Mar Vermelho

O Mar Vermelho é destino turístico de diversos mergulhadores do mundo todo.

1. Localização

O Mar Vermelho é um golfo do Oceano Índico, localizado entre a África e a Ásia, formado a partir da separação das placas tectônicas da África e da Península Arábica. Os países que são banhados pelo Mar Vermelho são: Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão. Além disso, algumas cidades são costeiras ao mar, são elas: Assab, Port Soudan, Port Safaga, Hurghada, Suez, Sharm el Sheikh, Eilat, Aqaba, Dahad, Jeddah, Al Hudaydah.

Publicidade

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

Em relação às proporções do Mar Vermelho, são aproximadamente 1900 km de comprimento, enquanto a largura fica ao entorno dos 300 km. Em seu ponto mais central, o mar atinge os 2500 metros de profundidade.

2. Coloração

Existem diversas especulações sobre a coloração do Mar Vermelho. Alguns estudos afirmam que a cor das águas se deve às montanhas ricas em ferro, um minério de coloração avermelhada, e que os fragmentos das partículas desgastadas pelo vento nessas montanhas, é que gera a cor do mar, quando carregadas até lá. De outro lado, há também uma suspeita de que no Mar Vermelho haja a presença de uma alga chamada de “Trichodesmium erythraeum”, a qual, quando morre, adquire uma tonalidade avermelhada, tingindo as águas do mar. Essa hipótese não é bem aceita por alguns estudiosos que afirmam que as águas são pobres em nutrientes, e que portanto não permitiriam a proliferação das algas.

O Mar Vermelho recebe inúmeros turistas interessados em mergulhos, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para esta prática. As altas concentrações de vida marinha, com peixes de espécies bastante diferenciadas, bem como os grandes corais, são atrativos turísticos que dão o sustento a diversas pessoas que vivem naquela região.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

3. Canal de Suez

Em 1869 foi inaugurado o Canal de Suez, com a finalidade de permitir as navegações entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. A ligação entre os dois mares visava facilitar e impulsionar as negociações comerciais mundiais, encurtando, assim, o trajeto entre os países do Oriente e a Europa. Além disso, com o Cana de Suez, o tráfego marítimo na costa do Egito seria intensificado e melhorado.

“O Canal de Suez é o mais longo canal do mundo, com 163 quilômetros de extensão. A travessia dura cerca de 15 horas, a uma velocidade de 14 quilômetros por hora.” (TAMDJIAN, 2012, p. 155)

O canal está sob propriedade do Egito e da França até o momento da inauguração, mas em virtude do endividamento externo do Egito, este teve que negociar o canal com os britânicos, permitindo o domínio do Reino Unido, os quais desejavam a travessia rumo a Índia. A partir da Convenção de Constantinopla, o uso do Canal de Suez deixava de ser apenas de um país, mas poderia ser usufruído por qualquer nação.

Publicidade

4. Curiosidade

O Mar Vermelho foi palco de uma das mais famosas histórias bíblicas, a qual está contida no livro de Êxodo, no velho testamento. Na qual os egípcios, após terem enfrentado diversas pragas, libertam os judeus que estavam aprisionados. Os judeus, liderados por Moisés, fogem em direção à Terra Prometida, atual Israel. Naquela ocasião, o Faraó se arrepende de ter os libertado, e manda que os soldados os capturem. Quando chegam às margens do Mar Vermelho, e sem ter para onde escapar, Moisés ergue seu cajado e faz com que as águas do Mar Vermelho se abram, permitindo a travessia dos judeus. Após terem passado, as águas retornam ao seu lugar, matando os soldados do exército egípcio.

Referências

TAMDJIAN, James Onnig (Org.). Geografia: estudos para a compreensão do espaço. O espaço do mundo. 9º ano. São Paulo: FTD, 2012.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Mar Vermelho. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/mar-vermelho. Acesso em: 07 de July de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [FGV/2011/2] Com cerca de 163 km de extensão, o moderno Canal de Suez foi inaugurado oficialmente em 1869 e, desde então, agiliza o transporte marítimo entre o Oriente e o Mediterrâneo. Em 1956, foi anunciada a nacionalização da empresa que controlava o Canal de Suez. A esse respeito é correto afirmar:

a) A nacionalização foi encaminhada pela ONU como tentativa apaziguadora das tensões árabe-israelenses que então se prenunciavam.
b) A nacionalização foi uma das condições estabelecidas pelos Estados Unidos para diminuir a influência soviética na região.
c) A medida foi comandada pelo presidente egípcio Abdel Nasser, que sinalizava negociações com Israel ao permitir o livre acesso das embarcações desse país.
d) A medida anunciada desencadeou fortes protestos populares no Egito e acabou sendo suspensa pelo governo no ano seguinte.
e) A medida anunciada fazia parte de um realinhamento político marcado pela aproximação entre os governos do Egito e da URSS no contexto da Guerra Fria.

1. [C]

A medida, naquela ocasião, foi comandada pelo então presidente egípcio, com a finalidade de buscar aproximações comerciais com a URSS, a qual realizada investimentos no Egito.

Compartilhe

TOPO