Chamamos de aposto um termo acessório da oração que tem como função, quando sintaticamente relacionado com outro termo da oração, de explicar, desenvolver, comparar, resumir, especificar, enumerar, ou ainda detalhar e desenvolver esse outro termo ao qual está relacionado. É por meio dele que se dá o enriquecimento dos textos, que acaba por fornecer novas informações sobre os termos que estão presentes na oração.
Publicidade
Não se apresenta, ao contrário do que muitos acreditam, somente após o termo ao qual se refere, podendo, portanto, apresentar-se antes dele, e pode ser destacado por sinais de pontuação, como dois pontos, por exemplo. No desenvolver de um texto, pode-se usar ainda uma preposição ou ainda algumas expressões explicativas antes dele, como por exemplo “isto é”. Confira um exemplo a seguir para entender melhor: “Luís de Camões, importante poeta português, escreveu poemas sobre os descobrimentos portugueses”. Nessa oração, temos “importante poeta português” como aposto que complementa e explica quem é Luís de Camões, e está separado entre vírgulas.
É preciso aprender a diferenciar o aposto do vocativo, comumente confundidos quando se estuda a gramática da língua portuguesa. O aposto objetiva estabelecer uma função sintática com outro termo da oração, enquanto o vocativo é um termo independente que pode aparecer nas frases em seu começo, meio ou fim, sem que haja uma relação sintática com outros termos.
Existem, na língua portuguesa, sete tipos de aposto. São eles:
Aposto explicativo
Como o nome sugere, o aposto explicativo tem como objetivo explicar ou ainda esclarecer um termo presente na oração e aparece destacado por vírgulas, travessões ou ainda parênteses. Por exemplo: “Ana, a melhor aluna da turma, tirou nota 10 em Português”.
Aposto enumerativo
O aposto enumerativo, por sua vez, é usado para enumerar as partes constituintes de um determinado termo da oração, aparecendo também separado por travessão ou vírgulas, ou ainda dois pontos. Por exemplo: “São terríveis, esses três: João, Maria e Juliana”, ou ainda “Viajei por vários países: Uruguai, China, Índia, Espanha e Inglaterra”.
Aposto especificativo
Nesse caso, o aposto tem como função a especificação ou individualização de um termo genérico da oração, e não se encontra destacado por sinais de pontuação, como os anteriormente mencionados. Está ligado diretamente ao termo que é especificado, ou ainda por meio de uma preposição. Os apostos especificativos são, em sua maioria, nomes próprios de ruas, cidades e pessoas, por exemplo. Confira: “A redatora Natália trabalha na área há 7 anos”.
Publicidade
Aposto recapitulativo
Também conhecido pelo nome de aposto resumidor, o aposto recapitulativo é usado para resumir em uma única palavra alguns dos termos da oração. Por exemplo: “Doces, salgados, bebidas e enfeites, tudo pronto para a festa surpresa”.
Aposto distributivo
O aposto distributivo, por sua vez, é usado, como o nome sugere, para a distribuição de informações de uma forma separada de termos da oração. Por exemplo: “Ambas são boas em suas profissões, uma advogada e a outra médica”.
Aposto comparativo
O aposto comparativo é usado para realizar comparações entre um termo da oração e alguma coisa, aparecendo na frase entre vírgulas: “A criança, um pequeno general, mandava nos pais”.
Publicidade
Aposto de oração
Também denominado oração subordinada substantiva apositiva, o aposto de oração é quando há uma oração cujo valor é apositivo, e encontra-se sintaticamente dependente da outra. Por exemplo: “Maria não soube responder nem a metade das questões do ENEM, sinal de fraco estudo e preparação”.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Aposto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/aposto. Acesso em: 02 de December de 2024.
01. Diante da oração abaixo, indique todos os apostos pertencentes a ela:
“Quando a reunião iniciou, estavam na sala apenas o diretor, alguns funcionários e o dono da empresa, um importante representante da sociedade. O assunto em discussão foi: diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional.
02. [UFMG] A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
a – ( ) vocativo
b – ( ) sujeito
c – ( ) aposto
d – ( ) adjunto adnominal
01. Um importante representante da sociedade; diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional
02. [A]