Recebem o nome de adjetivos aquelas palavras que expressam uma determinada qualidade ou ainda uma característica do ser, sendo usada diretamente após o substantivo. Por exemplo, a palavra “gentil” expressa uma qualidade, além de poder ser usada depois do substantivo como em “mulher gentil” ou “menina gentil”. A palavra gentileza, em contrapartida, apesar de expressar uma qualidade, não pode ser usada ao lado do substantivo. Gentileza, como podemos concluir, então, não é um adjetivo, e sim um substantivo. O adjetivo, morfossintaticamente falando, tem função sintática relativa ao substantivo. Atua, portanto, como um adjunto adnominal, ou ainda como predicativo do sujeito ou objeto.
Publicidade
Como são classificados os adjetivos?
Os adjetivos são classificados como explicativo ou restritivo. O explicativo exprime uma qualidade que é própria do ser, como por exemplo “neve fria”, enquanto o restritivo exprime uma qualidade que não é própria do ser, como em “fruta verde”.
No que se refere à sua formação, os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos ou derivados. Os adjetivos simples são aqueles formados por apenas um radical, como é o caso de “magro”, “cômico” e “brasileiro”, por exemplo; os adjetivos primitivos, por sua vez, são aqueles que dão origem aos outros adjetivos, como por exemplo “belo”, “bom”, “puro” e “feliz”; os adjetivos derivados são os que derivam de determinados substantivos ou verbos, como é o caso de “magrelo”, “bondoso” e “belíssimo”; Por fim, os adjetivos compostos, a que se refere este artigo, são aqueles que são formados a partir de mais de um radical, como por exemplo “amarelo-canário”, “castanho-escuro” e “luso-brasileiro”, por exemplo.
Adjetivos compostos
Como mencionamos anteriormente, os adjetivos são palavras que dão características ao substantivo sendo que, portanto, em uma frase, podem assumir funções de predicativo do sujeito, predicativo do objeto e adjunto nominal. Os adjetivos compostos, formados por mais de um radical, causam muitas dúvidas no que se refere às suas formas no plural.
Para sabermos como é o plural dos adjetivos compostos, precisamos ter em mente algumas regrinhas bastante importantes. No geral, somente o último elemento vai para o plural, como é o caso de “cientista norte-americano”, que no plural ficaria “cientistas norte-americanos”. Entretanto, como muitas coisas na língua portuguesa, há exceções para estes casos.
O primeiro caso, é de adjetivos compostos invariáveis, que se mantêm da mesma forma mesmo quando usados para o plural, como é o caso de “roupa azul-marinho” que no plural fica “roupas azul-marinho”. O segundo, são os adjetivos compostos que têm como último elemento um substantivo, como por exemplo em “batom vermelho-paixão” e “batons vermelho-paixão”.Outra situação é a de adjetivos compostos pela estrutura cor + de + substantivo, como em “blusa cor-de-rosa” e “blusas cor-de-rosa”. E por fim, quando há a flexão dos dois elementos, como em “menino surdo-mudo”, que no plural fica “meninos surdos-mudos”.
Gênero dos adjetivos compostos
Quando os adjetivos são compostos e formados por dois adjetivos, somente o segundo será variável como no exemplo “roupa azul-escura” “moletom azul-escuro”, e quando o segundo elemento for um substantivo, não há variação em gênero, como em “terno verde-garrafa” e “roupa verde-garrafa”. Há a flexão dos dois elementos, por exemplo, em “menino surdo-mudo” e “menina surda-muda”.
Publicidade
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Adjetivo Composto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/adjetivo-composto. Acesso em: 03 de December de 2024.
01. [CESGRANRIO] Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
a) Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir…
b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d) Naquele instante era só um pobre cego.
e) … da Terra que é um globo cego girando no caos.
[ENEM] Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos adjetivos destacados nas frases:
I. Carolina comprou para a mãe um vestido amarelo-claro.
II. Ele estava feliz porque foi aprovado no vestibular.
III. A torcida ficou feliz pela conquista do título.
IV. O mineiro Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros.
V. A menina bonita colocou um laço de fita no cabelo e foi para a escola.
a) biforme, pátrio, derivado, primitivo e composto.
b) primitivo, composto, biforme, pátrio e derivado.
c) composto, primitivo, primitivo, pátrio e biforme.
d) composto, derivado, primitivo, pátrio e biforme.
01. [E]
02. [C]