Hugo Chávez

Hugo Chávez instituiu o chamado Chavismo na Venezuela, redistribuindo a renda oriunda do petróleo.

Hugo Chávez, ou Hugo Rafael Chávez Farias, foi um militar e também político, oriundo da Venezuela. Sendo condecorado como presidente do país, o militar foi o 56º presidente da história venezuelana. Governou o país latino-americano ao longo de 14 anos, desde sua eleição em 1999, até sua morte em 2013. Seu lugar foi sucedido pelo seu braço direito, Nicolás Maduro.

Publicidade

Soldado, Bolivariano, Antiimperialista e Socialista. É a partir destas quatro auto-definições propostas pelo próprio Chávez que é possível ter a caracterização do seu ser. O antigo presidente é uma das lideranças mais polêmicas da América Latina. Ao ser alçado ao cargo, o chefe de estado transformou a história sócio-política da Venezuela. Segundo a visão dos setores mais populares do país, Chávez foi uma espécie de “justiceiro”.

Essa alcunha se deve ao seu modelo de governo. Quando alcançou a presidência, ele decidiu fazer uma redistribuição vista de forma mais justa sobre o petróleo. A matéria-prima do combustível, antes dos anos 2000, era um privilégio de poucos habitantes venezuelanos. Se para a situação Chávez era visto com brilho nos olhos, para seus opositores era bem o contrário. Segundo a visão da oposição, Chávez exerceu um poder repressivo. Atacou a iniciativa privada, a liberdade de imprensa (censurando constantemente matérias contrárias) e atentou à democracia.

hugo chávez comunista
Hugo Chávez era ditador, comunista e bolivariano? (Imagem: Reprodução)

Governo Ditatorial de Hugo Chávez

Ao longo dos anos, a Venezuela teve no governo partidos tradicionais, comumente conservadores. Estes sempre amarrados com os interesses do capitalismo vigente nas Américas. Com a eleição de Chávez, no ano de 1998, uma nova representação passou a caracterizar a nação. Um presidente de cunho nacionalista e socialista é alçado ao poder. Novas diretrizes do governo, então, são tomadas.

Hugo Chávez salientava a necessidade do que defendia como Revolução Bolivariana. Esta, segundo ele, promoveria uma forma avançada do Socialismo Científico dentro do contexto latino-americano do século XXI. Por esse motivo, Chávez fazia duras críticas ao neoliberalismo existente – e que se propagava. Além do mais, era contra a globalização, abertura de mercados externos e a política imperialista dos EUA.

Características do Governo de Chávez

  • Socialismo imposto na América Latina através da Revolução Bolivariana;
  • Manutenção de um estado forte e consolidado;
  • Incentivo às estatais, ignorando a iniciativa privada;
  • Redistribuição da renda provinda do petróleo para toda a população;
  • Governo populista, polêmico e repressivo;

Além destas características, o Governo de Chávez ficou caracterizado pelo relacionamento junto aos EUA. Não aceitando a política intervencionista do país às nações latinas, Hugo Chávez constantemente tinha atritos com a potência. Com o Brasil também houve constantes atritos, em razão das privatizações de diversas estatais brasileiras. A relação com os Estados Unidos ainda enfraqueceu sua popularidade no cenário internacional.

Anos antes de sua morte, Chavez ainda decretou o fechamento de canais de televisão venezuelanos. Também instituiu a obrigatoriedade da transmissão de um pronunciamento oficial diário nas emissoras de rádio e TV. Com o passar dos anos, até sua morte e póstera, o governo venezuelano se fecha mais e mais. Através de uma política autoritária nacionalista iniciada por Chávez e prorrogada por Maduro.

Publicidade

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Hugo Chávez. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/hugo-chavez. Acesso em: 28 de September de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC] Dos movimentos ligados às lutas sociais na América Latina, um deles se projetou na América do Sul, a partir dos anos de 1980, quando passou a cunhar discursos libertadores, nacionalistas e emancipatórios na região, originados nos ideais liberais e anti-imperialistas do início do século XIX.

Tal movimento vem se espalhando, na atualidade, nos países sul-americanos, consolidando-se como uma importante força geopolítica continental chamada:

a) Maoísmo.

b) Castrismo.

c) Laoísmo.

d) Senderismo.

e) Chavismo.

 

02. [PUC] 

Observe a charge anteriormente apresentada. Ela se refere a uma liderança política da América do Sul bastante controversa: o presidente Hugo Chávez. Em relação a ele e ao país por ele representado, é CORRETO afirmar que:

a) com a subida desse “cocalero” ao poder, a presença das transnacionais no país, principalmente as norte-americanas, deverá se tornar bem mais complexa, já que a plataforma política implementada nesse país sul-americano tem um forte teor nacionalista (principalmente em relação os petróleo) que fere os interesses internacionalistas da atual política de George Bush.

b) a população de origem indígena do país (mais de 80%) conseguiu, depois de décadas de “governos brancos”, eleger um dos seus representantes étnicos mais simbólicos, já que além da afinidade cultural, esse representante ameríndio do país andino localizado no centro da América do Sul, tem a sua origem nas tradicionais plantações de coca dos Altiplanos.

c) o populismo de Chávez e o crescimento de sua influência política continental têm sido minados pelo discurso de algumas lideranças sul e norte-americanas que afirmam ser o atual presidente do país um incentivador do narcotráfico por beneficiar os produtores de coca como ele mesmo o é.

d) com a chegada ao poder desse político de história controversa (pois ele tentou dar um golpe militar no país, no início da década de 1990), a nação sul-americana se dividiu entre os que o amam e os que o odeiam, e o seu discurso populista acendeu a “luz amarela” do governo norte-americano em relação à sua influência política continental de forte alinhamento cubano e do aumento do controle estatal sobre as reservas de petróleo.

e) Hugo Chávez teve um papel geopolítico fundamental na América do Sul, ao longo da década de 1990, já que o país que governa é um dos grandes produtores mundiais de petróleo; porém, com a chegada de Evo Morales ao governo boliviano, em 2006, houve uma redução da influência chavista no continente, aumentando a integração geoeconômica entre a Bolívia e o Brasil.

01. [E]

02. [D]

Compartilhe

TOPO