A criação de mapas temáticos nasce da necessidade do cartógrafo de obter uma resposta a partir da associação de informações já conhecidas.
Publicidade
Pelo seu uso, diferentes mapas temáticos podem ser complementares no auxílio a uma tomada de decisão específica, da mesma forma que mapas temáticos iguais, gerados com certa periodicidade podem ser ferramentas importantes para o monitoramento dos resultados de uma decisão já tomada.
Mapas populacionais, por exemplo, apresentam o tamanho populacional de uma determinada área e servem de apoio para acompanhar o crescimento populacional, sua diminuição ou mesmo estagnação.
Ou seja, os mapas temáticos auxiliam o processo de planejamento porque permitem registrar o processo de uso da terra, permitindo a compreensão dos temas e fenômenos que o compõem.
Pois estes fenômenos (sociais ou naturais) estão interligados no espaço geográfico.
Tipos de mapas temáticos
De acordo com o que queremos representar existem diferentes tipos de mapas, por exemplo, há alguns que representam o relevo de um lugar enquanto outros representam divisões territoriais, trajetória de viagem etc.
Em qualquer caso, qualquer que seja o mapa, deve sempre ter alguns elementos básicos (simbologia, escala, título) para compreendê-lo. Vamos ver alguns exemplos.
Publicidade
Mapas físicos
Esses mapas representam as características físicas do território, como a linha da costa, hidrografia, lagos, linhas de contorno, relevo, etc.
Caracterizam-se por ter uma simbologia em cores onde vai desde a gama total de verdes até atingir a gama total de tons terrosos.
Mapas políticos
Estes mapas representam divisões territoriais para fins administrativos ou legais, onde os limites são de grande importância e outras características, como relevo, hidrografia, etc., são de importância secundária.
Publicidade
Mapas topográficos
Esses mapas representam com precisão os aspectos visíveis do terreno, como alturas, depressões, presença de vegetação, estradas ou edifícios. Além disso, eles localizam os fenômenos em sua localização real.
Mapa históricos
Esses mapas representam fatos históricos específicos, que podem ajudar a entender melhor a história.
Eles podem variar de viagens de navegadores para a localização de povos antigos (exemplo: Mesopotâmia, Egito, Império Romano, etc.).
Os mapas temáticos ainda inclui mapas feitos com um propósito especial e pode ser subdividido em:
- Mapas turísticos: nos quais devem ser destacadas as vias de comunicação, hotéis, parques e locais de interesse histórico, cultural, de entretenimento e turístico.
- Mapas de comunicações: com especial ênfase nas rotas de comunicação, classificação de estradas, ferrovias, etc.
- Cartas náuticas e aeronáuticas
- Mapas geológicos: representação em um plano topográfico dos acidentes geológicos que emergem na superfície da terra, por exemplo, estruturas tectônicas (dobras, falhas, etc.), depósitos fósseis, aspectos hidrogeológicos, recursos minerais, etc.
- Mapas populacionais: cujo objetivo é mostrar a quantidade de população de um dado local.
Referências
Mapas Temáticos – Holanda Ferjan Ormeling
Geografia Geral e do Brasil – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Mapas Temáticos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/mapas-tematicos. Acesso em: 22 de November de 2024.
01. [UFF]:
A respeito dos mapas temáticos, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
a) Os mapas que representam a superfície física da Terra, como as formas de relevo, a hipsometria, a hidrografia e o clima, são chamados de mapas físicos.
b) A representação de divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente é utilizada nos mapas políticos.
c) Mapas como os das Capitanias Hereditárias no Brasil ou do Tratado de Tordesilhas são econômicos. Esse tipo de mapa é utilizado para representar algum acontecimento em algum período histórico.
d) Nos mapas estilizados, não há a representação fiel das proporções das diferentes áreas do espaço geográfico.
e) A dinâmica, índices e distribuição das populações são representados por um tipo específico de mapa temático: o mapa demográfico.
02. [UECE]:
Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:
a) pedológico, geomorfológico e geológico.
b) litológico, pedológico e geomorfológico.
c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.
d) geológico, geomorfológico e pedológico.
01. [UFF]:
Resposta: C
Os mapas históricos são utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as áreas colonizadas no Brasil até o século XVII, o Tratado de Tordesilhas ou as Capitanias Hereditárias.
02. [UECE]:
Resposta:D
Os mapas referentes a Rochas são chamados de mapas geológicos devido ao fato de a Geologia ser a área do conhecimento que estuda as rochas e suas dinâmicas.
Os mapas referentes ao Relevo são chamados de mapas geomorfológicos, porque sempre que se refere à superfície física da terra, bem como a sua dinâmica, estamos falando da Geomorfologia.
O estudo dos solos, separados do estudo das rochas e formas de relevo, recebe o nome de Pedologia, uma subárea da Geologia. Por isso, os mapas sobre solo são chamados de mapas pedológicos.