Fatores que influenciam o clima

Para se caracterizar o clima de um certo espaço geográfico, é necessária a observação do tempo atmosférico durante um longo período, geralmente 30 anos.

Alguns fatores que influenciam o clima podem ser oriundos da naturalidade ou até da interferência humana. O clima é a forma como os diferentes tipos de tempo atmosféricos ocorrem em um lugar e é determinado após rigorosos estudos científicos.

Publicidade

Também é um importante elemento natural que influencia nas formas do relevo, no regime dos rios, no desenvolvimento da vegetação e no cotidiano das pessoas.

fatores que influenciam o clima
Imagem: Reprodução

Fatores que influenciam o clima

Temperatura

Corresponde ao estado térmico do ar atmosférico em determinado momento e é medida por meio de termômetros. Entre os fatores responsáveis pela variação de temperatura, destacamos a latitude, a altitude, a maritimidade e a continentalidade.

Temperatura X latitude

Nas áreas próximas à linha do Equador e nas regiões tropicais, a quantidade de luz recebida do Sol é maior. Por isso, as temperaturas são mais altas nessas áreas e mais baixas próximo aos polos, onde o calor recebido é menor.

Em função das diferenças de intensidade de luz e calor que recebe do Sol, a Terra pode ser dividida em três zonas climáticas ou térmicas: polar, temperada e tropical.

Temperatura X altitude

Quando mais é a altitude, mais rarefeito o ar se torna, ocorrendo menor retenção de calor e, portanto, menores temperaturas.

A temperatura diminui, em média 0,5ºC a cada trecho de 100 metros de altitude.

Publicidade

Temperatura X maritimidade e continentalidade

Em áreas mais próximas do mar (maritimidade), a variação de temperatura é menor de que em áreas continentais (continentalidade).

Isso ocorre porque as massas de água se aquecem mais lentamente do que as massas continentais e também se resfriam mais lentamente.

Portanto, as temperaturas sobre os oceanos ou próximas a eles apresentam menores amplitudes térmicas.

Publicidade

Precipitação

É a quantidade de chuva em determinado espaço da superfície terrestre. A precipitação varia, principalmente em função da latitude, da maritimidade e da continentalidade.

Precipitação X latitude

De forma geral, as áreas próximas à linha do Equador apresentam precipitação maior do que outras áreas, como os pólos e regiões temperadas.

Isso ocorre em razão da maior evaporação proporcionada pela maior incidência dos raios solares na região equatorial.

Precipitação X maritimidade e continentalidade

As regiões próximas a oceanos e mares apresentam maior quantidade de chuva do que as regiões localizadas no interior dos continentes em razão da maior quantidade de evaporação das águas oceânicas.

Pressão atmosférica

É a força exercida em todas as direções sob efeito do peso do ar. Como resultado dos movimentos complexos e constantes do ar, das variações de temperatura e de seu teor de vapor-d’água, o peso do ar, num determinado ponto, varia constantemente.

Essa variações da pressão constituem, por si, um importante aspecto da mudança das condições meteorológicas. A altitude e a latitude são os principais fatores que contribuem para as variações na pressão atmosférica.

Pressão atmosférica X altitude

Nas áreas de maior altitude, a pressão atmosférica é menor porque há uma diminuição da coluna de ar; já nas áreas de menor altitude, a pressão é maior, porque a coluna de ar é maior. Assim, a pressão diminui com o aumento da altitude.

Pressão atmosférica X latitude

Como já vimos, as regiões situadas próximas aos pólos têm temperatura menor por causa da menor incidência dos raios solares, e, portanto, têm pressão atmosférica maior, pois as moléculas de ar estão mais comprimidas.

Nessas áreas, originam-se massas de ar frias. As áreas próximas à Linha do Equador e às regiões tropicais apresentam temperaturas mais com altas, com pressão atmosférica menor. Nessas áreas originam-se massa de ar quente sob fatores que influenciam o clima.

Referências

Geografia Geral – Equipe Rideel
Geografia Geral e do Brasil – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Fatores que influenciam o clima. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/fatores-que-influenciam-o-clima. Acesso em: 18 de January de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [UFMS]: Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.

b) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.

d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

02. [UNIOESTE]: Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir:

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

Sobre as considerações acima, podemos dizer que:

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas I e IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

01. [UFMS]:
Resposta:D
a) Incorreta – temperatura do ar não é um fator, mas um elemento climático; grau geotérmico não é um componente que interfere no clima.

b) Incorreta – temperatura e hidrografia não interferem no clima, sendo a primeira parte do próprio clima.

c) Incorreta – novamente, hidrografia não é um fator climático.

d) Correta – altitude, massas de ar, maritimidade e latitude são fatores que interferem e modificam a dinâmica climática dos diferentes lugares do planeta.

e) Incorreta – temperatura e grau geotérmico não são fatores climáticos.

02. [UNIOESTE]:
Resposta:D
Correto – As regiões com altas latitudes (próximas à Linha do Equador) costumam ser mais quentes, e as regiões polares, com menor latitude, costumam ser mais frias.

II. Correto – Em regiões mais altas, a quantidade de ar é menor e a pressão diminui. Em regiões mais quentes, o ar aquece-se e dispersa-se, diminuindo da mesma forma a pressão atmosférica.

III. Incorreto – O planeta não é aquecido uniformemente, e sim de maneira desigual, pois os raios incidem de maneira mais forte nas regiões equatoriais e de maneira mais fraca em regiões polares.

IV. Correto – As precipitações estão diretamente relacionadas com a saturação do ar em termos de quantidade de água nele existente (umidade) e manifestam-se em forma de chuva, granizo ou neve.

V. Correto – Quanto mais distante dos oceanos (continentalidade), maiores sãos as variações de temperatura, ou seja, a amplitude térmica.

Compartilhe

TOPO