Eras Geológicas

As Eras Geológicas são usadas para segmentar os períodos de desenvolvimento e mudanças do planeta Terra, facilitando o estudo para os Geólogos.

Os geólogos, para facilitar o estudo do desenvolvimento do planeta, dividiram as fases da história da Terra em Eras Geológicas. Com cerca de 4,6 bilhões de anos, a história do nosso planeta foi dividida em escalas de tempo, permitindo que, dessa forma, possamos entender melhor a evolução e o desenvolvimento da Terra.

Publicidade

Eras Geológicas

As eras geológicas, da mais antiga para a mais recente, são a Pré-cambriana, a Paleozoica, a Mesozoica, a Cenozoica e a Arqueozoica., Estas, por sua vez, apresentam seus períodos distintos, que serão explanados a seguir.

Era Arquiozoica

Das eras geológicas, a mais antiga, tem como principal característica a formação da crosta terrestre, época em que surgiram as rochas magmáticas, bem assim os escudos cristalinos em, que encontramos as mais antigas formações de relevo. O início desta era se deu por volta de 4 bilhões de anos atrás.

Era Proterozoica

A Era Proterozoica, por sua vez, teve inicio há aproximadamente 2,5 bilhões de anos, chegando ao fim há 550 milhões de anos. Neste período, a atividade vulcânica foi bastante intensa, promovendo o deslocamento do magma do interior do planeta para a superfície. Com isso, se originaram os depósitos de minerais metálicos. Outras características importantes da fase foi o grande acúmulo de oxigênio na atmosfera, bem como o surgimento das primeiras formas de vida unicelulares mais avançadas.

Era Paleozoica

A Era Paleozoica seguiu a Proterozoica, tendo início há 550 milhões de anos atrás, chegando aos 250 milhões de anos atrás. Durante este período houve uma grande e intensa transformação na superfície terrestre, contando com o surgimento de conjuntos montanhosos, como é o caso dos Alpes Escandinavos, por exemplo, localizados na Europa. Além disso, outro fator importante e marcante do período foi a ocorrência das rochas sedimentares e metamórficas, bem assim a formação de grandes florestas, glaciações, dos primeiros répteis e dos primeiros insetos.

Era Mesozoica

A seguir, passamos pela Era Mesozoica, que teve início há aproximadamente 250 milhões de anos. Durante esta Era, houve atividade intensa de vulcanismo com o derrame de lava pelo planeta. Houve um intenso processo de sedimentação dos fundos marinhos, originando grande parte das jazidas de petróleo conhecidas nos dias atuais. Houve, ainda, neste período, a divisão do grande continente Pangeia, bem assim o surgimento de répteis como os dinossauros, dos mamíferos e das flores e plantas.

eras geológicas
Imagem: Reprodução

Era Cenozoica

Por fim, temos a Era Cenozoica, a mais recente, que ficou dividida em dois períodos: o terciário e o quaternário. O Terciário foi o período que teve início há aproximadamente 60 milhões de anos, em que houve grande movimento da crosta terrestre, dando origem aos desdobramentos modernos, gerando as mais altas cadeias montanhosas do planeta, como os Alpes, na Europa, e os Andes, na América do Sul, por exemplo.

Publicidade

Foi ainda durante este período que surgiram as aves, diversas espécies de mamíferos, incluindo os primatas. A Quaternária, por sua vez, teve início há cerca de 1 milhão de anos, e perdura até os dias atuais. Dentre as principais ocorrências do período até hoje, podemos citar as grandes eras glaciais, a formação atual dos continentes e dos oceanos, bem assim o surgimento dos seres humanos.

eras geológicas aparecimento dos homens
Imagem: Reprodução

Publicidade

Referências

Geografia – Espaço e Vivência – Andressa Alvez, Levon Boligian, Rogério Martinez, Wanessa Garcia

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Eras Geológicas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/eras-geologicas. Acesso em: 24 de April de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [COLÉGIO POSITIVO] Observe e responda:

Por que a imagem acima é incoerente?

a) Em tempos pré-históricos, os homens não caçavam répteis.

b) Os dinossauros não eram presas fáceis para os humanos e dificilmente eram capturados.

c) Os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, quando os dinossauros já haviam sido extintos.

d) Quando os dinossauros surgiram, no terciário, os seres humanos não viviam mais da caça, e sim da agricultura.

e) Os dinossauros viveram na era Paleozoica e os seres humanos na era primária em diante, que são períodos geológicos distintos.

02. [ENEM] Leia o texto abaixo e assinale o que for correto.

Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.30.)

O texto refere-se à hipótese, mais tarde comprovada, da deriva continental, que consiste:

a) na transformação dos continentes a partir da ação erosiva das águas dos mares e dos oceanos.

b) na teoria de que um dia os continentes formaram um único conjunto de terras emersas, denominado “Pangeia”.

c) na teoria de que a Terra é um sistema estático e que a posição atual dos continentes evidencia esse fato.

d) no postulado de que as placas tectônicas encontram-se em constante movimento, que será responsável por unir todos os continentes daqui a alguns milhões de anos.

e) na junção de ilhas oceânicas que, após milhões de anos, deu origem aos continentes.

01. [C]

02. [B]

 

Compartilhe

TOPO