O Brasil Pré-Histórico, segundo os historiadores, envolve todo o período posterior ao descobrimento, no ano de 1500, mas eles vêm estudando como ocorreu a ocupação do território e como viviam os povos ancestrais no Brasil antes da chegada de Pedro Álvares Cabral.
Publicidade
Seres humanos no Brasil Pré-Histórico
Segundo as evidências arqueológicas, a presença humana em território brasileiro é datada de 12 mil anos, e há cerca de um século foram descobertos os primeiros elementos que ajudam a reconstruir a pré-história brasileira, na região de Lagoa Santa em Minas Gerais. No mesmo estado, foram coletados registros arqueológicos em Santana do Riacho, e na Bahia em Caatinga de Moura.
Ainda alvo de estudos, a chegada do homem à região do Brasil pré-histórico tem poucas informações, mas estima-se que hajam três diferentes rotas migratórias para o deslocamento na América pré-histórica. A mais aceita pelos historiadores é a da passagem pelo Estreito de Bering, durante vários períodos da história.
O homem chegou ao Alasca e, de lá, moveu-se para o restante do continente. Existe, entretanto, uma teoria que crê na leva migratória que partiu diretamente da Europa, e a terceira entende que a rota de deslocamento seria a do pacífico, tendo o homem, portanto, chegado à Patagônia e a região que está o Brasil atualmente.
Os homens do Brasil pré-histórico viviam de caça, pesca e coleta de frutos, usando lanças de madeira com pontas afiadas e machados para a caça.
Na região litorânea, os frutos do mar também eram amplamente consumidos. Faziam uso do fogo para a proteção e para o preparo de alimentos, e viviam em cavernas nas regiões interiores, enquanto os homens que habitavam a região litoral viviam em cabanas de palha e madeira.
Há registros de pinturas rupestres e de que faziam uso de recipientes de cerâmica, além de viverem em grupo, apresentando expectativa de vida entre 25 e 30 anos, em decorrência das doenças, ataques de animais e condições de higiene precárias.
Publicidade
Referências
História Geral do Brasil – Maria Yedda Linhares
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. O Brasil Pré-Histórico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/o-brasil-pre-historico. Acesso em: 19 de December de 2024.
01. [UFPE] “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”
Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.
02. [FCSCL-SP]
Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
01. [E]
02. [B]