Diagrama de Venn

A probabilidade está presente em muitas situações das nossas vidas. Podemos reunir todas as situações de probabilidades em conjuntos e representá-los pelo Diagrama de Venn, facilitando a situação.

À primeira vista, Zenão de Eléia, filósofo grego que viveu por volta de 450 a.C., já tinha um pensamento a respeito do que seria o conceito de infinito quando ele propôs o famoso paradoxo de Zenão.

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Por outro lado, em 1830, o matemático Georg Cantor (1845-1918), juntamente com seu colega Richard Dedekind (1831-1916), conseguiram definir e classificar precisamente muitos tipos diferentes de infinitos.

Em suma, para realizar tal feito, eles utilizaram uma nova teoria, criada por Cantor em 1872, conhecida como teoria dos conjuntos.

Relacionadas

Probabilidade
A probabilidade é estudada pela matemática e muito popular entre os jogos de cartas, roleta e dados, apesar de apresentar inúmeras outras aplicações.
Números reais
O conjunto dos números reais é o mais completo conjunto numérico, uma vez que engloba todos os outros existentes.
Números inteiros
Os números inteiros basicamente abrange o conjunto dos números naturais e seus respectivos homônimos negativos.

Sob o mesmo ponto de vista, o matemático John Venn (1834-1923) criou um diagrama, conhecido como Diagrama de Venn.

Esse diagrama é utilizado para a representação de um conjunto em que os elementos são simbolizados por pontos (números, letras, nomes, etc.) interiores a uma região plana (normalmente uma circunferência ou uma elipse), delimitada por uma linha fechada que não se entrelaça.

Um exemplo prático

Além da utilização desse diagrama para a teoria de conjuntos, ao mesmo tempo podemos utilizá-lo para a aplicação nos conceitos de probabilidade e em lógica.

Suponha uma sala de aula com 25 alunos. Ainda temos que 15 alunos gostam do refrigerante A e 18 gostam do refrigerante B. Se somarmos 15 e 18, encontraremos 33 pessoas nesse grupo. Isso ocorre pois temos, ao mesmo tempo, alunos nessa sala que optam pelos dois.

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Conjunto de alunos que gostam do refrigerante A.
Conjunto de alunos que gostam do refrigerante B.

Para encontrar quantos alunos gostam de ambos os refrigerantes, basta fazer a diferença entre 33 e o total de alunos da sala. Caso uma professora escolhesse aleatoriamente um aluno dessa turma, qual será a probabilidade de escolher um aluno que goste dos dois?

Neste exemplo, podemos utilizar o diagrama de Venn para representar tal situação para o conjunto A e o conjunto B.

A probabilidade de escolher um aluno que goste dos dois refrigerantes, utilizando o diagrama de Venn, é a intersecção dos dois conjuntos, ou seja, A∩B.

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Alunos que gostam do refrigerante A e B ao mesmo tempo.

Modelos de Diagrama de Venn

Antecipadamente nos foi mostrado o exemplo da probabilidade de em uma sala de aula obtermos em um sorteio, alunos que gostem do refrigerante A e B ao mesmo tempo.

Mas como seria a relação entre esses conjuntos se fossem adicionados mais outros conjuntos ao exemplo citado?

Podemos então, de antemão, utilizar alguns modelos para o diagrama de Venn, para 2, 3 e 4 conjuntos.

A princípio vamos começar com a relação entre 2 conjuntos, mostrando a representação matemática dessa relação.

Relação entre 2 conjuntos

n(A U B) = n(A) + n(B) – n(A ∩ B)

De acordo com a relação entre 2 conjuntos, temos o número de elementos do conjunto A e B e de sua intersecção A ∩ B.

Relação entre 3 conjuntos

n(A U B U C) = n(A) + n(B) + n(C) – n(A∩B) – n(A∩C) – n(B∩C) + n(A∩B∩C)

Nesse ínterim, teremos a quantidade de elementos das intersecções A∩C, B∩C e A∩B∩C, juntamente com as relações para 2 conjuntos.

Sob o mesmo ponto de vista, podemos citar um exemplo de aplicação dessa relação de conjuntos na geografia.

Durante o decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980, houve a necessidade de se estudar o mundo em suas três divisões regionais.

Ainda mais, o mundo ficou dividido em Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo. Dessa forma, podemos representar essa divisão em um diagrama de Venn, que foi proposta pelo geógrafo Yves Lacoste.

Relação entre 4 conjuntos

n(A U B U C U D) = n(A) + n(B) + n(C) + n(D) – n(A∩B) – n(A∩C) – n(A∩D) – n(B∩C) – n(B∩D) – n(C∩D) + n(A∩B∩C) + n(A∩B∩D) + n(A∩C∩D) + n(B∩C∩D) – n(A∩B∩C∩D)

Por outro lado, no caso de uma relação de 4 conjuntos, teremos o número de elementos das intersecções A∩D, B∩D, C∩D, A∩B∩D, A∩C∩D, B∩C∩D e A∩B∩C∩D , além das relações já existentes para 2 e 3 conjuntos.

Do mesmo modo que nos casos anteriores, vamos observar o exemplo da Figura abaixo.

A partir da imagem, podemos observar as seguintes situações:

  • A = {a, b, d, e, h, i, l, m}
  • B = {b, c , e, f, i, j, m, n}
  • C = {d, e, f, g, h, i, j, k}
  • D = {h, i, j, k, l, m, n, o}
  • A∩B = {b, e, i, m}
  • A∩C = {d, e, h, i}
  • B∩C = {e, f, i, j}
  • C∩D = {h, i, j, k}
  • A∩D = {h, i, l, m}
  • B∩D = {i, j, m, n}
  • A∩B∩C = {e, i}
  • A∩C∩D = {h, i}
  • B∩C∩D = {i, j}
  • A∩B∩C∩D = {i}

Em suma, todas as situações de combinações de conjuntos nos ajudam a resolver muitos problemas matemáticos que se mostram complicados.

Resumo

Em síntese, podemos ver um resumo a respeito do diagrama de Venn no vídeo a seguir.

Referências

Dante, Luiz Roberto. Matemática : contexto & aplicações : ensino
médio / Luiz Roberto Dante
. — 3. ed. –. São Paulo : Ática, 2016.

PAIVA, Manoel. Matemática. São Paulo: Moderna, 2005.

Guilherme Santana da Silva
Por Guilherme Santana da Silva

Graduado no curso de Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professor assistente em um colégio de ensino médio e preparatório para os vestibulares. Nas horas vagas se dedica à vida religiosa, praticar mountain bike, tocar bateria, dar atenção à família e cuidar de suas duas gatinhas Penélope e Mel.

Como referenciar este conteúdo

Santana, Guilherme. Diagrama de Venn. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/matematica/diagrama-de-venn. Acesso em: 21 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UEPA]

De acordo com a reportagem da Revista VEJA (edição 2341), é possível fazer gratuitamente curso de graduação pela Internet. Dentre os ofertados temos os cursos de Administração (bacharelado), Sistemas de Computação (tecnólogo) e Pedagogia (licenciatura). Uma pesquisa realizada com 1800 jovens brasileiros sobre quais dos cursos ofertados gostariam de fazer constatou que 800 optaram pelo curso de Administração; 600 optaram pelo curso de Sistemas de Computação; 500 optaram pelo curso de Pedagogia; 300 afirmaram que fariam Administração e Sistemas de Computação; 250 fariam Administração e Pedagogia; 150 fariam Sistemas de Computação e Pedagogia e 100 dos jovens entrevistados afirmaram que fariam os três cursos. Considerando os resultados dessa pesquisa, o número de jovens que não fariam nenhum dos cursos elencados é:

a) 150
b) 250
c) 350
d) 400
e) 500

Resposta:

  1. A intersecção dos 3 conjuntos, alunos que optaram pelos 3 cursos: 100
  2. Alunos que optaram por apenas 2 cursos:
    a) Administração e Pedagogia: 250 – 100 = 150
    b) Administração e Sistemas de Computação: 300 – 100 = 200
    c) Pedagogia e Sistemas de Computação: 150 – 100 = 50
  3. Alunos que optaram por apenas 1 curso:
    a) Pedagogia: 500 – (150 + 100 + 50) = 200
    b) Administração: 800 – (150 + 100 + 200) = 350
    c) Sistemas de Computação: 600 – (50 + 100 + 200) = 250
  4. Alunos que não optaram por nenhum dos três cursos ofertados: A soma de todos os números das sete regiões dos círculos representa a quantidade de jovens que optaram por pelo menos um curso: 200 + 50 + 250 + 150 + 100 + 200 + 350 = 1300
    Dessa forma, a quantidade de jovens que foram entrevistados e não optaram por nenhum dos três cursos é obtida por: 1800 – 1300 = 500. Observe o diagrama ao lado com os valores encontrados já dispostos nas respectivas regiões dos círculos e universo
  5. RESPOSTA: e

2. [TJ SP 2014 – Vunesp]

O diagrama mostra a distribuição de pessoas, que possuem uma ou mais das habilidades A, B, C. As letras minúsculas representam o número de pessoas que possuem determinada ou determinadas habilidades. Por exemplo: a letra w, que está na intersecção dos grupos de habilidades A e B, representa a quantidade de pessoas que possuem ambas as habilidades citadas.

Foi realizada uma enquete com todas essas pessoas, e elas deveriam responder SIM ou NÃO a essa única pergunta: “Você possui as habilidades A e C? Todas as pessoas responderam de forma verdadeira, e o número de pessoas que respondeu SIM foi

a) x + s.

b) w + r + y.

c) x + r + s.

d) zero.

e) r.

Basta verificarmos no Diagrama de Venn em qual situação as pessoas possuem a habilidade A e C ao mesmo tempo. Neste caso, a única possibilidade é mostrado pela letra r.

RESPOSTA: e

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