Com cerca de um bilhão de fiéis, o hinduísmo é a terceira maior religião do mundo e, segundo estudiosos do assunto, provavelmente a mais complexa. De origem persa, usada para denominar o Rio Indo, Hinduísmo refere-se a todos os povos que viviam no subcontinente indiano. Não há, como nas outras religiões, um fundador da religião, apresentando variações, inclusive, na definição do caminho para a salvação.
Publicidade
As divindades, que podem chegar a milhões, fazem parte da vida cotidiana dos seguidores da religião. Ainda que existam os templos, o culto normalmente é realizado nas residências que possuem altares para os deuses favoritos.
A religião permite a incorporação de tradições variadas por não apresentar dogmas rígidos, mas há um respeito bastante grande pelos textos sagrados que, em sua maioria, foram escritos em sânscrito. Podemos mencionar o Ramáiana e o Maabárata, que são tratados religiosos e filosóficos, apresentando ainda narrativas míticas quanto aos governantes da Índia antiga.
O hinduísmo é conhecido como uma das religiões mais antigas da humanidade, tendo origem na pré-história. Foi, entretanto, no período pré-clássico, que os Vedas foram escritos pelos invasores arianos, instituindo um conjunto de crenças mais uniforme e formando o Hinduísmo Védico.
A trindade Brahma-Vishnu-Shiva marca o período conhecido como Hinduísmo Bramânico e, por fim, temos o Hinduísmo Híbrido que tem início a partir do advento do Cristianismo e do Islamismo.
Características do hinduísmo
Entre os hinduístas é bastante comum o canto de mantras, principalmente, bem assim a recitação de textos religiosos e meditações, apresentando em seus rituais, normalmente, oferendas aos deuses que são cultuados em forma de imagens e meditações.
Dentre os rituais, citamos o Annaprashan, que é quando ocorre a primeira ingestão de alimentos, o Upanayanam, que é a iniciação formal para a educação de crianças de castas elevadas e o Shraadh, em que são reverenciados em banquetes os falecidos.
Publicidade
A cremação é considerada quase sempre obrigatória para os hinduístas, e normalmente eles praticam as peregrinações. Além disso, as orações em forma de sons entoados que auxiliam na concentração durante as meditações são os mantras, bastante conhecidos do hinduísmo.
A reencarnação, baseada no Karma, é outra das crenças da religião, tendo nela um ciclo contínuo de renascimento, chamado Samsara. Esse ciclo tem fim quando se atinge o Moksha, ou nirvana, que seria um estado de desprendimento e autoconhecimento que é alcançado pelos espíritos mais evoluídos, que não precisam mais reencarnar.
Para os hindus, a reencarnação pode ocorrer diversas vezes e sob diversas formas, ou seja, uma pessoa pode vir em outras vidas na forma de animais e vegetais, por exemplo.
Publicidade
Referências
O que sabemos sobre o Hinduísmo? – Anita Ganeri, Henrique Amat Rêgo Monteiro
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Hinduísmo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/hinduismo. Acesso em: 21 de November de 2024.