Uma interpretação de texto não é apenas entender o texto, mas sim compreender o que há além dele. Pensando nos elementos da comunicação existentes, é possível esquematizar os canais, o contexto e os locutores participantes. Dessa forma, a interpretação se baseia em identificar elementos presentes em um determinado texto. Elementos estes que podem ser observados claramente ou ainda implicitamente.
Publicidade
Afinal, quantas vezes um texto foi lido, relido e lido outra vez e nada fora tirado dele? É muito comum. Isso porque não é a quantidade de vezes que se lê, mas sim a necessidade de vezes que precisa compreender. Com algumas técnicas especiais e dicas precisas, é possível interpretar os textos rebuscados de Machado de Assis. Ou ainda um enigmático Graciliano Ramos, por exemplo.
10 dicas para interpretação de texto
Interpretação de texto não é algo simples. É demorado, demanda raciocínio e muito exercício de compreensão. No entanto, algumas dicas podem servir para conseguir alcançar o objetivo do escritor do trecho apresentado no vestibular.
- Sempre busque alternar as oração para a ordem direta de expressão (sujeito – verbo – predicado). Isso facilita a compreensão;
- Seja a interpretação de gráficos ou trechos, busque ficar atento aos pequenos detalhes que devem fazer diferença. Em gráficos, uma específica medição, em um trecho uma característica apresentada ou o elencar de um contexto;
- Perceba em conversas e leituras diários pequenos detalhes para prática, sobretudo em posts de redes sociais;
- Leia textos longos, tal como apresentado no ENEM. Para uma prova extensa como essa, interpretação de texto também passa por resistência mental;
- Interprete música e leia mais poesia;
- Busque tirinhas para leitura, assim como charges. Além de serem recursos muito utilizados no ENEM, também são ótimas ferramentas para exercício da interpretação;
- Note as orações subordinadas ao longo do texto. Se o trecho fala de causa, consequência, adversidade ou etc. Busque palavras que sintetizem o parágrafo do texto e relacione-as entre elas;
- Pegue textos rebuscados para treinar e utilize um dicionário do lado. Ele ajuda a familiarizar com palavras que não são do cotidiano;
- Busque vídeo-aulas, Google e artigos que sanem suas dúvidas constantemente;
- Reescreva uma síntese do texto antes de partir para as questões, ou ainda organize as ideias do autor em tópicos;
Técnicas para interpretação de texto
Existem algumas técnicas de interpretação de texto que podem ser essenciais para auxiliar em questões de vestibular. Trechos longos, gráficos, tirinhas ou poesia. Independentemente do canal, o contexto pode ser compreendido a partir:
1) Identificando o objetivo
Ler uma vez para uma tomada ampla das ideias. A segunda leitura deverá Sr para aproximação ao objetivo. Ao terminar a segunda leitura, a pergunta deve ser: “qual o objetivo deste texto?”
É a partir deste questionamento que quem interpreta começará a colocar no papel. Escrever aquilo que identificou, selecionando os principais pontos de destaque contidos num determinado trecho.
2) O uso de paráfrases
São três tipos de paráfrases a serem utilizados para a interpretação de texto:
Publicidade
- Paráfrase-resumo: sublinhando uma ideia principal de cada parágrafo;
- Paráfrase-resenha: além de sublinhar as ideias, colocar adendos pessoais ao mesmo;
- Paráfrase-esquema: transforma o conteúdo do texto em algo mais visual inserido em um mapa mental;
3) Estabeleça ordem de eventos cronológicos
Faça uma linha do tempo do que acabou de ler. Ou seja, elenque como é a ocorrência de eventos sob um determinado contexto. Com uma esquematização organizada cronologicamente é possível uma maior compreensão.
4) Leia devagar
Esse é o principal. Leia cada palavra do texto. Isso parece ser óbvio, mas nosso cérebro costuma ler as palavras conhecidas de modo a “comer letras”. Um exemplo é escrever ‘consquenetmente’. Poucas pessoas vão perceber que ‘consequentemente’ estava escrita com letras alternadas em algumas sílabas. Portanto, para uma interpretação de texto concreta e eficiente, leia devagar.
Publicidade
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Interpretação de texto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/interpretacao-de-texto. Acesso em: 22 de November de 2024.
01. [Enem]
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.
02. [Enem]
Questão 106, Enem 2012. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012
A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a
a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.
b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.
c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.
d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.
e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.
01. [A]
02. [E]