Apesar de sua grande importância cultural, a literatura africana não tem recebido, principalmente no que se refere aos países de língua portuguesa, a sua devida atenção. Essa vertente da literatura se apresenta em idiomas que configuram o continente africano, como é o caso do português, francês, inglês, entre outras.
Publicidade
A literatura africana tem suas raízes no movimento que ficou conhecido como negritude, sendo que a primeira leva dos escritores participou do primeiro congresso de escritores da África no ano de 1956, contendo textos e poesias inspirados nas revoltas que possuíam caráter anticolonialista.
Dentre os principais nomes da literatura africana, podemos citar Léopold Sédar Senghor, Sony Labou Tansi, Bernard Dadié, Ferdinand Oyono, Ahmadou Korouma e Sembene Ousmane.
É claro que, diante da beleza e dos encantos, assim como pelos mistérios e segredos que a África esconde, os autores da literatura desse continente são responsáveis pelo desenvolvimento de um universo bastante único, abrindo-se para trabalhos incríveis.
O continente passou ainda por diversas formas de sofrimento, relacionadas à aspectos culturais, econômicos, entre outros, mas o que a tornou uma terra sofrida, reconhecidamente pelo mundo, foram os processos de colonização, assim como pelos conflitos vividos até os dias de hoje e as guerras civis, que chegam com grandes destruições.
Alguns poucos autores da literatura africana são conhecidos mundialmente em decorrência da repercussão que suas obras tiveram, como por exemplo Wole Soyinka, escritor da Nigéria, e Nadine Gordimer, escritora da África do Sul.
Literatura Africana e suas raízes
As principais inspirações para os escritores da literatura africana são, certamente, a terra, os conflitos vividos na região, assim como a beleza dos lugares que existem por lá e dos sofrimentos que passaram nos setores social e político.
Publicidade
Outro importante assunto abordado pelos escritores, são os contrastes que são vividos diariamente na região. Após guerras e a exploração da colonização europeia, a África do Sul, por exemplo, conseguiu se recompor, enquanto a Somália possui um número maior de animais do que de humanos, tendo um ambiente muito mais parecido com uma Serra Leoa.
Principais autores
Os principais autores da literatura africana são Wole Soyinka, autor nigeriano quase desconhecido no Brasil, mas que ganhou o Nobel de Literatura no ano de 1986, sendo considerado o dramaturgo mais importante de todo o continente; Neguib Mahfuz, egípcio; Nadine Gordimer, que também foi um dos grandes nomes da África do Sul, tendo como suas obras de maior sucesso July’s People, A Arma da Casa, The Lying Days, entre outras; Mia Couto, autor de Moçambique que escreveu obras como O fio das Missangas, Vozes anoitecidas, entre outras; além de muitos outros autores renomados.
Publicidade
Referências
A Literatura Africana e a Crítica Pós-Colonial: Reconversões – I. Mata.
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Literatura Africana. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/literatura/literatura-africana. Acesso em: 01 de December de 2024.