Polo Norte

A vida que se desenvolve no Polo Norte é adaptada às rigorosas condições climáticas.

1. O Ártico

O Polo Norte é também conhecido como Ártico, e compreende as terras polares setentrionais. Essa região é composta por diversos arquipélagos e ilhas, sendo que a maior ilha da região é a Groenlândia.

Publicidade

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

2. Habitantes e Economia

As pessoas que vivem na região ártica precisam se adaptar às condições climáticas extremas. A maior parte da população do ártico é composta por mongóis, mas também há a presença de outros grupos em menor expressividade, como os lapões. O grupo mais expressivo dentre os mongóis é o dos inuítes, os quais vivem no norte da Noruega, bem como na Suécia e na Finlândia.

A principal atividade econômica dos povos do ártico é a pesca, bem como a exportação de recursos minerais (petróleo e gás natural), além disso, algumas pessoas sobrevivem da caça marinha, especialmente de focas. Das focas, os povos obtém óleo, ossos e couro, importantes para manutenção da vida.

3. Aspectos físicos

A vegetação predominante do Polo Norte é a tundra. Este tipo de bioma é comum nas áreas mais afastadas do equador, como nas regiões árticas e nas proximidades do Polo Norte.

“Aí, sob o rigor do clima polar, frio e seco, o calor e a chuva são fenômenos raros.” (TAMDJIAN, 2012, p. 225)

As condições climáticas extremas fazem com que os solos sejam cobertos de neve a maior parte do ano (permafrost), impossibilitando a variedade vegetativa. Os invernos costumam ser muito longos, e os verões curtos. A vegetação da tundra é composta basicamente por musgos e líquens.

Montanhas nevadas na Groenlândia. Foto: Getty Images
Montanhas nevadas na Groenlândia. Foto: Getty Images

O clima predominante na região do Polo Norte é o clima polar.

Publicidade

“Nas regiões polares, no verão, o Sol nunca se põe e, no inverno, temos a longa noite polar, em que o Sol nunca aparece.” (LUCCI, 2012, p. 136)

Devido às rigorosas condições climáticas, há uma baixa taxa de ocupação da tundra. Este é o bioma mais seco e mais frio do mundo, e tudo é adaptado ao clima severo.

O aquecimento global tem representado uma ameaça ao Polo Norte, com o derretimento das geleiras, aumentando assim o nível dos mares. Deste modo, inúmeras espécies são ameaçadas, e as consequências possuem caráter global.

Publicidade

4. Polo Norte Geográfico X Polo Norte Magnético

O Polo Norte Geográfico é conhecido como Norte Verdadeiro, o que significa que é o ponto aproximado no qual o eixo de rotação terrestre se encontra com a superfície. Em termos de latitude, este ponto é representado pelos 90º Norte.

Já o Polo Norte Magnético é o ponto Norte para onde apontam as bússolas, constituído por um ponto variável na superfície terrestre, para o qual apontam as linhas do campo magnético do planeta. Os dois polos não podem ser confundidos. Os polos geográficos são convenções humanas, ou seja, criados pelos homens. Já os pontos magnéticos são naturais, dependendo do magnetismo.

5. Curiosidade…

Você já parou para pensar o que aconteceria caso pinguins e ursos polares dividissem um mesmo ambiente? Provavelmente não restariam pinguins para contar história! Quer entender os motivos pelos quais eles não se encontram?

O fenômeno é explicado por meio da evolução. No começo havia um único continente chamado de Pangeia. Com a divisão deste em continentes menores, por meio dos movimentos das placas tectônicas, os Pinguins ficaram unidos em uma determinada região, se desenvolvendo ao longo do tempo neste local. Enquanto os ursos polares descendiam do urso pardo, o qual só se desenvolveu no hemisfério norte. A distância entre os Polos Norte e Sul é muito extensa, o que impossibilita que haja o encontro estre as duas espécies. Portanto, não há perigo de um urso se alimentar de um pinguim, porque o urso vive no Polo Norte e o pinguim no Polo Sul.

Referências

LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 6º ano. 24ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 9º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Edilson Adão Cândido da (Org.). Geografia em rede. 1º ano. São Paulo: FTD, 2013.
TAMDJIAN, James Onnig (Org.). Geografia: estudos para a compreensão do espaço. Como funciona o mundo. 6º ano. São Paulo: FTD, 2012.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Polo Norte. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/polo-norte. Acesso em: 24 de July de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UCPEL/2014] Um dos biomas terrestres caracteriza-se por clima muito frio, ambiente seco e precipitação baixa, geralmente, em forma de neve. O solo permanece congelado durante a maior parte do ano, degelando só na camada superficial nos 3 meses de verão. É habitado por plantas herbáceas, como o capim e o junco, e por animais, como as renas, raposas, lebres e lobos, que, no inverno, migram para regiões mais quentes ou se refugiam em túneis e tocas. Esse tipo de bioma recebe o nome de:

a) deserto.
b) taiga.
c) tundra.
d) campos.
e) floresta tropical.

1. [C]

O bioma da tundra é típico de áreas extremamente frias, com solos congelados na maior parte do ano, baixas precipitações, verões curtos e invernos longos, com escassas espécies vegetais. Bioma presente no Polo Norte terrestre.

Compartilhe

TOPO