Ronald Reagan é muito conhecido por viver dois mundos, tanto na política, como no cinema. O 40º presidente dos Estados Unidos (1981-1989) nasceu no estado de Illinois, na cidade de Tampico. Durante período na Casa Branca, Reagan contribuiu para o desenvolvimento de um forte sentimento de afeição nacional entre a população. Foi a partir de Reagan que os norte-americanos emergiram em si uma autoconfiança nacional.
Publicidade
Já no plano globalizado, as metas incluíam a restauração econômica da nação. Além disso, era aliada uma proposta indireta de paz à nação que via o fim encaminhado da URSS. Ronald Reagan, antes de assumir a cadeira presidencial, estudou economia e sociologia. Quando jovem, ainda jogou futebol, mas obteve sucesso mesmo em peças de teatro dentro do high school. Em 1937, conseguiu aprovação em um teste para ator, assinando contrato com Hollywood logo em seguida. Pelas próximas duas décadas, essa seria a vida de Reagan, atuando em um total de 53 filmes.
Ronald Reagan no mundo político
Já envolvido com a política enquanto vivia personagens nas telonas, Reagan foi eleito (e reeleito) governador da Califórnia, em 1966. Sob indicação do partido republicano, Ronald Reagan se torna presidente dos Estados Unidos, em 1980. Obtendo vitória sobre o democrata Jimmy Carter, o novo presidente foi empossado em 20 de janeiro de 1981.
Depois de 69 dias no cargo, o novo presidente sofreu um atentado, sendo baleado. Ao recuperar-se, sua popularidade e o sentimento da população americana se multiplicou. Entre um bom relacionamento com o Congresso e uma liderança marcante, Reagan conseguiu mudanças importantes.
O estímulo ao crescimento da economia, a diminuição da inflação e a multiplicação dos empregos foram algumas das medidas conquistadas. O fortalecimento militar, bem como a redução de certas despesas do governo, também foram outras soluções encontradas pelo presidente. Contudo, os indicadores mostraram que as medidas se fizeram às custas do crescimento do déficit econômico populacional.
Guerra ao terrorismo, doença e morte
Bombardeios estadunidenses foram enviados contra a Líbia sob ordens de Reagan. O motivo teria sido um suposto ataque de soldados do país contra militares norte-americanos em uma boate na Berlim Ocidental. Ainda no campo do combate ao terrorismo, ordenou que frentes navais se deslocassem até o Golfo Pérsico. O intuito era coordenar o fluxo liberado de óleo em meio à guerra entre o Irã e o Iraque.
Seu governo também foi marcado por medidas que boicotassem a expansão do comunismo. Na América Central, na Ásia e na África, por exemplo, promoveu incentivo aos países que desvirtuassem do ideal socialista. A partir desta medida, Ronald Reagan ganhou ainda mais apoio popular, fazendo com que os EUA vivessem um período áureo.
Publicidade
Seu plano de governo foi uma ponte para a eleição de seu braço direito, George Herbert Bush. Anos mais tarde, mais precisamente em 1994, e já afastado de cargos públicos, Reagan anunciou que sofria mal de Alzheimer. Esta doença degenerativa acabou por provocar desorientação em um dos presidentes mais populares dos EUA.
Assim, Ronald Reagan anuncia afastamento da vida pública, exilando-se em sua casa, na capital californiana de Los Angeles. No dia 5 de junho de 2004, aos 93 anos, Reagan falece em decorrência de uma forte pneumonia.
Publicidade
Referências
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Ronald Reagan. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/ronald-reagan. Acesso em: 15 de January de 2025.