Guerra Civil Americana

A Guerra Civil Americana (ou Guerra de Secessão) ocorreu entre 1861 e 1865.

A Guerra Civil Americana tem início por um atrito entre o norte dos EUA e o sul.

Publicidade

Na segunda metade do século XIX, a região Norte dos Estados Unidos era a mais industrializada do país.

Em contraste com a região Sul, predominantemente agrícola. Seu principal modo de produção era conhecido como plantation.

As plantations eram grandes propriedades monocultoras, cuja produção era voltada para a exportação e utilizava o trabalho escravo.

O Sul produzia grande quantidade de algodão exportado principalmente para a Inglaterra, onde era utilizado na indústria têxtil.

Sul X Norte: o início da Guerra Civil Americana

A burguesia do Norte dos Estados Unidos fazia sérias críticas aos senhores de terras do Sul.

Principalmente sobre a utilização do trabalho escravo. Pois, a burguesia do Norte defendia que o trabalho escravo deveria ser substituído pelo trabalho assalariado.

Publicidade

Desse modo, os trabalhadores remunerados do Sul teriam como comprar os produtos fabricados pelos Norte.

Além disso, o Norte também apoiava o aumento das taxas de importação, para que os produtos nacionais concorressem do mercado interno em igualdade de condições com os produtos ingleses e de outras procedências.

Entretanto, a elite rural do Sul, interessada em continuar vendendo seus produtos à Inglaterra e importando os artigos de que necessitava, não concordava com a política do Norte ao defender o livre-cambismo.

Publicidade

Ou seja, uma política de liberdade comercial sem taxas protecionistas.

A campanha abolicionista

Além de todas essas diferenças, havia ainda razões ideológicas.

No Norte, a campanha abolicionista se intensificava e surgia movimentos de caráter democrático a favor da emancipação dos escravos.

Em meio a esses embates, em 1860, foi eleito presidente dos Estado Unidos o nortista Abraham Lincoln, membro do Partido Republicano.

Lincoln era contrário à escravidão presente nos estados sulistas. A reação da elite do estado da Carolina do Sul foi a de proclamar sua independência do restante do país.

A Guerra Civil tem seu estopim

Em seguida, outros dez estados sulistas se juntaram à Carolina do Sul e junto se proclamaram uma nova federação: os Estados Confederados da América.

Em 12 de abril de 1861, tropas confederadas tomaram de assalto o forte Sumter, Carolina do Sul, defendido por tropas do governo.

Três dias depois, Lincoln declarou guerra à Confederação. O conflito que se seguiu seria mais tarde considerado a primeira das grandes guerras modernas, com mais de 620 mil mortos.

guerra civil americana
Retrato ilustrativo da Guerra Civil Americana. (Imagem: Reprodução)

Mais industrializados que o Sul, as condições do Norte no confronto eram bem melhores.

Enquanto o Norte fabricava suas próprias armas, o Sul dependia de importação. As duas populações também eram desiguais.

O Norte somava 23 estados e 28 milhões de habitantes, já o Sul, contabilizava onze estados com 9 milhões de pessoas entre as quais milhares eram escravas.

Portanto, não foi surpresa alguma quando os sulistas, apesar de sua resistência, foram derrotados depois de quatro anos de combates sangrentos.

A última batalha se deu em Appomattox, Virgínia, em 9 de abril de 1865. Nesse dia o general das forças rebeldes Robert Lee rendeu-se ao comandante do exército do governo, gerenal Ulysses Grant.

Após a Guerra Civil Americana

Em 1863, ainda durante o conflito, Lincoln decretou o fim da escravidão nos estados rebeldes do Sul.

No ano seguinte, conseguiu se reeleger presidente dos Estados Unidos, no entanto, não chegou a exercer o seu segundo mandato.

Em 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado no interior de um teatro pelo ator sulista John Booth.

Referências

História – Divalte Garcia Figueira

Guerra Civil Americana – Peter L. Eisengerg

 

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Guerra Civil Americana. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/guerra-civil-americana. Acesso em: 26 de April de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [CESGRANRIO]: No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se divididos e, nas palavras desse presidente, o país era “uma casa dividida contra si mesma”, uma vez que:

I – os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um presidente contrário à expansão desse sistema.

II – a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul.

III – os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista.

IV – divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.

Assinale se estão corretas apenas:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) I, II e III

e) I, II e IV

 

02. [FUVEST]: Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:

a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.

b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.

c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.

d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.

e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

01. [CESGRANRIO]

Resposta: E

A secessão sulista teve como estopim a vitória de Lincoln nas eleições presidenciais de 1860, pois os sulistas não aceitavam que um abolicionista fosse presidente americano (I). Apesar das divergências políticas existentes entre os dois lados, economicamente as duas regiões complementavam-se bem, com o Sul adquirindo aquilo que o Norte produzia e vice-versa (II). A divergência existente entre Norte e Sul referia-se, principalmente, à expansão ou não do escravismo para os novos territórios (III). E, caso as divisões internas permanecessem, o crescimento dos Estados Unidos seria afetado, como de fato foi, sobretudo durante a guerra (IV).

 

02. [FUVEST]

Resposta: B

A absorção do afro-americano na sociedade sulista foi extremamente difícil, pois os sulistas não haviam aceitado bem o fim da escravidão em seus territórios, ainda que fossem obrigados a aceitá-la por terem perdido a guerra. Com isso, surgiram diversos grupos na sociedade sulista que promoveram intensa discriminação racial, com destaque para o Ku Klux Klan que ameaçava, linchava, torturava e matava afro-americanos e tinha como objetivo manter a “supremacia branca” no Sul.

Compartilhe

TOPO