim de recordar, podem ser substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais e verbos. Exemplos: mão-boba (mãos-bobas) e terça-feira (terças-feiras).
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Plural dos substantivos compostos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/plural-dos-substantivos-compostos. Acesso em: 16 de December de 2024.
01. [FMU] O plural dos substantivos de couve-flor, pão-de-ló e amor-perfeito é:
a) couves-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos
b) couves-flor, pão-de-lós, amores-perfeitos
c) couves-flores, pão-de-lós, amores-perfeitos
d) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos
e) couves-flores, pão-de-lós, amor-perfeitos
02. [Acafe] A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:
a) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
b) pés de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
c) pés de moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola
d) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola
e) pés de moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas
01. [A]
02. [C]