Bastante populares nos dias de hoje, as redes sociais são estruturas que se formam dentro (ou fora) da internet por pessoas e organizações que têm interesses ou valores em comum. Há uma grande confusão no que se refere às redes sociais e mídias sociais, mas podemos falar, todavia, que as mídias sociais são apenas formas de criar as redes sociais na internet.
Publicidade
O que são redes sociais?
As redes sociais como conhecemos atualmente, são bastante populares, principalmente entre os mais jovens, e se referem à sites e aplicativos que podem ter diversos objetivos, como prfissionais, de relacionamento, entre outros, sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e empresas. Sites como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter, sempre vêm à nossa mente quando falamos em redes sociais. Mas a verdade é que essa ideia é muito mais antiga do que a internet (ou do que eu e você).
Na sociologia estudamos o conceito de redes sociais como uma forma de analisar as interações entre os indivíduos, grupos e organizações, e até mesmo sociedades inteiras, desde o final do século XIX.
As redes sociais atuais, na internet, acabam gerando inúmeras polêmicas, como a falta de privacidade, ou ainda a disseminação de informações falsas, mas é, com certeza, uma excelente ferramenta para notícias, manifestações e até mesmo para a publicidade. Quando falamos na relação entre as redes sociais e a publicidade, abrimos um imenso leque de questões que aproximaram o consumidor das empresas, permitindo uma interação mais pessoal e próxima, bem como a execução de anúncios de produtos e serviços de forma mais eficiente, atingindo diretamente ao público-alvo.
O surgimento das redes sociais na internet
Considera-se oriundo do ano de 1995, criada por Randy Conrads, norte-americano, o ClassMates, a primeira rede social. O serviço, apesar de ser pago, fez muito sucesso entre os usuários nos Estados Unidos e no Canadá, e existe até os dias atuais. Posteriormente, no ano de 1997, Andrew Weinreich criou um site parecido com as redes sociais que conhecemos nos dias atuais, o Six Degress, permitindo que os usuários trocassem mensagens entre si, publicassem nos murais, e ainda que adicionassem contatos à sua rede.
No ano de 2002, surgiu o Frendster, que não funciona mais, e no ano seguinte foram criados o MySpace, que era direcionado à música, e o LinkedIn, que objetiva conectar pessoas com interesses profissionais semelhantes.
No Brasil, as redes sociais chegaram intensamente com a criação do Orkut, no ano de 2004, criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, seguido pelo Facebook, que chegou somente mais tarde no Brasil. Mark Zuckenberg criou o Facebook com a intensão de reunir os amigos da universidade, e em 2006 foi liberado para quaisquer pessoas, com idade superior aos 13 anos. Atualmente o Orkut já não mais existe, enquanto o Facebook é a rede social mais popular do mundo, contando com mais de 1 bilhão de usuários, sendo 67 milhões somente no Brasil. O Google+ está em segundo lugar, seguido pelo Youtube e pelo Twitter.
Publicidade
Referências
https://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede-social
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Redes Sociais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/redes-sociais. Acesso em: 24 de November de 2024.