Considerada pelos historiadores uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega, a Civilização Micênica apresentava grande disseminação artística. Além disso, apresentava uma organização política bastante avançada, vendo, inclusive, as mulheres com igualdade. Este detalhe é dificilmente apreciada hoje, na prática.
Publicidade
Também conhecidos como aqueus, os micênicos foram a última grande civilização do período Pré-Homérico, tendo uma sociedade marcada pelo comércio bastante ativo, e pela aristocracia guerreira.
Características da Civilização Micênica
A civilização micênica perdurou entre os anos de 1600 a.C. e 1050 a.C. Ao contrário das civilizações gregas mais antigas que adoravam uma deusa-mãe, esta louvava a Poseidon, dito por eles como o governador máximo da Terra. Estima-se que foi a partir da Civilização Micênica que tiveram início as primeiras lendas da Mitologia Grega, uma vez que quando chegou ao fim, o deus principal passou a ser Zeus.
O rei era a figura principal do sistema político e econômico. Ainda que não se saiba muito sobre a hierarquia social deste período, especialistas dizem que abaixo dos reis apresentava-se uma organização militar bastante forte, que era detentora dos lotes de terra. As escalas mais baixas eram compostas de comerciantes, trabalhadores livres e escravos.
Essa civilização foi marcada pelos grandes navegadores e, consequentemente, por construções de embarcações bastante avançadas do que as que os minóicos produziam. Os micênicos começaram com a utilização do ferro e do bronze para a produção dos armamentos e, por serem guerreiros, construíram muralhas bastante extensas como forma de proteger seus palácios, além dos grandes edifícios funerários, como era o caso da Tumba de Atreu. Conhecido como a Porta dos Leões, os micênicos também construíram um portal para proteger o acesso à cidadela de Micenas.

Há evidências, ainda, de registros nos afrescos, de que a sociedade era militarizada e, como mencionado anteriormente, possuía uma aristocracia guerreira. A elite guerreira possuía importante papel na sociedade ao lado de sacerdotes, e também do rei.
A decadência da civilização Micênica
Estima-se que o processo de decadência deste povo tenha tido início em torno de 1200 a.C., podendo estar relacionada a uma junção de fatores que, segundo historiadores, estaria relacionada a grandes terremotos que destruíram cidades dos povos micênicos. Ainda segundo eles, a chegada dos dórios à região que habitavam acabou contribuindo de forma bastante intensa ao fim dessa civilização, uma vez que apresentavam capacidade militar superior à deles. Com o fim da civilização micênica, houve um processo de diminuição populacional na grécia, podendo estar relacionada aos desastres naturais, mas também à invasão, que causou a morte de muitas pessoas. Além disso, houve um processo de ruralização, tendo início a formação de pequenas comunidades rurais, denominadas genos.
Publicidade
Referências
Estudos de História – Ricardo de Moura, Mônica Liz Miranda, Helena Guimarães Campos

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Civilização Micênica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/civilizacao-micenica. Acesso em: 26 de April de 2025.
01. [ENEM] Os micênicos – também conhecidos como aqueus – habitaram parte da Grécia Continental, desenvolveram cidades-estado e mantiveram certo contato comercial com civilizações estrangeiras. Os micênicos viveram seu auge em qual período da história da Grécia Antiga?
a) Pré-Homérico
b) Homérico
c) Arcaico
d) Clássico
e) Helenístico
02. Assinale abaixo a alternativa que corresponde a uma característica que pertencia aos micênicos:
a) Os micênicos baseavam sua economia no comércio marítimo, e sua forma de governo era conhecida como Talassocracia.
b) Os micênicos possuíam uma sociedade militarista que se organizava em cidades-estado, e Micenas e Tirinto foram as mais famosas.
c) Os micênicos acreditavam que os fundadores da cidade de Micenas haviam sido Rômulo e Remo, que em sua juventude tinham sido criados por uma loba.
d) Os micênicos ficaram conhecidos por possuírem métodos cruéis contra seus inimigos, como o esfolamento humano, e um importante rei de Tirinto construiu a famosa Biblioteca de Tirinto.
e) Os micênicos possuíam uma lenda conhecida como Epopeia de Gilgamesh, na qual um importante rei local partia em uma jornada à procura da eternidade.
01. [A]
02. [B]