Afinal, como usar a vírgula na redação? Equivalente a uma porcentagem singela da nota final o ENEM, por esse motivo é tão requisitada como foco dos estudantes. No entanto, em muitas vezes, pequenos detalhes atrapalham uma nota maior. Isso se deve ao fato de que um texto dissertativo-argumentativo abranger muito mais que só a estrutura padrão. Ele precisa, principalmente, de fluidez.
Publicidade
Uma boa legibilidade de uma redação passa pelo uso correto da vírgula. Mas, como usar a vírgula na redação e assim permitir um texto mais fluído e de melhor leitura? Diferentemente dos demais sinais de pontuação, a vírgula é muito mais arbitrária. Por meio disso, a vírgula não segue um regimento de regras. Não encerra um período, como o ponto final. Não questiona como a interrogação. Não brada como a exclamação. A vírgula promove pausas, fluidez e separa opções. Ela é capaz, ainda, de impedir ambiudades e marca inflexões da voz na leitura.
10 dicas simples de como usar a vírgula na redação
O modo de como usar a vírgula não é complexo, mas demanda, além da verificação das regras, leitura. Dominando estratégias de leitura, a mente acostuma-se a separar as opções da oração. De certa forma, a leitura é um exercício perfeito para a execução de uma boa redação.
Como usar a vírgula?
- Ao enumerar dois ou mais elementos dentro da mesma oração para separá-los. Exemplo: O curso incluía no pacote o aprendizado da fala (1), da escrita (2), da gramática (3) e da audição (4).
- Ao isolar o aposto explicativo dentro da oração. Exemplo: São Paulo, a capital industrial do Brasil, é também a capital da poluição.
- Ao isolar o vocativo que delimita uma pessoa dentro de uma específica oração. Exemplo: Você precisa tomar banho todos os dias, Miguel!
- Ao suprimir um verbo dentro de uma mesma oração. Exemplo: Miguel formou-se em Direito; eu, em Medicina.
- Ao separar orações que não possuem conjunções ligantes. Exemplo: Buscou melhorar o inglês, pesquisou preços de cursos, inscreveu-se, iniciou, agora já fala frases completas.
- Ao isolar certas expressões exemplificativas, conformativas ou ainda conjunções. Exemplo: O presidente, aliás, estava envolvido em casos de corrupção.
- Ao se colocar anteriormente a conjunções adversativas e conclusivas. Exemplo: O Brasil precisa de mais cientistas, embora não invista na área.
- Ao anteceder locuções adversativas (e sim, e não). No entanto, ambas nunca deverão ser isoladas entre vírgulas. Exemplo: Ele estudou em São Paulo, e não no Rio de Janeiro.
- Ao separar local, data, endereço e números. Exemplo: São Paulo, 13 de abril de 2018. Rua São João, nº 306.
- Ao apresentar o “e”, seja quando este se repetir, ou ainda quando fizerem referência a sujeitos diferentes. Exemplo : E comprou alguns materiais escolar, e uma mochila, e ingressou no novo ano letivo.
- No entanto, não deverá ser usada a vírgula para separar o sujeito do verbo principal. Essa será a dica primordial de como usar a vírgula na redação. Ou melhor, não usar. Exemplo errado: Pedro, estava sozinho em casa. Exemplo correto: Pedro estava sozinho em casa.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Como usar a vírgula na redação. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/como-usar-a-virgula-na-redacao. Acesso em: 23 de November de 2024.