O apótema é o segmento de reta perpendicular ao lado do polígono regular, que o liga com o seu centro geométrico. Confira como calcular, exemplos e muito mais sobre esse tema da geometria plana.
As retas concorrentes possuem um único ponto comum e estão no mesmo plano. Essa intersecção forma quatro ângulos que são suplementares entre si.
O desvio padrão é, basicamente, a medida da uniformidade de um conjunto de dados estatísticos. Quanto menor for esse valor, mais uniforme é o conjunto de dados.
O volume da esfera é a medida do espaço que ela ocupa. Essa grandeza depende, basicamente, do radio do sólido geométrico. O qual é a sua única variável.
O círculo e a circunferência estão relacionados, mas são diferentes. O primeiro é toda a área interna da circunferência. Dessa forma, seus cálculos também são distintos.
O cálculo do volume do cilindro deve levar em consideração as suas três dimensões. De maneira geral, pode-se entender esse cálculo como sendo o produto da área da base pela altura.
As retas são a união de infinitos pontos, por isso elas devem ser infinitas e ilimitadas. Em um plano cartesiano, é possível determinar sua equação geral e sua equação reduzida.
A secante é uma razão trigonométrica que corresponde ao inverso do cosseno. Ela também pode ser entendida como a razão entre a hipotenusa e um cateto adjacente a um ângulo agudo.
Os ângulos adjacentes são aqueles que são complementares e possuem o vértice e um lado em comum. Contudo, sua definição tem particularidades.
A equação exponencial deve ser da forma ax = b, desde que a e b pertençam aos números reais e a seja diferente de 1.
Razão e proporção são conceitos matemáticos muito utilizados em diversas áreas do conhecimento. Compreender os conceitos de razão e proporção é fundamental para provas de grande escala como o Enem.
A combinação está presente em várias situações do nosso cotidiano. Aprenda como realizar a contagem das possibilidades de combinações.