O American Way Of Life (Estilo de Vida Americano, em português) foi um conceito atribuído a um modelo de comportamento nos EUA. Após a crise de 29, o país voltou a crescer. Por volta dos anos de 1933, a economia estava quase consolidada novamente.
Publicidade
O apogeu, no entanto, se deu no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial e seu fim, durante a Guerra Fria. Esse modelo e conceito se pautava na vida consumista, no padrão da sociedade capitalista e na crença na democracia e na liberdade.
Características do American Way Of Life
O American Way Of Life era direcionado a um estilo de vida em que a felicidade transparecesse. Um cotidiano feliz, vitorioso, onde a liberdade impera e o convívio social era pleno.
Segundo o conceito, a felicidade atribuída pelo Estilo de Vida Americano estaria diretamente interligado às posses materiais. Ou seja, o consumismo seria a base da proporção da realização pessoal.
O consumismo abrupto se tornou uma “válvula de escape”, a fim de deixar de lado os horrores do período que concebeu as Guerras (seja a Primeira, a Segunda ou a própria Guerra Fria contra o avanço comunista).
Além do mais, o American Way Of Life só foi uma possibilidade graças ao largo avanço tecnológico do país. O poder bélico, o arsenal de guerra e o desenvolvimento a cada conflito permitiu que muitas das tecnologias, orgulho, felicidade, tranquilidade e realização chegasse aos lares dos norte-americanos.
Portanto, não fora apenas o consumo material que satisfez o Estilo de Vida Americano. A proporção de segurança, a alimentação do poderio e desenvolvimento bélico proporcionava sentimentos positivos de orgulho à nação.
Publicidade
Larga escala de produção e felicidade associada ao consumo
A fabricação em massa de produtos, no entanto, possibilitou um estouro do consumismo. Em larga escala, e com uma linha de crédito baixíssima, os americanos aproveitaram os anos dourados para a compra de bens materiais, por várias vezes supérfluos.
Os automóveis foram as principais alvos da mira consumista. O objeto de desejo sofreu um processo de valorização incrível por parte das pessoas. O mercado, inclusive, atendeu a demanda e baixou o preço com o empresário Henry Ford.
A televisão e o rádio começam a ser itens indispensáveis, necessários para o cotidiano. Com as mídias avançando, sobretudo a TV, a divulgação de um novo padrão de beleza começa a ser modelado.
Publicidade
Junto a este padrão de beleza, o padrão de consumo, de comportamento e de vida começa a ser pautado pela mídia e instituições. É por esse motivo que os Estados Unidos vendem a ideia de felicidade (Abra a Felicidade Quem Tem Aí!) como realização apenas por meio do consumo material.
O American Way Of Life no Brasil
O Brasil acabou sofrendo inundadas influências do estilo de vida americano. A prática estadunidense não demorou para chegar ao maior país da América Latina.
A política da Boa-Vizinhança, proposta pelos EUA e aceita pelo então presidente Getúlio Vargas, abriu as portas para os Estados Unidos enviar produtos domésticos (aqueles supérfluos) para o país.
O American Way Of Life passa a ser exportado, tal como o comércio externo de produtos. Os bens de consumo, que estavam ao alcance apenas de uma pequena parcela de um país pobre como o Brasil, incentivaram as aberturas de crédito.
Com isso, a única saída para alcançar o Estilo de Vida Americano, era endividar-se para alcançar o padrão de vida vendido. Com o fim da Grande Guerra e a aproximação do Brasil aos países ocidentais, o Estilo de Vida Americano começa a ficar mais evidente.
O ápice foi o primar pelo consumo, sobretudo com a importação de televisores, carros, refrigerantes, chicletes e etc.
Referências
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. American Way Of Life. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/american-way-of-life. Acesso em: 27 de November de 2024.
1.