A divisão política brasileira foi definida pela Constituição de 1988. Nela, os 26 Estados, o Distrito Federal e suas 27 capitais estão agrupados em cinco regiões geográficas. Veja abaixo uma lista completa com todos os estados e as capitais do Brasil:
Publicidade
Mapa
Uma capital é a cidade onde reside o governo central e toda a sede administrativa do Estado. As capitais podem existir em diferentes níveis ou hierarquias, sendo nacionais ou estaduais. De forma geral, uma capital é a cidade que tem mais destaque em um campo social, cultural ou econômico.
Relacionadas
“Havia forte tendência à concentração urbana em escala regional, o que deu origem a importantes polos de crescimento urbano e econômico, com influência em grandes extensões do território. É o caso de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, capitais de estados que, posteriormente, constituíram regiões metropolitanas que abrigavam aproximadamente 18% da população do país em 1950, cerca de 25% em 1970 e mais de 30% em 2010.” (Sene & Moreira, 2013, p. 204)
Lista de Estados e Capitais por região
Região Norte
Acre – Capital: Rio Branco.
Amapá – Capital: Macapá.
Amazonas – Capital: Manaus.
Pará – Capital: Belém.
Rondônia – Capital: Porto Velho.
Roraima – Capital: Boa Vista.
Tocantins – Capital: Palmas.
Região Nordeste
Alagoas – Capital: Maceió.
Bahia – Capital: Salvador.
Ceará – Capital: Fortaleza.
Maranhão – Capital: São Luís.
Paraíba – Capital: João Pessoa.
Pernambuco – Capital: Recife.
Piauí – Capital: Teresina.
Rio Grande do Norte – Capital: Natal.
Sergipe – Capital: Aracaju.
Publicidade
Região Centro-Oeste
Goiás – Capital: Goiânia.
Mato Grosso – Capital: Cuiabá.
Mato Grosso do Sul – Capital: Campo Grande.
Distrito Federal – Capital: Brasília.
Região Sudeste
Espírito Santo – Capital: Vitória.
Minas Gerais – Capital: Belo Horizonte.
São Paulo – Capital: São Paulo.
Rio de Janeiro – Capital: Rio de Janeiro.
Região Sul
Paraná – Capital: Curitiba.
Rio Grande do Sul – Capital: Porto Alegre.
Santa Catarina – Capital: Florianópolis.
Publicidade
Capital federal
Brasília, além de ser a capital federal, é também a sede do Governo do Distrito Federal. Está localizada no Centro-Oeste do Brasil, na região conhecida como Planalto Central.
Grandes metrópoles nacionais
A maior metrópole nacional é a cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome. É seguida por Rio de Janeiro e Brasília. Essas três cidades apresentam poder de polarização em escala nacional, sendo São Paulo a de maior influência. Demais metrópoles nacionais, que apresentam poder de polarização em escala regional, são: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Referências
Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização – Volume 3 (2013) – João Carlos Moreira e José Eustáquio de Sene
Por Carlos Ferreira
Formado em Ciências Econômicas e Jornalismo. Possui ampla experiência editorial e redacional em conteúdos jornalísticos com foco em mídias digitais.
Ferreira, Carlos. Capitais Brasileiras. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/capitais-brasileiras. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. (VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
a) centros regionais
b) cidades-dormitórios
c) metrópoles nacionais
d) capitais regionais
e) metrópoles regionais
2. (UENP/2014) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta.
a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que dividiu o país em Amazônia, Nordeste e Centro Sul.
b) A Amazônia corresponde à região Norte, incluindo os estados de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
c) A região Centro Sul corresponde às regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal e do vale do rio São Francisco.
d) A região Nordeste do país compreende 09 estados brasileiros, excetuando-se apenas o estado do Maranhão e incluindo o norte de Minas Gerais.
e) A figura representa as três grandes regiões geoeconômicas, ou complexos regionais, que obedecem a critérios ligados aos aspectos naturais e ao processo de formação sócio-espacial do território brasileiro. Trata- se de uma proposta não oficial difundida entre os pesquisadores e na mídia em geral.
- [c]
-
[e]