De uma forma simples e abrangente, podemos considerar a biosfera e a litosfera como detentoras de todos os recursos naturais básicos que não podem ser produzidos pelo homem.
Publicidade
Assim, os componentes do ambiente natural constituem “recursos potenciais”, que se transformam em “recursos reais” quando subtraídos ao meio e utilizados, o que lhes confere um valor econômico
Podemos definir recursos naturais como sendo os elementos da natureza com utilidade para a sociedade com o objetivo de desenvolver a comunidade, e/ou garantir a sua sobrevivência e o bem estar ou conforto.
Os recursos naturais classificam-se em:
- Minerais: metálicos (cobre, ferro, zinco, ouro, prata, manganês), etc e industriais (diamantes, matérias primas para produção de cimento, etc);
- Biológicos: explorados na agricultura, caça, pecuária, pescas e florestas;
- Hídricos: Água;
- Energéticos: renováveis (hidroelétricas, energia solar e eólica) e não renováveis (carvão, petróleo e gás natural).
Tipos de recursos naturais
Recursos renováveis
São elementos naturais que usados da forma correta podem se renovar.
Exemplos de recursos naturais renováveis: animais, vegetação, água a energia do Sol e do vento.
Recursos naturais não renováveis
São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se produzir.
Publicidade
Exemplos de recursos naturais não renováveis: petróleo, ferro, ouro e minérios em geral (a água, o solo e as árvores estão sendo considerados recursos limitados devido ao mal uso).
Temos ainda os considerados Inesgotáveis: recursos que não se acabam, como o Sol e o vento.
É importante mencionar que existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso.
Publicidade
Um exemplo disso é o magnésio, que até pouco tempo não era considerado recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões.
A escassez de recursos
Por cerca de 4 bilhões de anos o balanço ecológico do planeta esteve protegido. Com o surgimento do homem, meros 100 mil anos, o processo de degradação do meio ambiente tem sido proporcional à sua evolução.
As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, econômica e cultural, pois, a sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para sua sobrevivência, embora seja completamente dependente deste.
Dessa forma, a sociedade tem usado os recursos naturais de modo negligente priorizando o lucro em detrimento das questões ambientais.
Entretanto, essa ganância tem um custo alto, já visível nos problemas causados pela poluição do ar e da água e no número de doenças derivadas desses fatores.
Referências
Ambiente, Desenvolvimento e Mudanças Globais – José Eduardo Ventura
Boletim Ambiental – Lions International
Recurso natural: a construção de um conceito – Luis Antonio Bittar Venturi
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Recursos naturais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/recursos-naturais. Acesso em: 21 de November de 2024.
01. [UEL]:
“Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.”
(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
02. [UERJ]
O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas.
(Adaptado de revistaepoca.globo.com, 18/04/2011).
A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:
a) escassez de mão de obra qualificada
b) precariedade das condições de trabalho
c) insuficiência dos sistemas de transporte
d) insalubridade da infraestrutura habitacional
01. [UEL]:
Resposta: D
O texto revela que o nível de consumo e de utilização dos recursos naturais com base no padrão de vida estadunidense é insustentável, pois extrapola a capacidade de renovação desses mesmos recursos no planeta. Por isso, é preciso repensar a forma com que a sociedade capitalista explora o meio natural.
02. [UERJ]
Resposta: B
Tal qual mencionado no texto da questão, os seringueiros lutaram e ainda lutam por melhores condições de trabalho e uma maior valorização de suas funções no campo do extrativismo do látex. A precariedade nas condições de trabalho e a luta para mudar esse cenário evidenciaram-se no esforço de Chico Mendes no estado do Acre.