Você já ouviu falar em ano Bissexto? Vira e mexe acabamos ouvindo que tal ano será um ano bissexto, mas o que isso significa?
Publicidade
Chamamos de Ano Bissexto aquele ano em que há um dia a mais do que os anos normais, ou seja, ao invés de apenas 365 dias, teremos 366 dias. Mas como e por que isso foi criado?
História do Ano Bissexto
A ideia de ano bissexto foi criada no ano de 238 a.C. em Alexandria, no Egito. Foi acrescentado um dia a mais no calendário, porém isso somente foi adotado no ano de 45 a.C. por Júlio César, em Roma. Mas por quais motivos foi adicionado um dia ao ano? Isso aconteceu com o objetivo de alinhar o calendário usado nos dias atuais com o ano solar. Isso se refere ao movimento de translação, ou seja, o movimento da Terra girando em torno do Sol. O calendário atual termina em 365 dias, enquanto o calendário solar termina em 365 dias e 6 horas. Isso gera um desarranjo, e por isso, com a somatória de 6 horas por ano, a cada quatro anos, adiciona-se um dia ao calendário. O mês de fevereiro, portanto, teria, a cada 4 anos, 29 dias ao invés de 28 como o habitual.
Fevereiro foi o mês escolhido porque, no Império Romano, o calendário era chamado de Ano Lunar, sendo baseado nas fases da lua. Dessa forma, o ano tinha 304 dias, 10 meses, e 6 desses meses tinham 31 dias, enquanto apenas 4 tinham 30. O ano tinha início em Março, mas quando Júlio Cesar entrou no poder, adotaram o ano solar como calendário, bastante semelhante ao calendário Alexandrino. Nisso, Janeiro e Fevereiro passaram a existir, o que foi chamado de Calendário Juliano. Foi aí que se notou a necessidade de haver, a cada 4 anos, 366 dias no ano.

No Império Romano, o primeiro dia do mês era chamado de Calendas, e foi decidido que o dia que houvesse a necessidade de acrescentar um dia, seria acrescentado após “o sextus die ante calendas Martias”. Dois sextos dias, portanto, estariam presentes antes do primeiro dia de Março. Comparado ao calendário atual, o sexto dia antes de calendas de Março, é o dia 24 de fevereiro que, teoricamente, aconteceria duas vezes.
Mas por que chamamos de ano bissexto? Isso é uma curiosidade interessante a respeito dos anos bissextos. Ao adicionarmos um dia ao ano, que teria 365 dias, passam a ter 366 dias. Como são dois seis, o termo bissexto foi criado.
Como calcular os anos bissextos?
É bastante simples calcular os anos bissextos. Basta lembrar que a cada quatro anos temos um ano bissexto. Além disso, são bissextos todos os anos múltiplos de 400, e não são bissextos os anos múltiplos de 100. As regras determinam, portanto, que a cada 400 anos, irão existir 97 anos bissextos.
Publicidade
É importante lembrar, entretanto, que o período que a Terra demora para completar o movimento de translação pode variar com o tempo, fazendo com que sejam necessárias alterações nesses cálculos.
Referências
Ano Bissexto – Regis Rodrigues de Almeida

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Ano Bissexto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/matematica/ano-bissexto. Acesso em: 25 de April de 2025.
01. [TRT] O ano bissexto possui 366 dias e sempre é múltiplo de 4. O ano de 2012 foi o último bissexto. Porém, há casos especiais de anos que, apesar de múltiplos de 4, não são bissextos: são aqueles que também são múltiplos de 100 e não são múltiplos de 400. O ano de 1900 foi o último caso especial.
A soma dos algarismos do próximo ano que será um caso especial é:
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
02. [TRT-BA] Um ano bissexto possui 366 dias, o que significa que ele é composto por 52 semanas completas mais 2 dias. Se em um determinado ano bissexto o dia 1º de janeiro caiu em um sábado, então o dia 31 de dezembro cairá em
a) um sábado
b) um domingo
c) uma segunda-feira
d) uma terça-feira
e) uma quarta-feira
01. [A]
02. [B]