Chamamos de fontes de energia os recursos, que podem ser artificiais ou naturais, que são usados para a produção de energia para a sociedade. Essa produção visa deslocar veículos, produzir eletricidade, gerar calor, entre outros. Tendo tamanha importância, dá para compreender o quanto a temática é importante no que tange a geopolítica global, uma vez que a infraestrutura energética está relacionada ao desenvolvimento do país, suprindo as necessidades da população, além das atividades econômicas. Trata-se, ainda, de uma temática importante mundialmente no que se refere à questão ambiental. Isso porque dependendo da forma como são utilizadas as fontes naturais de energia, pode-se causar prejuízos bastante significativos para o meio ambiente.
Publicidade
Fontes de energia renováveis
Como o nome sugere, quando falamos em fontes de energia renováveis, estamos nos referindo às fontes que se repõem naturalmente. Um grande equívoco, entretanto, é pensar que todas são inesgotáveis. Podemos citar como inesgotáveis a luz solar e o vento, por exemplo, mas a água, por sua vez, pode acabar em decorrência da má utilizaão pela população. Além disso, é importante frisar, ainda, que as fontes de energia, ainda que renováveis, nem sempre são livres de emissão de poluentes ou de impactos ambientais.
Energia eólica
Uma das fontes inesgotáveis é o vento que em determinadas regiões do mundo possui intensidade e frequência suficientes para gerar energia por meio de turbinas e geradores que convertem essa, mecânica, em energia elétrica. Existe, entretanto, um grande impedimento para o uso da energia eólica, que é o alto custo de produção em decorrência dos equipamentos. É vantajosa, entretanto, no que se refere à emissão de poluentes, já que é inexistente, além de não causar grandes impactos ambientais.
Energia Solar
Outra fonte bastante interessante e cujo uso tem se difundido bastante nos últimos anos, é a energia produzida pela luz do sol. A fonte, como também mencionamos anteriormente, é inesgotável e pode ser aproveitada de duas formas,a térmica e a fotovoltaica. Quando falamos em aproveitamento de forma fotovoltaica, estamos nos referindo à utilizaão de células bastante específicas que produzem energia através do efeito fotoelétrico. A segunda forma, térmica, por sua vez, promove o aquecimento da água não apenas para seu uso direto, mas também para a geração de vapor que pode ser usado para ativar geradores de energia.
Energia hidrelétrica
A energia produzida por meio do aproveitamento dos rios para movimentação de turbinas é chamada de energia hidrelétrica, e é bastante difundida e conhecida no Brasil, já que possuímos em nosso território grande disponibilidade de rios que são propensos a essa função. São construídas barragens em leitos de rios para que seja represada a água. Um grande exemplo é a Usina Hidrelétrica Itaipu.
Fontes de energia não renováveis
As fontes de energia que não são renováveis podem vir a se esgotar em algum momento, como o petróleo, por exemplo.
Combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis possuem três principais, mais comumente usados, que são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Estas fontes podem ser usadas para deslocamento de veículos ou produção de energia elétrica. São as mais disputadas pela humanidade e muitos países dependem da exportaão desses para a produção de energia. Produzem, entretanto, grandes índices de poluição em sua queima, sendo, segundo especialistas, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e dos problemas relacionados ao aquecimento global.
Publicidade
Energia atômica
A energia atômica, ou energia nuclear, é produzida por meio do aquecimento da água que ativa os geradores. O calor, em energias nucleares, é gerado a partir da fissão nuclear a partir de materiais radioativos, como é o caso do urânio-235.
Essa forma de energia gera menos poluentes, mas o vazamento do lixo nuclear, ou acidentes que podem vir a acontecer, causam grandes impactos na natureza.
Publicidade
Referências
Fontes de Energia e Meio Ambiente – Vladimir Passos de Freitas, Larissa Milkiewicz
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Fontes de Energia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/fontes-de-energia. Acesso em: 23 de November de 2024.
01. [ENEM] O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.
a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.
b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.
c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.
d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.
e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.
02. [CESPE/UnB] A produção de combustíveis oriundos da biomassa faz parte das políticas de governo de vários países, entre os quais se inclui o Brasil. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
1. O aumento da produção de etanol no Brasil tem reduzido a concentração da posse de terras e incentivado a diversificação agrícola.
2. No setor de transportes, o uso de biocombustíveis tem sido considerado uma solução para a redução de gases de efeito estufa, o que atende aos propósitos do Protocolo de Quioto.
3. Atualmente, a agroindústria açucareira, tal como ocorreu no período colonial, fornece matéria-prima energética e promove a interiorização da população brasileira.
01.[C]
02. [F – V – F]