1. Introdução
O aquecimento global caracteriza-se pelo aumento da temperatura média da superfície terrestre decorrente de diversos fatores que atuam sobre o clima, como a ação do sol, a composição atmosférica, a atividade tectônica, ou a ação antrópica (atuação humana). O aumento da temperatura do planeta pode ocasionar outras desordens globais como o derretimento das calotas polares, elevação do nível do mar, inundações e submersão de ilhas.
Publicidade
“O aquecimento global é um exemplo específico do fenômeno mais amplo denominado ‘mudança de clima.’ O uso comum dessa expressão refere-se à elevação da temperatura média da superfície da Terra de pouco menos de 1ºC nos últimos cem anos.” (VEIGA, 2008, p. 17)
2. Divergências
“Apesar de haver controvérsias, já que muitos cientistas acreditam que o aquecimento global é um fenômeno cíclico, há indícios de que as ações antrópicas sejam as principais promotoras desse aumento da temperatura global, principalmente através da emissão de poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis de maneira exacerbada. Essas evidências baseiam-se em informações coletadas por grande parte dos cientistas que estudam as mudanças climáticas no mundo, porém, não de maneira unânime.” (SILVA, 2014, p. 95)
Relacionadas
O IPCC foi criado para informar de maneira clara, objetiva e transparente os riscos inerentes à mudança climática e o impacto da acão humana sobre o clima. Ele é composto por cientistas do mundo inteiro, dos países membros das Nações Unidas, e emitem relatórios que são revisados por outros cinetistas e especialistas no assunto, a fim de dar suporte aos governos e à sociedade na adoção de medidas políticas direcionadas à mudança climática.
3. Fatores que atuam no aquecimento global
A Terra recebe energia do sol constantemente e parte dessa radiação é refletida na forma de infravermelho. Existe um equilíbrio de ganho e perda de energia, mantendo uma temperatura média de 14ºC, porém, variações na insolação podem elevar o aquecimento global devido à irradiação. Geralmente concentrada na faixa ultravioleta, a irradiação promove aumento da formação de O3, gás ozônio. Alguns gases e partículas absorvem irradiação da atmosfera que é emitida de volta para a superfície terrestre em forma de calor (Figura 1).
“O efeito estufa natural, é resultado da presença de gases na atmosfera que são capazes de absorver a radiação emitida pela superfície terrestre. Sem a presença desses gases, nosso planeta seria gelado e absolutamente impróprio para quaisquer formas de vida.” (VEIGA, 2008, p. 24)
Os principais gases do efeito estufa são o gás carbônico, os clorofluorcarbonos, o metano e os óxidos de nitrogênio, produzidos também pelas atividades industriais e veículos automotivos. Por isso, a emissão exarcerbada desses gases pode contribuir para o aquecimento global, já que atuam diretamente sobre o efeito estufa. Porém, há outros fatores, como a influência de nuvens sobre a temperatura, que podem não estar sendo levados em consideração.
Publicidade
Partículas em suspensão como a poeira, sal marinho, ou partículas emitidas por erupções vulcânicas, denominadas de aerossóis naturais, juntamente com os aerossóis produzidos pela ação antrópica, atuam sobre o coeficiente de reflexão da luz solar da Terra, sendo responsáveis por contribuir para o resfriamento do planeta ao refletir a radiação solar. Neste caso, o agravamento do efeito estufa atuaria de forma reversa sobre esse coeficiente, reduzindo o resfriamento global através da retenção de radiação infravermelha.
4. Perspectivas
Apesar de não haver antecedentes que destaquem a importância maior da ação dos efeitos naturais em relação aos antropogênicos no aumento do aquecimento global e, considerando a necessidade de contínuas e profundas pesquisas sobre o tema, o homem deve tentar encontrar fontes de energia alternativas em substituição ao uso de combustíveis fósseis para reduzir a emissão de gases estufa. Além disso, é importante reduzir o número de queimadas e incêndios florestais, aumentar a cobertura vegetal e de áreas verdes do planeta na intenção de estabilizar a concentração dos gases estufa, pois, ainda que persista a discussão sobre a controversa responsabilidade humana sobre todo esse processo, a Terra e seus recursos naturais devem ser preservados.
Publicidade
Referências
SILVA, Robson Willians da Costa; PAULA, Beatriz Lima de.Causa do Aquecimento Global: antropogênica versus natural. Terrae Didatica 5(1):42-49, 2009.
SILVA, Tadeu Carlos da. Sistema de Ensino Poliedro: Biologia, Ensino Médio – Livro 1.Ed. Poliedro, São Paulo, 2014, p. 94-95.
VEIGA, José Eli da e cols. Aquecimento Global: frias contendas científicas.Ed, SENAC, São Paulo, 2008.
Por Larissa Aras
Graduada em Ciências Biomédicas (EBMSP) e Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos (SENAC)
Aras, Larissa. Aquecimento global. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/aquecimento-global. Acesso em: 25 de November de 2024.
1. [ENEM/2007] Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
A situação descrita acima:
a) Enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
b) Alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.
c) Ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
d) Mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
e) Evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.
2. [ENEM/2009] A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a) Reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
b) Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e) Remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
3. [ENEM/2007] Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.
1.[B]
Consequência secundária ao derretimento glacial decorrente do aumento da temperatura global, a dinâmica natural do ecossistema local é comprometida.
2.[C]
A cobertura vegetal é importante para o equilíbrio da temperatura na Terra, pois, através da fotossíntese, as plantas absorvem CO2 do ambiente. O desmatamento reduz a quantidade de plantas e mais CO2 permanece na atmosfera contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global.
3.[E]
Das alternativas propostas, a energia eólica é a única que não libera gases/poluentes para o meio ambiente.