As 7 maravilhas do mundo são o grande fascínio do planeta Terra. Elas são a representação máxima da capacidade humana em conseguir embelezar ainda mais o planeta.
Publicidade
São modelos arquitetônicos e artísticos que caracterizam a sociedade como um todo. Seja a que construiu, seja a que emergiu logo depois. As 7 maravilhas do mundo são a história do passado em meio ao presente a ser contada no futuro.
As 7 maravilhas do mundo moderno são uma revisão das maravilhas do mundo antigo. Divididas em duas diferentes classes, a sua real semelhança está na beleza e no significado cultural que cada uma possui.
Confira as 7 maravilhas do mundo antigo
Primeiramente é preciso dar voz ao passado. As 7 maravilhas do mundo antigo representam, inclusive, monumentos que já não existem mais. Contudo, ainda permanecem presentes em relatos e evidências passadas.
1) As pirâmides do Egito

As pirâmides do planalto de Gizé foram construídas a mais de 4 mil anos. Queóps, Quéfren e Miquerinos apresentam variadas curiosidades. Dentre as principais é o questionamento de quem realmente teria as construído.
2) Jardins Suspensos da Babilônia

Um monumento que já não existe mais. Com escassos relatos sobre o mesmo, acredita-se que tal tenha sido construído sob ostentação. Segundo contam as lendas, o rei babilônio teria construído os jardins para presentear sua esposa.
3) A estátua de Zeus

Erguida no século V a.C., a belíssima estátua era inteiramente feita de ouro e marfim. Além disso, também possuía decoração com pedras preciosas.
Publicidade
4) O Templo Ártemis

Em homenagem à deusa grega Ártemis, o belo templo foi erguido na cidade de Efeso, na atual Turquia. Sua construção foi finalizada por volta do ano de 550 a.C.
5) O Mausoléu de Halicarnasso

A construção gigantesca teve participação de importantes artistas, arquitetos e engenheiros da época. A ideia da concepção foi o desejo da rainha da época, Artemísia II, em sobrepor-se aos restos mortais de seu ex-marido.
6) Colosso de Rodes

A gigante estátua/farol de 30 metros de altura, com 70 toneladas e inteiramente de bronze. Um símbolo de grandeza que acabou no fundo do mar em 225 a.C. devido a um terremoto.
Publicidade
7) Farol de Alexandria

O gigante farol tinha a característica de propagar uma luz de chamas por meio de espelhos por até 50 km de distância. A pedido de Ptolomeu, foi construído em 280 a.C., na ilha de Faros.
7 maravilhas do mundo moderno
Através de votação aberta pela internet, coordenada pela New Open World Corporation, foram decididas as 7 maravilhas do mundo moderno. Uma revisão informal que não descarta as anteriores.
1) Coliseu (Itália)

Símbolo romano, o Coliseu também pode ser chamado de Anfiteatro Flaviano. Palco de várias lutas no passado, é considerado como a grande construção do Império Romano.
2) Chizén Itzá (México)

Chizén (ou Chichén) Itzá localiza-se na província de Lucatã. É um antigo templo Maia, que, atualmente, forma um grande complexo arqueológico.
3) Machu Picchu (Peru)

Machu Picchu é uma antiga cidade perdida dos Incas. No idioma quíchua, Machu Picchu significa velha montanha. Localizada no topo de uma montanha nos Andes, encontra-se a incríveis 2400 metros de altitude.
4) Cristo Redentor (Brasil)

Construído no morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é o maior símbolo nacional. Ponto turístico da cidade maravilhosa, a construção foi terminada em 1931.
5) Muralha da China (China)

A Grande Muralha da China é uma fortaleza, literalmente. Era utilizada para conter o avanço dos hunos contra o império chinês.
6) Taj Mahal (Índia)

Como um grande mausoléu, o Taj Mahal ganhou fama por sua bela arquitetura. Localizada em Angra, a construção foi ordenada por Shan Jahan. O imperador queria homenagear sua falecida esposa de alguma forma. A construção do grande templo é considerada a maior prova de amor de todos os tempos.
7) Ruínas de Petra (Jordânia)

Apesar de resistir às invasões do Império Bizantino e Império Romano, a cidade, à época, não resistiu aos terremotos. Os abalos seguidos acabaram transformando a região em ruínas, mais especificamente no ano de 551 d.C.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. 7 maravilhas do mundo moderno e antigo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/7-maravilhas-do-mundo-moderno-e-antigo. Acesso em: 31 de March de 2025.