A flexão dos adjetivos faz referência às variações em gênero, número e grau destas palavras. É importante lembrar que os adjetivos apresentam, como função, a classificação da qualidade de um sujeito.
Publicidade
Sendo assim, ele será o responsável por definir as características específicas de um agente de uma ação. No entanto, ele poderá não só representar um agente, como vários, bem como variando gênero e o grau.
Flexão dos adjetivos em gênero, número e grau
Dessa maneira, teremos que a flexão dos adjetivos abrangerá em gênero, número e grau uma dada oração. Assim, serão abrangidos cada tipo como forma de delimitar a situação a qual se encontra determinado adjetivo.
Flexão dos adjetivos em gênero
Os adjetivos sempre concordam com o substantivo ao qual fazem referência. Assim, eles serão flexionados no masculino ou no feminino, de forma semelhante, classificando-se em:
- Biformes: quando há duas formas diferentes, uma no masculino e outra para o feminino. Exemplo: judeu e judia, má e mau. Caso adjetivo seja composto e biforme, apenas a letra final receberá flexão. Exemplo: norte-americano e norte-americana.
- Uniformes: há apenas uma forma, tanto para o masculino e feminino. Exemplo: Homem triste e Mulher triste. Caso seja uniforme e composto, não alterará para o feminino. Exemplo: Conflito político-social e guerra político-social.
Em número
Os adjetivos, de forma básica, são flexionados no plural em acordo às regras para a flexão de substantivos simples. Exemplo: feliz e felizes, bom e bons.
Em caso do adjetivo ser uma palavra que também assuma função de substantivo, ele se tornará invariável. Assim, caso a sentença que for originalmente flexionada como substantivo, manterá a forma primitiva.
Exemplo: a palavra cinza se trata de um substantivo, porém pode funcionar como adjetivo, sendo invariável.
Publicidade
Em grau
A flexão dos adjetivos em grau poderá ser comparativo e superlativo. Sendo, assim:
Comparativo: estabelecimento de uma comparação entre dois ou mais elementos ou seres, sendo apresentado de variadas formas. Exemplos:
- João é tão engraçado quanto Manoel. (igualdade)
- João é mais engraçado que Manoel. (superioridade)
- João é menos engraçado que Manoel. (inferioridade)
Superlativo: já no grau superlativo a característica atribuída ao adjetivo se intensifica de modo relativo ou ainda absoluto. Exemplos:
Publicidade
- João é o aluno mais engraçado de todos. (superioridade)
- João é o aluno menos engraçado de todos. (inferioridade)
Além disso, a flexão de adjetivos superlativa pode assumir outras duas formas: a absoluto analítico e a absoluto sintético;
Superlativo absoluto analítico: geralmente representado por um advérbio. João é demasiadamente engraçado.
Superlativo absoluto sintético: representado pela presença do –íssimo integrado ao adjetivo. João é engraçadíssimo.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Flexão dos Adjetivos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/flexao-dos-adjetivos. Acesso em: 21 de November de 2024.
1. [FGV]
É preciso levar em conta questões econômicas e sociais”; se juntássemos os adjetivos sublinhados em forma de adjetivo composto, a forma correta, no contexto, seria:
a) econômicas-sociais
b) econômico-social
c) econômica-social
d) econômico-sociais
e) econômicas-social
Resposta: D
2. [CESGRANRIO]
Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
a) Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir…
b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d) Naquele instante era só um pobre cego.
e) … da Terra que é um globo cego girando no caos.
Resposta: E
3. [INSPER]
Os adjetivos são palavras que podem sofrer inúmeras variações e têm como principal função caracterizar ou delimitar o substantivo
Considere as afirmações:
I. No primeiro quadrinho, a sequência dos adjetivos (esbelto, bonito, espirituoso) resulta na intensificação progressiva de seus significados, dando origem à figura de estilo chamada de hipérbole.
II. Se em vez de empregar o verbo “haver“ (para indicar tempo decorrido), Helga utilizasse o verbo “fazer“, segundo a norma culta, o período deveria ser assim reescrito: o que aconteceu com o marido esbelto, bonito e espirituoso com o qual casei fazem vinte anos?
III. A oração “com o qual casei“ é subordinada adjetiva restritiva.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) I e II.
e) I e III.
Resposta: C