A palavra estatística tem origem no latim, e significa “estado”; momento. O termo é provindo do uso primórdio da estatística, a fim de registrar dados (habitantes, nascimentos, mortalidade e etc.).
Publicidade
Além disso, era também usufruída com intuitos de elaboração de gráficos e tabelas, cujo objetivo era determinar um dado específico (mesmo que abrangente) que resumisse uma determinada situação.
Com o passar do tempo, a estatística evoluiu, abrangendo muito mais do que relatórios, dados, gráficos e tabelas. Torna-se, assim, uma complexa ciência exata de pontos objetivos e também subjetivos.
A partir de amostras representativas, a estatística tira conclusões sobre um dado conjunto. Um conceito moderno para estatística é o fato de se tratar de um conjunto de métodos que comportam:
- Análise de um determinado espaço;
- Interpretação dos dados coletados;
- Exposição das conclusões retiradas após mensuração;
A partir disso, a estatística cria uma realidade resumida, sutilmente imprecisa, mas que auxilia a refletir algo até então desconhecido.
Por exemplo, você sabe quantas adolescentes dão à luz no Brasil atualmente? Ou quantas pessoas acreditam em Deus no país? Ou ainda quantas pessoas possuem smartphone?
Cerca de 6,7% das gestantes são adolescentes. 98% dos brasileiros acreditam em Deus. Apenas 38% dos brasileiros tem um smartphone. Estes dados só são possíveis graças às estatísticas.
Publicidade
Objetivos da estatística
A partir disso, a estatística busca refletir uma realidade que pouco se imagina. Afinal, é impossível desprender dados simplesmente por suposição. A estatística busca propor um norte.
Assim, há a preocupação com:
- Coleta, organização e mensuração dos dados a serem apresentados;
- Medir variação e margem de erro;
- Estimativa de proposição de parâmetros relativos à população/
- Aplicação de testes sob hipóteses perante aos parâmetros;
- Análise com relação a variáveis anteriores;
A estatística busca trabalhar com dois diferentes conjuntos de dados expostos: amostra e universo. A amostra é uma parcela selecionada do universo, que compreende o todo.
Publicidade
A estatística compreende preocupar-se em obter informações a respeito da população, e não compreender o todo, como é o caso do censo. Este, apesar de igualmente ser uma estatística, está mais relacionado a dados precisos.
Estatísticas especiais (bioestatísticas ou econômicas) não existem. O que há são aplicações distintas variando de acordo com a área estudada. Por esse motivo, a estatística acaba sofrendo ramificações, a fim de estabelecer conceitos didáticos.
Divisões da estatística
Existem dois tipos diferentes de estatísticas, sendo:
- Estatística experimental: fornece métodos de interpretação e análise a partir de resultado obtido com experimentos (realizada de forma ordenada e controlada que visa certificar uma hipótese);
- Estatística descritiva: determinada métodos resumidos para coletar, observar e mensurar a partir de uma pesquisa amostral;
Referências
Matemática Básica – Marcos Paulo de Souza
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Estatística. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/matematica/estatistica. Acesso em: 24 de November de 2024.