Habitantes da região central e oriental da Europa há mais de cinco mil anos, os povos eslavos possuem origem indo-europeia e encontram-se em grande quantidade entre os povos deste ramo. Atualmente, os descendentes desse povo são os lusácios, eslovacos e eslovenos, macedônios, ucranianos, búlgaros, croatas, polacos, bielo-russos e russos, além dos tchecos e dos sérvios. Existem duas grandes vertentes teóricas referentes à origem dos povos eslavos. A primeira, é autoctônica, e defende que os povos eslavos já habitavam, antes de 1000 a.C. a região ao norte dos Cártapos. A segunda, por sua vez, é a vertente aloctônica, e defende que a origem dos eslavos se deu entre os séculos V e VI D.C., aproximadamente.
Publicidade
Eslavo deriva do grego e significa “escravo”, mas há aqueles que defendem que o verdadeiro significado seria “aquele que vem do Leste”. Foi a partir dos romanos que tivemos acesso às primeiras descrições dos eslavos, e dela se extrai que os eslavos eram bárbaros e guerreiros “que pareciam com lobos” pelo fato de usarem cabelos e barbas compridas, em contraste com os romanos que sempre mantinham os cabelos cortados e o rosto sem pelos.
Com o passar do tempo, em decorrência da pressão populacional, algumas tribos eslavas acabaram deixando o território e se espalharam por todo o continente europeu, ocupando parte de onde fica a Escandinávia, e foi a partir do Rio Danúbio que tiveram acesso à Europa Ocidental. Passaram, então, a se instalar em regiões onde estão países como a Croácia, Macedônia, Sérvia, Eslovênia, Hungria, Polônia, Bulgária, entre outros.
A Cultura dos povos eslavos
A cultura dos povos eslavos era marcada pelos trajes costurados e enfeitados que homens e mulheres usavam em festas, permitindo, pela quantidade de enfeites, saber quem tinha a maior posição social: quanto maior, mais enfeitada a roupa. Além disso, havia a dança tradicional folclórica executada em pares, e as danças destinadas aos homens com passos executados com o dançarino agachado, servindo para demonstrar força e coragem.

Os eslavos tinham um alfabeto denominado cirílico, composto por 44 letras que teria sido inventado por São Cirilo e São Metório no século IX, durante a catequisação dos búlgaros. Ainda que tenham se incorporado ao Império Romano pela força ou pela troca de serviços militares, os eslavos não perderam muito de sua língua falada e escrita, pois à época, Roma estava em sua fase de decadência. Outros povos, com a expansão do Primeiro Império Búlgaro, passaram a adotar o alfabeto cirílico, como foi o caso dos macedônios, dos sérvios e dos eslovenos. Russos e ucranianos também adotaram o alfabeto cirílico para seu idioma através dos missionários cristãos. O alfabeto, entretanto, passou por uma mudança objetivando simplificar, durante o século XVIII, quando houveram as reformas introduzidas na Rússia por Pedro, o Grande.
Referências
Os Eslavos – Povos e Nações – Roger Portal

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Povos eslavos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/povos-eslavos. Acesso em: 25 de April de 2025.
01. [Mackenzie] Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e às questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litovsky e ao desmembramento da Áustria-Hungria.
02. [UFPR] As invasões normandas, realizadas na região do Reino dos Francos a partir do século IX, visavam principalmente:
a) ao saque.
b) criar conexões comerciais.
c) conhecer novas regiões.
d) difundir a religião tradicional nórdica.
e) fugir dos ataques dos eslavos.
01. [C]
02. [A]