Existem algumas dicas que facilitam a vida daqueles que encontram um pouco mais de dificuldades no aprendizado quando se trata da língua portuguesa. Grandes dúvidas giram em torno da utilização de “a” e “há” e, por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar.
Publicidade
Quando usar “há”?
Há, com h, refere-se ao verbo haver, quando for impessoal. Nesse caso, o sentido de “há” na frase, é de existir, e é conjugado em terceira pessoa do singular. Confira abaixo um exemplo para compreender melhor:
“Há uma forma melhor de organizar seus estudos”, que pode ser substituído por “Existe uma forma melhor de organizar seus estudos”.
Outra forma de utilização de “há”, é, ainda como impessoal, quando o verbo haver é usado em expressões para indicar o tempo que passou, da mesma forma como o verbo fazer. Confira um exemplo abaixo:
“Há muito tempo não nos encontramos”, que pode ser substituído por “Faz muito tempo que não nos encontramos”.
Podemos, portanto, fazer a substituição de “há” por “faz” quando se trata de tempo, e “há” por “existe”, e nos outros casos, quando nenhum dos dois se encaixar, deveremos usar o “a”. Por exemplo, “Daqui a pouco a aula termina”, ou ainda “Estamos a dez minutos de onde você está”.
Bônus: quando usar à?
O “à” deve ser usado em situações onde há o emprego justificado da crase, mas quando seria isso? Como já explicamos anteriormente em outro artigo, para que haja crase, é preciso que duas vogais iguais sejam contraídas, sendo presente a preposição “a” e o artigo definido feminino “a”. Confira a aplicação em expressões que se refere a um lugar: “Vou à farmácia”, ou ainda “Vamos à praia neste final de semana?”.
Publicidade
Podemos, ainda, usar “à” para introduzir um objeto indireto, ou ainda um complemento nominal, como por exemplo: “Eu disse à professora que não sabia a matéria” ou “Sempre obedeci às ordens de minha mãe”.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Como saber quando usar “há” e “a”?. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/como-saber-quando-usar-ha-e-a. Acesso em: 25 de November de 2024.
01. Ele chegou _____ tempo de acompanhar o segundo tempo da partida de futebol.
_____ várias diferenças entre o verbo “haver” e a preposição “a”.
_____ muitos anos não viajava para o exterior.
_____ dois meses da promoção, pediu demissão da empresa onde trabalhava.
O office-boy entregou _____ funcionária os documentos.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas das orações acima é:
a) há – há – há – à – a
b) a – há – há – a – à
c) a – há – a – há – à
d) à – a – a – a – há
02. Todas as proposições estão corretas, exceto:
a) A pizza foi entregue em domicílio.
b) Os convidados da festa foram levados a domicílio.
c) A partir de fevereiro estaremos de férias.
d) Em vez de subir, o elevador desceu.
e) À partir de hoje os alunos terão aulas de informática.
01. [B]
02. [E]