Escolas Literárias são maneiras de divisão da literatura segundo características apresentadas em uma obra. Ou seja, as escolas literárias serão as responsáveis por abordar um combinado de obras/autores de similar característica.
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Basicamente, essa divisão corresponderá a inúmeros aspectos, sobretudo históricos. Além disso, as escolas literárias recebem o nome de movimentos literários, sendo, no Brasil, divididas em: era colônia e era nacional.
Escolas literárias da Era Colonial
Os movimentos literários da era colonial buscaram a reflexão de uma literatura ainda muito presa à lusitana. Surgindo com o descobrimento do Brasil e durando até anos antes da Independência.
Quinhentismo (1500 – 1601)
Primeira das escolas literárias do Brasil, o Quinhetismo tinha como característica os textos pedagógicos e informativos sobre a nova terra. Os principais autores foram Pero Vaz de Caminha, Gândavo e José de Anchieta.
Barroco (1601 – 1768)
O barroco surgiu após a consolidação do Brasil como uma nação. Envolvendo-se conflitos, vida social e uma cultura que emergia em cenário nacional. Caracterizado, sobretudo, pelo apreço aos detalhes, o exagero (hipérboles) e linguagem rebuscada.
Dentro do Barroco destacam-se o cultismo e o conceptismo como linhas literárias dentro do movimento. Os principais autores foram Bento Teixeira, Gregório de Matos e Botelho de Oliveira.
Arcadismo (1768 – 1808)
A última das escolas literárias da era colonial. O arcadismo se caracterizava pela exaltação à natureza, a linguagem simples e, igualmente, a simplicidade dos temas abordados.
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Entre os principais autores destacam-se Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão.
Escolas Literárias da era nacional
Havendo um período de transição entre os anos de 1808 e 1836, surge, loco em seguida as escolas literárias da era nacional. Estas tinha como característica a autonomia literária do Brasil, exaltando-se o país como independente de Portugal em todas as esferas.
Romantismo (1836 – 1881)
Cada fase do romantismo no Brasil apresenta diferentes características, bem como autores de destaque. Assim, terá:
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- Primeira fase: indianismo e nacionalismo (Autor: Gonçalves Dias);
- Segunda fase: egocentrismo e pessimismo (Autor: Álvares de Azevedo);
- Terceira fase: liberdade (Autor: Castro Alves);
Realismo, Naturalismo e Parnasianismo (1881 – 1893)
Com a terceira fase do romantismo, emerge-se novos conceitos de exaltação à natureza e ao real Brasil por trás de todos conflitos do período. Caracterizam-se, assim, cada uma das escolas literárias:
- Realismo: apelo social e objetivo (Autor: Machado de Assis);
- Naturalismo: coloquialismo e opiniões polêmicas (Aluísio de Azevedo);
- Parnasianismo: linguagem poética e culto à forma (Olavo Bilac);
Simbolismo (1893 – 1910)
Os simbolistas eram mais subjetivos, metafísicos e místicos. As características refletiam muito mais aos signos culturais do que propriamente à realidade – em contradição à escola literária anterior. Principais autores: Cruz e Souza e Augusto dos Anjos.
Pré-Modernismo (1910 – 1922)
Rompimento com a linguagem mais rebuscada, e dando mais voz às ruas, de modo a aproximar a literatura das classes mais pobres. Principais autores: Euclides da Cunha e Lima Barreto.
Modernismo (1922 – 1950)
O modernismo chega ao seu apogeu após a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922. Dividido em três fases, ele se caracterizaria em:
- Primeira fase: radicalismo e renovação (Autor: Manuel Bandeira);
- Segunda fase: nacionalismo forte (Autor: Graciliano Ramos);
- Terceira fase: nova linguagem e experimentações de arte (Autora: Clarice Linspector);
Pós-Modernismo (1950 – atual)
O pós-modernismo surge da espontaneidade. Dentre as escolas literárias, a mais abrangente, vigorando a liberdade do artista, múltiplos gêneros e estilos, além de tendências e linhas literárias combinadas.
Dentre os principais autores pós-modernistas é possível citar Paulo Lemninski e Adriano Suassuna.
Referências
História da literatura brasileira: Das origens ao romantismo Livro – Massaud Moisés
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Escolas Literárias. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/literatura/escolas-literarias. Acesso em: 21 de November de 2024.
1.
Assinale a opção correta.
a) O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo.
b) O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era.
c) O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações.
d) O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é.
e) O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral.
Resposta: E
2. [UFSM]
Numere a primeira coluna de acordo com a segunda:
( ) Compensação de frustrações sentimentais na fuga da realidade através da imaginação.
( ) Literatura de informação que resgata as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo.
( ) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos.
( ) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.
( ) Utilização de linguagem metafórica para expressar sentimentos individuais e de culto à nacionalidade.
(1) Romantismo
(2) Barroco
(3) Quinhentismo
A sequência correta é:
a) 3, 2, 2, 1, 1
b) 3, 1, 3, 1, 2
c) 1, 3, 2, 2, 1
d) 1, 3, 2, 1, 2
e) 2, 1, 3, 1, 3
Resposta: C