APEC

Conheça tudo sobre o bloco econômico que deverá ser o maior do mundo até 2020.

1. O que é um bloco econômico?

Os blocos econômicos são formados pela união de países que possuem objetivos comuns relacionados ao crescimento econômico. A integração entre os países pode torná-los mais fortes e competitivos, gerando desenvolvimento financeiro. Atualmente existem diversos blocos econômicos no mundo, mas o primeiro deles foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), na Europa, em 1956. Depois deste, vários outros surgiram, e continuam surgindo. O mapa abaixo mostra alguns dos principais blocos atuais:

Publicidade

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

Os blocos econômicos são constituídos por diferentes formas, como: áreas de livre comércio (objetos produzidos em um país podem entrar nos demais membros do acordo sem a cobrança dos impostos normais, e sem grandes burocracias); união aduaneira (são condutas específicas de comércio e consumo entre os países membros do bloco, bem como as regras em relação aos demais países não-membros); mercado comum (é um momento de maior integração entre os países, no qual são incluídos os fluxos de bens, pessoas e de capital); união econômica e monetária (quando o mercado se torna unitário, inclusive com uma moeda comum).

2. Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC)

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, cumprimenta Xi Jinping, presidente da China em Pequim, 2014. Foto: Getty Images.
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, cumprimenta Xi Jinping, presidente da China em Pequim, 2014. Foto: Getty Images.

A APEC é caracterizada enquanto Zona de Livre Comércio (ZLC), e envolve os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Rússia, México, Peru, Chile, Japão, China, Hong Kong, Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Brunei, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Malásia e também a Tailândia. É um bloco formado por países bastante diversos tanto em termos econômicos, quanto nas questões sociais.

A APEC foi criada no ano de 1989, e tem como finalidade a instituição uma nova zona de livre comércio e livre circulação de mercadorias, mas também de capitais e de serviços entre os países que a compõem.

“A Apec congrega as mais expressivas economias do mundo.” (SILVA, 2013, p. 59)

Os principais objetivos da APEC são nas questões econômicas, aproximando os países do Pacífico com a economia norte-americana. Diferentemente de alguns blocos, cuja finalidade é estritamente a circulação de mercadorias, na APEC há o intuito de auxiliar no crescimento econômico, gerando oportunidades de empregos, e fortalecendo o comércio internacional. Embora tenha anos de formação, a APEC não está em pleno funcionamento ainda, estando este previsto apenas no ano de 2020. A expressividade do bloco diz respeito aos países membros, os quais, juntos, somam quase metade do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. Os investimentos em tecnologias são promissores para ascensão dos países que integram o bloco.

A APEC atua com relativo caráter de flexibilidade, sendo constituído como um organismo governamental. Dentre os blocos econômicos hoje, a APEC é um dos mais representativos e com maior potencial de expansão. No ano de 2011 foi assinado um acordo entre os países membros do bloco, com a finalidade da redução das taxas alfandegárias sobre os produtos considerados “ambientalmente corretos”, esse acordo ficou conhecido como “Tratado de Honolulu”. A importância do bloco se deve, principalmente, aos países que o compõe, muitos deles considerados como grandes potências mundiais, como no caso da China, Japão, Estados Unidos e Austrália. Juntos, representam uma força econômica de grandes proporções, especialmente em relação às quantidades de exportações.

Publicidade

Os representantes dos países integrantes da APEC se reúnem anualmente para discutir as ações e o futuro do bloco. No ano de 2013, por exemplo, os líderes estiveram reunidos na Indonésia. Naquele contexto, o tema central do encontro foi “Ásia-Pacífico Resistente – Motor de Crescimento Global”. Assim, as questões ambientais também são representativas ao bloco, bem como àquelas ligadas às tecnologias. Dentre os países, o que mais tem se destacado é a China, a qual tem mostrado importante desenvolvimento nas últimas décadas. Veja uma imagem do encontro de 2013:

Foto: Reprodução
Encontro dos países da APEC na Indonésia, em 2013. Foto: Reprodução

A expressividade da APEC mostra como o mundo está organizado atualmente, por meio da superação do poder bipolar entre Estados Unidos e União Soviética. Diversos países tiveram ascensão econômica e social nas últimas décadas, provando que a união realmente faz a força.

“Em função do mercado, os países passaram a se agrupar em associações econômicas e políticas, criando outras formas de organização do espaço geográfico.” (LUCCI, 2012, p. 43)

Publicidade

Se as metas se concretizarem, até 2020 a APEC será o maior bloco econômico mundial, gerando desenvolvimento em diversas nações.

Referências

APEC. Asia-Pacific Economic Cooperation. Disponível em: apec.org.
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 9º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. APEC. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/apec. Acesso em: 26 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UFC/2002] Em resposta à tendência mundial de formação de blocos de países, constituíram-se o NAFTA, o MERCOSUL, a União Européia, a CEF e a APEC. Marque a alternativa em que há correta correspondência entre o bloco e os países que o constituem.

a) NAFTA – Canadá, Estados Unidos e México
b) MERCOSUL – Argentina, Brasil, Equador e Paraguai
c) União Européia – Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia
d) CEF – Armênia, Bielo-Rússia, Moldávia, Rússia, Turcomenistão, Ucrânia e Japão
e) APEC – Brasil, Canadá, China, Filipinas, Japão e Vietnã

1. [A]

Dentre as alternativas, a resposta correta é a em relação ao NAFTA, do qual são países membros os Estados Unidos e o Canadá. A APEC está errada, pois o Brasil não é país membro do bloco econômico em questão.

Compartilhe

TOPO