Ditados Populares

Os ditados populares remetem a frases de cunho anônimo que expressam uma ideia enraizada em seu conceito para um específico contexto.

Os ditados populares, ou provérbios, são frases de um contexto popular. Abrangem um texto mínimo, geralmente de autor anônimo ou desconhecido. Contudo, são frases repetidas inúmeras vezes, que acabam fixando sua ideia de senso comum no juízo popular. Comumente também estão relacionadas a um específico contexto cultural. Utilizados no dia a dia, os ditados populares são expressões imutáveis que atravessam anos, constituindo assim uma identidade sociocultural.

Publicidade

Resumidamente, os ditos transmitem um conhecimento de senso comum sobre a vida como um todo. Grande parte deles foi originada em tempos mais antigos, mas seguem vivos até hoje. “Antes ele do que eu”, apesar de não ser um provérbio reflexivo, abrange o que denomina-se “frase-feita”. Esta, por sua vez, incorpora uma expressão frasal pronta que designa um significado próprio para contexto.

Em um diálogo é muito comum que ditados populares sejam soltos. (Imagem: Reprodução)

Afastando-se, porém, do conceito de frases-feitas, os provérbios acabam por fazer parte da rotina. Afinal, enquanto você fazia uma atividade rápida para apressar não ouviu que “a pressa é a inimiga da perfeição”?

Os ditados populares são populares exatamente por apresentarem essa lógica e uso contextualizado. Essa lógica por traz deles populariza seus significados. Sendo fáceis e totalmente rápidos de decorar e transmitir. Além de serem dotados de um formato simples e dinâmico. Eles são artifícios excelentes para uso corriqueiro na linguagem.

Ditados populares que foram aprendidos errados e suas devidas correções

Chega de ditar o erro. Os provérbios são reflexivos, e sua essência tem uma relação muito forte com sua construção frasal. Há diversos ditados populares formulados que até apresentam coerência erroneamente falados. Contudo, é necessário corrigi-los. Veja alguns deles e seus devidos reparos:

1) “Batatinha quando nasce esparrama pelo chão”

Menina quando dorme bota a mão no coração. Lindo ditado, mas, excepcionalmente, esta construção está incorreta. O correto é “Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão”.

2) “Cuspido e escarrado”

Para se referir a um primogênito que se assemelha aos pais? Nada disso! Está incorreto. “Esculpido em Carrara” é a construção correta. Carrara, para fins de entendimento, é um tipo de mármore.

Publicidade

3) “Quem não tem cão, caça com gato”

Este poderia ser muito bem utilizado para especificar a uma situação adversa. Contudo, a verdadeira expressão dita que “quem não tem cão, caça como gato”. Ou seja, não tem um companheiro? Caça sozinho.

4) “Ossos do ofício”

Para destacar as dificuldades junto ao vínculo empregatício. Entretanto, a frase, na realidade, é construída da seguinte forma: “Ócios do ofício”. O destaque é justamente para as procrastinações durante o horário de trabalho.

5) “Quem tem boca vai a Roma”

Geralmente é utilizado para incentivar a comunicação entre as pessoas. No entanto, o ditado verdadeiramente diz que “quem tem boca vaia Roma”. Em alusão clara a protestos dos romanos para com diversos imperadores ao longo da história.

Publicidade

6) “Esse menino não para quieto, parece ter bicho carpinteiro”

Mas o que seria bicho carpinteiro? Para se referir verdadeiramente a uma criança agitada deve-se dizer de uma outra forma. Que tal: “Esse menino não para quieto, parecer ter bicho no corpo inteiro”?

Importância dos ditados populares

Os provérbios são recursos práticos utilizados para especificar uma ação. Eles apresentam um significado que carregam já ao longo da construção. A expressão especifica uma determinada situação com palavras já moldadas.

Assim, além de servirem como reflexão, os ditados populares são frases que abrangem um resumo. A síntese de uma determinada ação a partir de um contexto pré-estabelecido pela construção frasal.

Referências

OLIVEIRA, de Édison. Todo o mundo tem dúvida, inclusive você, editora Sagra. 2ª edição. 180 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Ditados Populares. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/literatura/ditados-populares. Acesso em: 21 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM]

Entre os seguintes ditos populares, qual deles melhor corresponde à figura acima?

 a) Com perseverança, tudo se alcança.

b) Cada macaco no seu galho.

c) Nem tudo que balança cai.

d) Quem tudo quer, tudo perde.

e) Deus ajuda quem cedo madruga.

01. [A]

Compartilhe

TOPO