O futuro do presente do indicativo é utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação. Dessa forma, o verbo remeterá a um fato que irá acontecer posterior ao discurso retratado. Comumente, esse tempo verbal é utilizado para designar uma incerteza do agente ou ainda uma ordem do mesmo.
Publicidade
A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão:
Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.
Conjugações de verbos regulares no Futuro do Presente
Para conjugações dos verbos regulares, as regras não mudam. É preciso, no entanto, sempre observar se o verbo se porta como irregular ou regular. Caso este seja regular, ele manterá as seguintes regras para as três terminações, respectivamente:
1ª conjugação (-ar)
(Eu) verbo no infinitivo + -arei
(Tu) verbo no infinitivo + -arás
(Ele/Ela) verbo no infinitivo + -ará
(Nós) verbo no infinitivo + -aremos
(Vós) verbo no infinitivo + -areis
(Eles) verbo no infinitivo + -arão
2ª conjugação (-er)
Publicidade
(Eu) verbo no infinitivo + -erei
(Tu) verbo no infinitivo + -erás
(Ele/Ela) verbo no infinitivo + -erá
(Nós) verbo no infinitivo + -eremos
(Vós) verbo no infinitivo + -ereis
(Eles) verbo no infinitivo + -erão
3ª conjugação (-ir)
(Eu) verbo no infinitivo + -irei
(Tu) verbo no infinitivo + -irás
(Ele/Ela) verbo no infinitivo + -irá
(Nós) verbo no infinitivo + -iremos
(Vós) verbo no infinitivo + -ireis
(Eles) verbo no infinitivo + -irão
Publicidade
Exemplos de conjugação de verbos regulares:
Verbo ADORAR
Eu adorarei
Tu adorarás
Ele adorará
Nós adoraremos
Vós adorareis
Eles adorarão
Verbo ENTENDER
Eu entenderei
Tu entenderás
Ele entenderá
Nós entenderemos
Vós entendereis
Eles entenderão
Verbo SEGUIR
Eu seguirei
Tu seguirás
Ele seguirá
Nós seguiremos
Vós seguireis
Eles seguirão
Conjugação de verbos irregulares no Futuro do Presente
Não há um padrão existente para conjugação dos verbos irregulares no futuro do presente. Os verbos irregulares seguem suas próprias regras, por assim dizer. Dessa forma, alguns exemplos podem ser explicitados para melhor compreensão, tais como:
Verbo TRAZER
Eu trarei
Tu trarás
Ele trará
Nós traremos
Vós trareis
Eles trarão
É possível notar que há uma contração no radical do verbo. Enquanto nos regulares a forma infinitiva permanece apenas adicionando a terminação adequada, nos irregulares há uma mudança. No caso do exemplo citado como ênfase é notória essa alteração. O verbo trazer permanece com um radical trar-, sendo adicionadas, assim, as terminações já utilizadas nos regulares.
Futuro do presente composto
O futuro do presente na forma composta é utilizado para fazer referência a ações futuras concluídas antes de outra iniciar. Assim, o modo composto do tempo verbal irá se formar a partir do auxiliar “ter” no futuro do presente. No entanto, adiciona-se, ainda, o particípio passado verbo que remeterá à ação (o principal).
Exemplo:
Quando ele chegar em casa, já terei saído à rua.
Além disso, outro exemplo de futuro do presente pode ser notado na linguagem informal. Apesar de não se adequar às regras que acompanham o verbo “ter” + particípio passado, ele será formado de uma forma particular.
Exemplo:
Amanhã vou viajar logo que acordar.
A combinação de “vou viajar” remete-se à “viajarei”. Assim, nota-se que a formação não se adéqua às regras do modo composto. No entanto, é fundamental notar como a linguagem informal apresenta uma regra tão utilizada de “contração” do futuro do presente.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Futuro do Presente. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/futuro-do-presente. Acesso em: 23 de November de 2024.