Os primeiros sinais de uma sociedade complexa na Mesoamérica foram os olmecas, uma antiga civilização pré-colombiana que viveu nas planícies tropicais do México centro-sul.
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A área possuía cerca de 125 quilômetros de extensão e 50 quilômetros de largura, com o Rio Coatzalcoalcos correndo ao meio.
Este local incluía os grandes centros de San Lorenzo Tenochtitlán, Laguna de los Cerros, Tres Zapotes, e La Venta, um dos maiores centros dos olmecas.
La Venta é datada entre 1200 a.C. a 400 aC. Localizada em uma ilha em um pântano costeiro nas margens do então ativo Rio Palma, e que provavelmente controlava a região entre os rios Mezcalapa e Coatzacoalcos.
O domínio olmeca se estendeu desde as montanhas Tuxtlas, a oeste com as terras baixas da Chontalpa no leste.
La Venta, no centro leste, provavelmente fornecia cacau e também poderia ter fornecido borracha e o sal.
San Lorenzo, no centro do domínio olmeca, controlavaae planície da bacia do rio Coatzacoalcos e as rotas comerciais às margens do rio.
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Laguna de los Cerros, junto às montanhas Tuxtlas, estava posicionada perto de uma importante fonte de basalto, uma pedra necessária para a fabricação de tijolos e monumentos.
Segundo os historiadores, alianças em forma de casamento entre os centros olmecas teriam ajudado a manter essa rede de troca.
Organização dos Olmecas
Pouco se sabe sobre diretamente na estrutura social e política da sociedade olmeca.
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Embora assumido pela maioria dos pesquisadores que as cabeças colossais e outras esculturas são representações de governantes, nada foi encontrado como as estrelas maias que contém os nomes de governantes específicos e as datas em que governaram.
Os arqueólogos, baseados nos artefatos que possuíam, chegaram a conclusão de uma civilização bastante centralizada apesar de suas dimensões.
Pois, tais elementos arqueológicos só se encontravam nas cidades de San Lorenzo e La Venta e nenhum outro lugar olmeca se aproxima destes em termos de área ou na quantidade e na qualidade da arquitetura e escultura.
Esta prova de centralização geográfica e demográfica leva os arqueólogos a propor que a sociedade olmeca em si foi hierárquica.
Concentrada inicialmente em San Lorenzo e depois em La Venta, com uma elite que foi capaz de usar seu controle sobre os materiais, como água e pedras de cantaria para exercer o comando e legitimar seu regime.
A ampla difusão de artefatos olmecas durante grande parte da Mesoamérica indica a existência de extensas redes de comércio de longa distância
Os olmecas não foram os primeiros na América Central A organizar intercâmbios de longa distância de mercadorias, porém, o período olmeca viu uma expansão significativa em rotas de comércio inter-regional.
No qual uma maior variedade de bens materiais trocados e uma maior diversidade nas fontes das quais os itens de primeira necessidade eram obtidos.
Religião
Houve pelo menos dez deuses distintos representado na arte olmeca.
Estiveram presentes várias divindades importantes como a divindade da tarde, como o deus do fogo, deus da chuva, milho Deus, e a Serpente Emplumada.
As atividades religiosas olmecas foram realizadas por uma combinação entre os governantes, os sacerdotes em tempo integral e os xamãs.
Os governantes parecem ter sido as mais importantes figuras religiosas, com suas ligações às divindades e seres sobrenaturais olmecas que dariam legitimidade ao seu poder.
Há também evidências consideráveis de xamãs no registo arqueológico olmeca, em especial as chamadas “figuras de transformação”.
A mitologia olmeca não deixou nenhum documento comparável ao “Popul Vuh”, da mitologia maia.
Portanto, qualquer exposição sobre a mitologia olmeca deve confiar em interpretações de arte monumental e comparações com outras mitologias mesoamericanas.
A arte olmeca mostra que divindades como a Serpente Emplumada e o Espírito de chuva já no panteão mesoamericano dos tempos olmecas.
A serpente emplumada, encontrada na mitologia olmeca, também pode ser encontrada em várias mitologias mesoamericanas com nomes diferentes como Quetzalcoatl, Kukulcan ou Viracocha.
Sempre representando um deus fundamental relacionado ao julgamento das almas, fim ou renovação de ciclos.
Cultura
Além de sua influência junto contemporânea culturas mesoamericanas, como a primeira civilização na Mesoamérica, os olmecas são creditados, ou especulativamente creditados, com muitos “primeiros”, inclusive o derramamento de sangue e do sacrifício humano.
Talvez, a escrita, epigrafia, a invenção do zero e o calendário mesoamericano, o jogo de bola mesoamericano, bem como, talvez, a bússola.
Embora não haja nenhuma representação explícita de sacrifícios sangrentos nos registro arqueológico, há, contudo, um argumento forte de que os olmecas praticavam rituais.
Artefatos cerâmicos foram encontrados em sítios arqueológicos olmecas em identificados como sangradores.
Declínio
Não se sabe com clareza o que provocou a eventual extinção da cultura olmeca.
Sabe-se que entre 400 e 350 a.C., a população na metade leste da área nuclear olmeca começaram a despencar, enquanto isso, a área oeste permaneceria pouco habitada até o século XIX.
Este êxodo foi provavelmente o resultado de mudanças ambientais graves que tornaram a região inadequada para grandes grupos de agricultores, em especial alterações no meio ambiente fluvial de que os olmecas dependiam da agricultura, da caça e coleta, como também para o transporte.
Arqueólogos propõem que estas alterações foram provocadas por perturbações tectônicas ou subsidência, ou até mesmo o assoreamento dos rios devido às práticas agrícolas.
Tres Zapotes, na orla oeste da área nuclear olmeca, continuou a ser ocupada mas sem as características fundamentais da cultura olmeca.
A cultura pós-olmeca, frequentemente designada epiolmeca, tem características semelhantes às encontradas em Izapa, 550 quilômetros a sudeste.
Referências
História Integrada Geral e Brasil : Caminho das civilizações – José Geraldo Vinci de Moraes
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Os Olmecas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/os-olmecas. Acesso em: 24 de November de 2024.
01. [UNIC]: As civilizações pré-colombianas que se desenvolveram na região da Mesoamérica (onde hoje está parte do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua) – civilização asteca e civilização maia – foram consideradas bastante avançadas para os europeus que com elas travaram o primeiro contato. Aponte a alternativa abaixo que contenha alguns dos aspectos definidores desta característica de “civilização avançada”:
a) Astecas e maias possuíam uma sofisticada tecnologia de navegação ultramarina que possibilitou a exploração das regiões litorâneas da América do Sul.
b) As grandes cidades destas civilizações, como Teotihuacán, possuíam um grande sistema de infraestrutura, tendo desenvolvido grandes templos, grandes vias e praças para comércio e comportavam até mais de 100.000 habitantes dentro de seus domínios.
c) Astecas e maias não faziam sacrifícios cruentos (morte de pessoas ou animais), pois já havia entre essas civilizações um avançado sistema religioso, como o Cristianismo e o Budismo.
d) Essas duas civilizações tinham em comum o fato de possuírem um sofisticado sistema astronômico e um exímio domínio da pólvora.
e) As cidades pré-colombianas da Mesoamérica não tinham templos grandiosos, pois haviam concebido um tipo de estado laico, com administração burocrática isenta de interferências religiosas.
02. [UFSM-RS]: “Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na civilização asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros.”(KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996, p. 13.)
O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era:
a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.
b) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.
c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar.
d) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.
e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.
01. [UNIC]
Resposta: B
Lendo atentamente é possível eliminar a alternativa E em primeiro lugar. Pois a concepção laica de estado e o processo de burocratização das funções administrativas são tipicamente europeias, em especial do período de transição da Idade Moderna para a Contemporânea.
As alternativas A e C não possuem nenhuma informação correta, pois a tecnologia de navegação ultramarina (como aponta a alternativa A) foi desenvolvida pelos europeus no século XV e as civilizações asteca e maia eram profundamente sacrificiais (ao contrário do que aponta a alternativa C), já que demandavam anualmente uma grande quantidade de pessoas, geralmente guerreiros aprisionados em batalhas, para os rituais de sacrifício.
Restam as alternativas B e D. As civilizações asteca e maia possuíam, sim, um sofisticado sistema de observação astronômica, inclusive com calendário preciso. Entretanto (como sugere a alternativa D), estes povos sequer conheciam a pólvora, pelo contrário: foram vencidos pelo uso que os europeus fizeram desse artefato. Já as cidades, como Teohtihuacán, impressionaram muito os europeus por conta de sua imponência, das suas grandes construções e por seu grande contingente populacional.
Nenhuma cidade europeia da época comportava 100.000 pessoas. Portanto, a alternativa correta é a letra B.
02. [UFSM-RS]
Resposta: D
Mediante uma leitura atenta, as letras A e E podem ser imediatamente excluídas, pois não havia escravos negros (como sugere a letra A) nas civilizações pré-colombianas e nem todo guerreiro asteca poderia ser sacerdote (como sugere a letra E).
A letra C descreve um tipo de estado mais próximo aos estados modernos europeus, por isso também pode ser excluída.
Restam as letras B e D que, a princípio, podem gerar dúvidas, pois ambas apresentam o elemento correto do reconhecimento da autoridade, que era ao mesmo tempo sacerdotal e guerreira, entre os astecas.
Porém, na alternativa B, há a atribuição da característica “igualitária” à civilização asteca, fato inverídico, já que esta era altamente hierarquizada, como aponta a alternativa D, que, por sua vez, é a correta.