As estratégias de leitura abrangem técnicas de otimização para uma leitura mais competente. Ou seja, elas auxiliam em uma melhor capacitação da pessoa como uma leitora.
Publicidade
Em uma prova com grande quantidade de textos, tal como é o ENEM, aprimorar estratégias de leitura se torna fundamental. Afinal, como ler durante quatro horas sem cansar um minuto e ainda chegar na última questão com capacidade de interpretação? Com estas técnicas a serem apresentadas, é possível.
Em grande parte dos casos dos problemas com leitura, o reflexo é a falta do hábito da própria leitura. Além disso, a pressão pessoal de não poder demorar para ler um livro atrapalha ainda mais.
Isso porque a própria pessoa acaba impondo um padrão a qual ainda não é dela. Por esse motivo, é preciso estar no próprio ritmo. Entender, sobretudo, os próprios limites. Compreender, principalmente, a capacidade de assimilação do que se lê. Até porque, do que adianta ler sem sequer entender o que está escrito?
Seja por exaustão, por falta de auto-conhecimento dos limites ou por falta, simplesmente, do hábito. A leitura é parte fundamental do exercício de uma boa prova de vestibular. Aprimorá-la, contudo, é difícil. Porém, algumas técnicas podem auxiliar, até mesmo os mais desgostosos com a ideia, a criar o hábito de leitura.
5 estratégias de leitura para ajudar no ENEM
A leitura é fundamental para o cotidiano, sobretudo para o exercício do cérebro. No ENEM, então, é ainda mais imprescindível. Isso se deve ao fato de a prova ser extensa, maçante e exigir uma leitura constante. São, em média, quatro horas lendo longos textos. Então, como aprimorar estratégias de leitura e não cansar na metade do ENEM?
Ler com calma, sem pressa
Exercite a leitura diária para estabelecer um tempo que não seja apressado e nem muito lento. O ideal é atingir a capacidade da leitura silábica, calma e compreendendo o que se está lendo. A atenção e o foco naquilo que se está fazendo são imprescindíveis.
Publicidade
Sintetizar os pontos principais do texto
Ao ler o texto, busque separar os principais pontos contidos nele. Isso pode ser feito ao lado do próprio texto, inserindo palavras-chave que representem o mesmo como um todo. Dessa forma, não será necessário retornar ao texto toda a vez que tiver uma dúvida.
As entrelinhas são importantes
Enquanto se lê, é preciso já estar interpretando. Como quando se assiste a um filme e há o anseio por adivinhar o que acontece na história. Na leitura não é diferente. Conforme se lê, busque interpelar e adivinhar. Adentre na história.
Varie os textos
Não leia apenas um tipo de texto, mas sim vários. Estratégias de leitura consolidadas exigem uma abrangência daquilo que se lê. Poemas, romances, textos de jornal, revistas, prosa romântica, tragédias gregas… Enfim, um mar de opções.
Publicidade
Produza textos
Sim, mesmo que não seja um escritor profissional, produzir auxilia na compreensão. Isso porque você passará de um agente passivo (leitor) e será ativo (escritor/produtor). Auxilia a colocar-se inserido no meio e entender como se produz um conteúdo escrito.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Estratégias de Leitura. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/estrategias-de-leitura. Acesso em: 21 de November de 2024.