Ao longo dos anos, as palavras adquiriram novos significados e novas classificações. Para poder diferenciá-las, criam-se classes para abrigar cada tipo segundo sua característica principal. Por conta disso, antigamente, era comum as gramáticas chamarem esse tipo de classificação de “classes de palavras”. Atualmente, o mais comum é classes gramaticais.
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“Todas as palavras da nossa língua pertencem a uma classe”. Existem dez classes de palavras:
Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.” (SACCONI, 2004, p. 80)
1. Substantivo
É o nome de tudo o que existe ou imagina-se existir. Exemplos:
- Casa, jornal, alma, fada, saudade, amor…
- Eu comprei bananas, uvas e maçãs no mercado.
- Meu filho teve um sonho muito estranho esta noite.
2. Artigo
Antecede o substantivo, determinando-o ou não. Sempre concorda em número e gênero.
Feminino: A, As, Uma, Umas.
Masculino: O, Os, Um, Uns.
Exemplos:
- A casa é cara. (uma casa específica).
- Comprar uma casa é caro. (qualquer casa).
3. Adjetivo
Pode aparecer antes ou depois do substantivo, sempre indicando qualidades, defeitos, condições etc. Sempre concorda em número, gênero e grau. Exemplos:
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- O soldado corajoso./ Os soldados corajosos.
- Uma menina graciosa./ Umas meninas graciosas.
Obs: O adjetivo também pode vir representado por uma expressão a que se dá o nome de locução adjetiva.
4. Numeral
É toda palavra que dá a ideia de número, de quantidade.
Exemplos: Um, dois, segundo, terceiro, metade, vinte, triplo etc.
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- Ele foi o segundo lugar na partida.
- Nós só pagaremos dois terços da conta.
- Por que você fez apenas metade da tarefa?
5. Pronome
É toda palavra que substitui ou acompanha um substantivo, referindo-se a uma das pessoas do discurso.
- 1a pessoa: Eu, Nós.
- 2a pessoa: Tu, Vós.
- 3a pessoa: Ele, Eles, Ela, Elas.
Exemplos:
- Chegou a nossa comida. (marcação de 2a pessoa do plural).
- Ele é um gênio. (marcação de 3a pessoa do singular).
- Por que tu o maltratas tanto? (marcação de 2a do singular).
6. Verbo
É toda palavra que pode ser conjugada, ou seja, que possui a capacidade de passar por diversas variações, como modo, tempo, pessoa, número e voz. Geralmente expressa uma ação, processo ou estado.
Modo: Indicativo, subjuntivo, condicional, optativo e imperativo.
Tempo: Presente, pretérito (imperfeito, perfeito e mais-que-perfeito) e futuro (do presente, do pretérito).
Pessoa: Eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
Número: Singular e plural.
Ativa, passiva e reflexiva.
Exemplos:
- Talvez cantarei esta noite. (futuro do presente, marcação de 1a pessoa do singular).
- Ele foi visitado pelos amigos. (voz passiva do verbo visitar, marcação de 3a pessoa do singular).
- Fechem a porta agora! (imperativo do verbo fechar, marcação de 2a pessoa do plural).
- Se não estivesse tão cansada, iria com você. (condicional do verbo ir, marcação de 1a pessoa do singular).
7. Advérbio
É um termo que aparece próximo do verbo, caracterizando, especificando ou melhorando o seu sentido. Exemplos:
- Estudo bastante todos os dias. (advérbio de intensidade).
- Eu vou para casa de bicicleta. (advérbio de modo).
- Nós conversamos sobre música. (advérbio de assunto).
- O aluno melhora conforme ele estuda. (advérbio de conformidade).
- Acabei vendo o que eu não queria ver hoje. (advérbio de tempo).
Obs: O advérbio também pode vir representado por duas ou mais palavras e, por isso, recebe o nome de locução adverbial. Exemplos:
- Estudo à noite.
- Eles gostam de falar sobre futebol.
- Ouvi minha irmã chegando de mansinho tarde da noite.
8. Preposição
É toda palavra que liga outras palavras. Exemplos:
- Casa de campo.
- Gosto de falar sobre dança.
- Café com leite.
- Cheguei após o almoço.
9. Conjunção
É toda palavra que liga duas ou mais orações. Exemplos:
- A sala está suja porque ninguém a limpou.
- Eu tentei, mas não consegui convencê-lo.
- Sai para conhecer a cidade.
- O pai, que era médico, nunca mais voltou.
10. Interjeição
É toda palavra que indica emoção ou qualquer sentimento repentino. Exemplos:
- Nossa, que acidente horrível!
- Oh, que surpresa!
- Cruz credo! Que filme ridículo!
Independente da classificação, as palavras adquirem diferentes significados quando empregadas nos mais diversos contextos. Porém, em questão de estudo e registro, elas precisam ser categorizadas para que se facilite o uso específico de cada uma delas.
Referências
SACCONI, Antônio L. Gramática Essencial Ilustrada. 19 ed. São Paulo: ed. Harbra. 2004
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 1.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
Por Priscila Nayade
Graduada em Letras Português - Licenciatura (UnB)
Nayade, Priscila. Classes de palavras. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/classes-de-palavras. Acesso em: 29 de January de 2025.
1. [UFRJ/2011] Observe o período: “Nada se sabe dele, senão que morreu de fome”. Nesse período, pode-se substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido da frase, por:
a) Inclusive
b) Exceto
c) Se não
d) Aliás
e) De outro modo
2. [UFMA/2006] Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o período: “A polícia _______ no roubo e _______ o ladrão”.
a) interveio, deteu;
b) interveio, deteve;
c) interviu, deteu;
d) interveu, deteve;
e) interviu, deteve.
3. [FUVEST/2010] “Galileu duvidou tanto de Aristóteles quanto das escrituras”. A mesma noção expressa pelo par sublinhado está também em:
a) A criança tanto chorou que a mãe comprou o brinquedo.
b) Quer você queira, quer não, partimos amanhã.
c) Não só o argumento é falso, como o discurso todo mente.
d) Ele apresentou de tal forma os fatos que convenceu a todos.
e) Ela mais bradou que verdadeiramente lutou contra a opinião pública.
1. [B]
A relação colocada na afirmação é de oposição, de excludência. A única alternativa que contém o conectivo representante desse tipo de construção é a B, contendo “exceto” como resposta. Ficaria: Não se sabe nada dele, exceto que morreu de fome.
2. [B]
Para a alternativa estar correta, é preciso que os dois verbos se apresentem no mesmo tempo. No caso da letra B, o verbo intervir está conjugado no pretérito perfeito do indicativo, da mesma forma como o verbo deter. A letra E, por mais que mantenha a conjugação correta do último verbo, a forma “interviu” não existe na norma culta da língua.
3. [C]
Por mais que a forma “tanto… quanto” seja comparativa, na afirmação, ela aparece com a ideia de adição de informações. Dentre as alternativas, a única que se expressa da mesma forma é “Não só o argumento é falso, como o discurso todo mente”.