Empresas multinacionais

Empresas multinacionais são aquelas que possuem país-sede e filiais ao redor do mundo.

As empresas multinacionais crescem cada vez mais. Cada vez os países do mundo inteiro se empenham em atrair investimentos estrangeiros, uma vez que geram riqueza e crescimento econômico (criação de empregos, aumento da arrecadação de impostos, entre outros).

Publicidade

Em contrapartida, para os investidores estrangeiros os lucros podem ser resultantes de custos menores de produção, transportes ou fretes, proximidade dos mercados consumidores e facilidades para driblar barreiras protecionistas.

Os principais agentes dessa globalização da produção são as grandes corporações multinacionais.

empresas multinacionais
Imagem: Reprodução

Características das empresas multinacionais

A principal característica de uma empresa multinacional está em ser sediada em um país e possuir filiais mundo afora.

Com o objetivo de obter máxima lucratividade, as empresas se instalam em países em desenvolvimento.

Pois, países em desenvolvimento costuma oferecer isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e principalmente mão de obra barata.

Visando reduzir custos na produção, pode ocorrer também divisão internacional do trabalho, isto é, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes.

Publicidade

As empresas multinacionais costumam manter vínculos com o Estado onde se localizam suas sedes, mesmo que grande parte das operações produtivas ocorra fora dele.

Da mesma forma que as decisões estratégicas de uma empresa multinacional, bem como pesquisa e o controle acionário são realizados no país-sede.

A Nestlé, por exemplo, embora seja altamente multinacional, limita o direito de voto de acionistas estrangeiros a somente 3% do total.

Publicidade

Também é para o país de origem que é remetida a maior parte dos lucros obtida mas filiais do exterior. Além disso os governos dos países nos quais as corporações estão sediadas costumam apoiá-las tornado-as mais competitivas para o mercado.

No Brasil, a entrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Durante este governo instalaram fábricas no Brasil empresas como Ford, Volkswagen, Willys, GM, entre outras.

Atualmente, segundo relatório da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), a maioria das empresas multinacionais estão sediadas em países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, por exemplo.

No entanto, já existem algumas multinacionais importantes sediadas em países emergentes, como a Coréia do Sul e a China.

Exemplos de empresas multinacionais: Apple, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Dell, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, IBM, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.

Referências

Geografia Geral e do Brasil – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Empresas multinacionais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/empresas-multinacionais. Acesso em: 04 de December de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UESC]: Nas últimas décadas, muitos países que tinham uma economia voltada basicamente para o setor primário têm recebido em seus territórios filiais ou subsidiárias de multinacionais, fato que vem modificando profundamente seus perfis econômicos e suas funções dentro da atual divisão internacional do trabalho (DIT).

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a DIT e suas implicações, é correto afirmar:

a) A implantação das multinacionais, nos países periféricos, gerou grandes lucros, porque o lucro era reinvestido no seu território, diversificando o processo produtivo.

b) A nova DIT não alterou as desigualdades no processo produtivo, mas possibilitou o dinamismo da economia de todos os países do Terceiro Mundo, devido à interferência estatal.

c) Os países de industrialização clássica, como o Brasil, o México e a Argentina, saíram mais fortalecidos que os demais países periféricos, porque os investimentos externos produtivos priorizam esses mercados.

d) Essa nova Distribuição Internacional do Trabalho caracteriza-se pela mudança do perfil econômico das nações periféricas e pela diminuição da dependência econômica dessas nações.

e) Os países centrais, na nova Distribuição Internacional do Trabalho, fornecem produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico e os países periféricos, produtos de primeira e segunda geração industrial.

 

 

02. [UFPI]: No que diz respeito ao processo de globalização hoje dominante no espaço mundial, analise as seguintes afirmações.

I. A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial.

II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para a retração do capitalismo globalizado.

III. As cidades globais ou metrópoles mundiais são os centros de decisões do capital, as sedes das principais empresas financeiras, pólos de pesquisa tecnológica e de comando da economia mundial.

De acordo com as afirmações acima, é correto afirmar que:

a) I e II são verdadeiras.

b) I e III são verdadeiras.

c) I, II e III são verdadeiras.

d) apenas I é verdadeira.

e) apenas II é verdadeira.

01. [UESC]

Resposta: E

Na atual Divisão Internacional do Trabalho, há uma maior dispersão das multinacionais pelo mundo, inclusive em países periféricos. Mas isso não garantiu o desenvolvimento desses países e, tampouco, o fortalecimento de suas economias, haja vista que se trata de nações com industrialização tardia. Houve, nos últimos anos, uma reconfiguração da DIT, quando os países subdesenvolvidos passaram a exportar também produtos industrializados, mas geralmente de primeira ou segunda geração industrial, enquanto as tecnologias mais avançadas permanecem em poder dos países centrais.

 

02. [UFPI]

Resposta: B

I. Verdadeiro – As multinacionais, ao instalarem filiais em diferentes países, promovem a descentralização das atividades produtivas, pois realizam atividades produtivas e investimentos financeiros em diferentes partes do globo.

II. Falso – O desenvolvimento científico-tecnológico é o principal responsável pela expansão do capitalismo, proporcionando condições para uma rede comercial e de informações em escala global.

III. Verdadeiro – As cidades globais são as responsáveis pela concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas multinacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

 

Compartilhe

TOPO